sexta-feira

Conheça todos os benefícios da semente de chia



Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

A chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:


· Causa sintoma de saciedade: suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.

· Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

· Desintoxica: a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.

Outros benefícios;

Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Quer mais benefícios? A chia é rica em antioxidantes e minerais como magnésio, ferro, cálcio e fósforo. Ela protege o coração contra doenças, tem ação direta no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicérides. Também pode ajudar na prevenção do câncer de mama e do diabetes.

Contraindicações

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.

Como consumir?

Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Você pode encontrar essa poderosa semente em lojas de produtos naturais na forma de grãos, farinha e óleo. Cerca de 100 g contêm 371 calorias, por isso, é bom não abusar da quantidade. A porção diária ideal é de um colher de sopa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...