quarta-feira

Aprenda a Preparar a Água de Berinjela


Água de berinjela. Alguém já ouviu falar?  Mas, será que faz bem à saúde? A boa notícia é que, além de ajudar a emagrecer, colabora para a diminuição do nível do colesterol ruim no sangue.

A berinjela é rica em fibras, tanto insolúveis como solúveis. As insolúveis são as que oferecem a sensação de saciedade por mais tempo e as solúveis viram uma espécie de gel, capaz de absorver gordura no organismo.

Eis o grande segredo: quando imersa na água, a berinjela libera uma substância chamada saponina, que é responsável por quebrar as moléculas de gorduras do organismo e que também impede a absorção. A berinjela contém substâncias antioxidantes e pode ajudar no combate à celulite!


Agora, anote a receita da água de berinjela:

Corte uma berinjela em rodelas para meio litro de água. Deixe de molho durante toda a noite, cerca de 8 horas. Assim que acordar, tome um copo da água em jejum e o restante tome ao longo do dia. Não é necessário coar.

É recomendado trocar as berinjelas diariamente, sendo que elas podem ser aproveitadas para uma sopa, por exemplo.

Faça o procedimento por duas semanas, com um intervalo de 1 semana.

Dica: você pode usar a água no preparo de algum suco de sua preferência. Quer uma sugestão? Anote aí:

- Bata no liquidificador 1 copo da água de berinjela, duas das rodelas que ficaram de molho e o suco de duas laranjas. Beba na hora, sem coar.

É recomendado tomar pelo menos 1 vez ao dia. Quem preferir pode substituir a laranja pelo limão.

Xô, gordurinhas!

Conheça os benefícios da berinjela


Você sabe quais são as propriedades da berinjela? Hoje o Universo Jatobá traz todas elas, além de dicas de conservação e de preparo que vão te ajudar a evitar o desperdício. A berinjela é originária da China e da Índia e pertence à mesma família do pimentão, do jiló, do tomate e da batata.

Por ter grande quantidade de água, ela é boa para manter o corpo bem hidratado. Quem quer emagrecer, inclua a berinjela no cardápio. Além de rica em fibras, ela tem poucas calorias e contém cálcio, ferro e fósforo e as vitaminas A e B5.

Os frutos podem ter casca de cor vinho-escura, quase preta, branca ou rajada. Confira algumas dicas de acordo com pesquisas da Embrapa:

- Escolha com cuidado e sem apertar, pois eles amassam com facilidade.

- Opte pelos frutos com casca e cálice verde brilhante, cor uniforme e lisa, sem manchas ou amassados.

- Conserve-a com o cabinho até a hora de consumir.

- Ela dura apenas dois dias em temperatura ambiente, a partir de quando começam a murchar. Então, guarde na gaveta maior da geladeira, pois ela chega a durar duas semanas dentro do saquinho.

- Antes de consumir, lave-a em água corrente, retire os cabos e corte-os com ou sem casca.

- Depois de descascadas e picadas as berinjelas escurecem rápido. Então, elas devem ser preparadas imediatamente ou deixadas em vasilha com água.

- Salpique sal antes de cozinhá-las no vapor.

Como congelar?

Tem quem prefira congelar. O bom é que como a berinjela dura até 8 meses assim, dá para aproveitar o período de safra. Clique aqui e saiba mais.

Faça o seguinte: lave-a e corte-a em fatias ou cubos de 1 cm. Coloque-a em água fervente por até 4 minutos, no vapor por 3 minutos ou ainda no forno de micro-ondas por 4 minutos. Escolha como preferir. Em seguida, mergulhe a berinjela na água com cubos de gelo por 8 minutos. Retire a água, escorra e enxugue-a com papel absorvente. Coloque-a numa vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois, retire os cubos formados e coloque-os dentro de sacos plásticos, tirando todo o ar.

Para descongelar, use água fervente com sal. Se for usar para fritura, descongele em temperatura ambiente.

São diversas maneiras de preparo. A berinjela pode ser usada em saladas, recheada, ao forno, à milanesa, entre outras.

Confira uma receita de antepasto de berinjela:

Ingredientes:

* 3 berinjelas grandes
* 1 pimentão verde
* 1 pimentão amarelo
* 1 pimentão vermelho
* 2 cebolas grandes, todos cortados em tiras.
* 250 ml de azeite
* 1 xícara de chá vinagre de vinho tinto
* 1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço
* Orégano e sal a gosto

Arrume em camadas a berinjela, o pimentão e por cima a cebola, em placa de alumínio. Coloque azeite, vinagre, sal e orégano e cubra com papel alumínio.

Leve ao forno, pré-aquecido a 150ºC, por 15 minutos.

Tire do forno, acrescente as azeitonas fatiadas , misture e leve novamente ao forno com o papel alumínio por mais ou menos uma hora e meia ou até que a berinjela seque e fique escura.

Espere esfriar e leve à geladeira de 2 a 3 dias e sirva com pão italiano.

Leia mais:




Conheça todos os benefícios da semente de chia








Conheça os benefícios do arroz preto

Fontes:
- Universo Jatobá: Aprenda a Preparar a Água de Berinjela
- Universo Jatobá: Conheça os benefícios da berinjela

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...