segunda-feira

Pedras preciosas e semipreciosas são incluídas no make mineral


Formulada com ativos de origem mineral, como mica, óxido de zinco e de ferro e dióxido de titânio, e livre de substâncias com potencial alergênico, entre elas parabeno, óleos e fragrância, a maquiagem mineral já é uma tendência forte no exterior. Por aqui a moda também vem ganhando força graças à investida das empresas em lançar linhas com esse apelo acrescidas de ingredientes nobres. O objetivo? Agregar luxo aos produtos, deixar a produção mais sofisticada e agradar mulheres ávidas por novidades.


Já entrou nessa onda a M.A.C, que traz a partir de setembro a coleção Semi Precious, a primeira da grife inspirada no Brasil e elaborada com pedras semipreciosas da região da Mata Atlântica. Escolheram quatro: pirita, turmalina preta, bronzita dourada e lepidolita lilás. Elas foram usadas nos pigmentos, para criar cores diferenciadas, e também influenciaram na aparência dos produtos.


Bonito e saudável

Ouro, pérola, madrepérola e areia de regiões como a Polinésia Francesa também estão em alta e ainda têm a vantagem de beneficiar a pele. O ouro tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a controlar a perda de colágeno e elastina que acontece com o passar dos anos e deixa o rosto envelhecido. Um estudo feito no Japão concluiu que a pérola promove uma leve descamação e retirada das células mortas da pele, o que, com o tempo, deixaria o toque mais macio e a tonalidade sutilmente mais clara.

Já a madrepérola auxilia na cicatrização e favorece a espalhabilidade da maquiagem, proporcionado um acabamento com aspecto aveludado e sem falhas; enquanto o pó de areia ajuda no controle da oleosidade e tem efeito "softfocus". Isso significa que ele suaviza a visão que se tem do rosto, fazendo a pele parecer mais fina, os poros menores e as rugas e marcas de expressão menos acentuadas.

Mas, afinal, o que é maquiagem mineral?

Ainda não há um conceito sobre maquiagem mineral, mas a proposta dele já é clara: ser uma opção menos alergênica e com efeito natural. Para isso, a formulação traz ingredientes que beneficiam a pele e melhoram o sensorial, mas que não necessariamente têm origem mineral, caso dos extratos botânicos e dos polímeros de silicone.

Isso explica porque esse tipo de make agrada principalmente quem tem pele sensível ou sensibilizada por acne, rosácea, peeling, laser e outros tratamentos dermatológicos. Como o cosmético geralmente vêm em pó e fica na superfície cutânea, o risco de causar alergia ou irritação é reduzido.

O efeito na produção também é aprovado. Como a maquiagem mineral absorve o excesso de oleosidade, ela controla o brilho excessivo do rosto ao longo do dia e deixa o toque mais seco e aveludado. Além disso, é levinho, por isso deixa o look mais natural, traz conforto e a sensação de não estar usando nada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...