Lar Doce Lar

Truques para esconder a bagunça da casa


A visita está chegando e os ambientes precisam ser arrumados em alguns minutos? Veja o que fazer seguindo as 30 dicas que montamos para você

A chegada de uma visita inesperada sempre traz à tona a famosa expressão “Não repare a bagunça”. Mas é possível esconder a desordem com medidas simples e rápidas. Fechar cortinas, quando a janela estiver suja, e guardar brinquedos em baús são bons exemplos do que pode ser feito em alguns minutos. Na hora do aperto, não hesite em usar de tais segredos para deixar a casa mais arrumada (ou menos bagunçada, como preferir). Consultamos Luiza Altman, arquiteta da Port Casa, e Ingrid Lisboa, personal organizer, e montamos uma lista com 30 soluções muito práticas. Confira as dicas abaixo e mãos à obra:

* O varal está cheio de roupas? Nada melhor do que escondê-las na máquina de lavar e estender depois.

* Que tal colocar a louça suja da pia dentro da lava-louças? Esconda tudo e se preocupe com a limpeza em outro momento.

* Outra saída para esvaziar a pia é colocar itens como talheres dentro de panelas. O forno também pode servir de abrigo emergencial.

* Cestos e baús funcionam como elemento chave em organizações de minutos. Aposte na ideia mesmo na sala.

* Armários localizados debaixo da pia ajudam a guardar bagunças deixadas após as refeições.

* O baú recebe toda espécie de objetos largados nos ambientes. Deixe um vazio sempre por perto.

* Cestos ajudam a guardar toalhas e roupas sujas deixadas no box do banheiro.

* Use os famosos 'porta-trecos' em momentos de organizações rápidas. São práticos e sempre funcionam.

* Antes da visita chegar, recolha os brinquedos, e o que mais estiver espalhado pelo chão, guardando tudo em cestos grandes.

* Nada de sapatos espalhados! Junte todos os pares e guarde-os na sapateira mais próxima.

* Quando o lavatório estiver uma bagunça, junte todos os produtos e guarde em cestos ou baús.

* Aproveite gavetas e armários para esconder a bagunça do quarto. Gavetões localizados na cama são muito práticos.

* Coloque na estante os livros que estiverem espalhados pelos ambientes. Não se preocupe com a ordem, apenas com o senso estético.

* Pegue todas as roupas que estiverem jogadas no chão do quarto e guarde no guarda-roupa.

* Visitas inesperadas não deixam tempo para arrumar o closet. Por isso, mantenha tudo lá dentro e feche a porta.

* Esconda o pijama largado sobre a cama em locais de fácil acesso. Que tal embaixo do travesseiro?

* Uma saída rápida para organizar o banheiro é dobrar as toalhas mostrando as partes que não estiverem manchadas.

* A cama parecerá mais organizada se colchas ou edredons forem colocados sobre os lençóis.

* A mesa do escritório ficará mais simpática sem a presença de papéis espalhados. Arrume tudo em uma pilha.

* Não deixe revistas jogadas pela casa ao receber visitas. Uma saída prática é empilhar tudo (sem qualquer espécie de ordenamento) e deixar em um cantinho discreto.

* Aromas pouco agradáveis conseguem ser disfarçados com o uso de aromatizantes e até especiarias fervidas (cravo, canela e noz-moscada) .

* A presença de velas traz a ideia de limpeza e organização. Aposte nisso e deixe a casa mais aconchegante para as visitas.

* As janelas estão sujas e você fica sem tempo de limpar quando as visitas chegam? Feche as cortinas e ligue o ar-condicionado.

* Toalhas úmidas estão penduradas nos ganchos do banheiro? Jogue um roupão limpo sobre elas e disfarce o problema.

* O visual do sofá ficará muito mais bonito se as almofadas estiverem com seu lado mais novo a mostra. Vire tudo quando a visita chegar.

* A mancha do estofado pode ser disfarçada com a ajuda de mantas posicionadas de modo a cobrir o problema. Vale usar xales também.

* Afaste dos olhos das visitas calendários, quadros de aviso e agendas bagunçadas. Arquive tudo em uma pasta ou gaveta.

* Retire todos os post-its que estiverem colados no monitor e mantenha sobre a mesa somente o que for de uso diário.

* Caso os tapetes estejam muito sujos, não hesite em trocá-los e usar modelos simples como substitutos.

* Pelos no sofá podem ser retirados com o passar da ponta dos dedos de uma luva de borracha (levemente umedecida) sobre o estofado.


Fontes:
IG: Truques para esconder a bagunça da casa


Como Clarear as Roupas sem Cloro


Clarear roupas sem cloro de uma maneira alternativa aos branqueadores tradicionais é possível, por isso lhe mostraremos quais são as formas mais ecológicas que você pode encontrar para clarear as roupas sem prejudicá-las, e de forma natural.


Há muitas razões que justifiquem erradicar por completo os branqueadores comerciais, como o cloro, que definitivamente, não é nada amigável para o meio ambiente e para a saúde. A cada ano, milhares de acidentes estão relacionados com o uso de limpadores domésticos e produtos para clarear como o cloro. Muitos destes acidentes envolvem crianças e podem ser potencialmente mortais.

Usar químicos para clarear roupas pode causar:

* Problemas respiratórios
* Queimaduras na pele e, inclusive danos ao sistema nervoso.
* Alergias e asma podem ocorrer devido o contato com produtos químicos para clarear, e podem causar reações graves nos que já têm problemas com estas condições.
* Clarear com cloro também tem algumas possíveis reações muito perigosas se você o misturar com outros produtos químicos e materiais.


Como clarear a roupa

Felizmente, existem maneiras alternativas para clarear a roupa sem cloro como o vinagre branco, bicarbonato de sódio, limão, entre outros. Eles clareiam bem desde roupas de cama, meias e outros tecidos. Estas alternativas deixam as roupas brilhantes e luminosas, e provavelmente você já os têm em casa.

Vinagre branco para clarear roupas sem o uso de cloro

O vinagre clareia, refresca e suaviza os tecidos. Adicione de 1/2 a 1 xícara de chá de vinagre branco destilado, juntamente ao seu sabão em pó na lavadora. Não se preocupe com o cheiro do vinagre, pois ele se dissipará depois de seco. O vinagre também pode ser esfregado em manchas específicas e manchas do colarinho e axila.


Suco de limão para clarear as roupas

O suco de limão ilumina e refresca os tecidos. Adicione de 1/4 a 1/2 xícara de chá de limão, juntamente ao seu sabão em pó na lavadora. Para um pré-molho, encha um recipiente com água e um limão em rodelas. Coloque para ferver, apague o fogo e adicione a roupa. Deixe de molho durante uma hora e, em seguida, lave como de costume.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



















Fontes:

Dicas para passar roupa

Quem nunca deparou com aquela pilha de roupas e mais roupas lhe esperando no canto da área? Se você compartilha da preguiça que atinge todo mundo nesse momento, saiba que passar roupa bem faz com que elas durem mais e tenham um aspecto melhor. Além do fato, é claro, de que ir para o trabalho com a roupa amassada não causa boa impressão, né?

Dependendo do tipo de ferro e da disponibilidade de outros acessórios, como uma tábua bem-forrada e água limpa para borrifar, a tarefa passa a ser simples e rápida. Com alguns truques e técnicas, você verá que pode obter bons resultados tanto com tecidos delicados quanto com pregas, vincos e lapelas mais marcados.

Mas, antes de começar a passar roupa, verifique as etiquetas das roupas com os símbolos indicando a temperatura do ferro a ser usada. Se ficar na dúvida, comece com o ferro mais frio e vá aumentando a temperatura aos poucos. Alguns tecidos precisam ser cobertos por um pano e ter o ferro pressionado suavemente para evitar que fiquem brilhosos ou queimem.

Confira algumas dicas básicas para passar roupa sem afetar o seu bem-estar:

• Use uma tábua de passar com regulador de altura para evitar dor nas costas.

• Coloque papel-alumínio sob a capa da tábua, pois ele reflete o calor do ferro.

• Borrife um pouco de água quente em tecidos muitos secos, pois ela se espalha mais rapidamente pelo tecido.

• Tecidos de fios transversais devem ser passados com o ferro deslizando na direção contrária.

• Passe apenas até a borda das bainhas ou das costuras para que elas não se desfaçam.

• Ao passar camisas e blusas, comece com os dois lados da gola – primeiro o interno, passando da extremidade até o meio, para que não se formem pregas na costura. Faça o mesmo com os punhos. Por fim, as mangas e depois a parte da frente e a de trás da camisa.

Quando a pilha finalmente acabar, não guarde as roupas imediatamente no armário. Deixe-as dobradas ou penduradas no cabide do lado de fora para evitar manchas de bolor.

Pronto! Economize com a passadeira de toda semana e prepare-se para os elogios em casa.

Fonte:
BlogSeleções: Dicas para passar roupa


Poupe trabalho e tempo com as manchas

Experimente uma destas opções mais suaves de alvejantes para remover manchas de suas roupas. Você ficará mais chique e sempre na moda.

1 – O suco de limão pode remover manchas resistentes, até mesmo a ferrugem. E lembre-se de que o sol pode alvejar e realçar as roupas brancas.

2 -  O peróxido de hidrogênio se decompõe em oxigênio e água, e é um alvejante mais suave que o cloro. Pode ser usado com moderação na maioria dos tecidos.

3 – Para remover manchas de batom em guardanapos e colarinhos, pincele com óleo de eucalipto até que desapareçam, depois lave.

4 – Remova as manchas amareladas das toalhas de mesa guardadas esfregando- as com uma pasta de bicarbonato de sódio e suco de limão antes de lavar.

5 – Esfregue as manchas de molho de tomate com uma esponja e água fria, seguida por um pouco de glicerina vegetal. Deixe por meia hora, e depois lave a peça.

Fonte:
Vila Saúde: Poupe trabalho e tempo com as manchas


Economize com consertos fáceis de realizar


Não corra ao telefone para chamar um profissional a cada vez que algum equipamento falhar ou não funcionar direito. Com um pouco de know-how, é provável que você mesmo possa consertá-lo.

O chuveiro não funciona como antes

Se o fluxo de água do seu chuveiro está mais lento do que costumava ser, o problema pode ser decorrente do acúmulo de impurezas (barro ou ferrugem) nos orifícios por onde a água escoa. Isso acontece por causa da falta de manutenção nas caixas-d’água ou em decorrência de canalizações antigas. Mas não há necessidade de chamar o bombeiro. Basta desatarraxar a cabeça do chuveiro e limpá-la com uma escovinha de cerdas de náilon finas, água e sabão. Depois do enxágue, observe a cabeça do chuveiro contra a luz e verifique se ainda há orifícios obstruídos. Se ainda houver sujeira em alguns buraquinhos, utilize uma agulha fina de costura para removê-la.

O selador da cozinha ou do banheiro não está funcionando

Aquelas gotas de selador de silicone ao redor do beiral da pia da cozinha estão começando a se deteriorar. A água começa a penetrar o laminado da bancada e o aglomerado logo abaixo começa a inchar e apodrecer. Logo você terá de substituir a bancada inteira e, possivelmente, um ou dois armários. O mesmo pode ocorrer no banheiro. Se o selador em torno da banheira ou do boxe não funcionar, a água poderá passar e estragar o revestimento do chão, as vigas e o teto do andar de baixo. No entanto, uma pequena e barata manutenção pode impedir um estrago potencialmente caro. Quando o selador de silicone começar a gastar, remova-o completamente e limpe e seque bem a área. Em seguida, aplique um novo silicone de boa qualidade que contenha um fungicida para impedir o crescimento de mofo em sua superfície. Esta é uma tarefa que quase qualquer um pode fazer em minutos, mas, se negligenciada, poderá significar um enorme gasto em consertos no futuro.

Você sente um ventinho no banheiro

Pode estar entrando pelo cano que sai do reservatório do vaso sanitário através de uma parede externa até o lado de fora – em especial se o cano em questão ficar de frente para o vento. A solução é adaptar um “joelho” de ângulo reto em direção ao lado externo do cano de escapamento de modo que fique voltado para baixo e não para o vento. Se não funcionar, tente fazer um tubo longo e flexível com um balão de borracha comprido. Corte a ponta do balão com uma tesoura para criar um tubo curto e ajuste o “pescoço” do balão por cima do escoadouro. Dê descarga para se certificar de que a água está escoando com facilidade. Quan­do a água parar, o balão deverá relaxar, impedindo que o vento volte a subir pelo cano.

Um trinco ou tranca que não funciona

Você não consegue mais trancar uma porta porque o trinco não encaixa mais na contratesta. Em vez de chamar um chaveiro, você talvez possa resolver o problema movendo a contratesta ou aumentando o entalhe com uma lima. Passe graxa de sapato na extremidade do trinco, feche a porta e passe o trinco de modo que deixe uma marca na contratesta. Isso indicará quanto ele precisa ser movido ou o entalhe precisa ser aumentado. Uma simples manutenção periódica poderá ajudar a resolver outros problemas com a porta.

• Verifique os parafusos que afixam dobradiças, linguetas ou trincos, pois é frequente irem se soltando com o tempo. Aperte com uma chave de fenda ou parafusadeira sem fio; primeiro coloque a parafusadeira no torque mais baixo e aumente até o parafuso estar apertado.

• Evite chiados e fricção lubrificando dobradiças e trincos com um spray dotado de aplicador estreito e flexível.

Fonte:
BlogSeleções: Economize com consertos fáceis de realizar


Cupim: Veja como Proteger seus Móveis dessa Praga

Eles são pequenos e parecem inofensivos, mas fazem um estrago de bicho grande. Quem já sofreu com a infestação desta praga em casa sabe muito bem que os cupins chegam de mansinho e logo tomam conta de todos os móveis de madeira. Quando isso acontece o controle se torna mais difícil (mas não impossível), por isso, o melhor mesmo é evitá-los e controlá-los antes que a coisa piore!

Mas afinal, o que são cupins?


Os cupins são insetos que se alimentam de celulose, como madeira e papel. Existem inúmeras espécies deles no mundo inteiro, mas em geral são divididos em dois grupos:

Cupins de madeira seca – São os que vivem dentro de madeiras que não recebem umidade de parte alguma: móveis, estantes, quadros. Eles não costumam sair de dentro da madeira, pois se alimentam dela, por isso é mais difícil que a infestação contida em um determinado móvel passe para outro, a menos que estejam muito próximos. Mas é precisa tomar muito cuidado com eles, pois justamente pelo fato de não saírem (não gostam de luz), conseguem facilmente danificar um móvel inteiro por dentro, antes que seja perceptível externamente.

Cupins subterrâneos – Como o próprio nome sugere, os cupins subterrâneos fazem seus ninhos no solo, mas não apenas lá, também atacam paredes e qualquer outro espaço estrutural, inclusive lajes e árvores. Ao contrário dos cupins de madeira seca, os subterrâneos gostam de umidade e não se “aprisionam” num único local, eles saem em busca de alimento. Eles se reproduzem mais rapidamente do que o outro tipo, e também conseguem causar grandes danos a uma estrutura antes que as pessoas percebam.


Nem todas as espécies de cupins causam danos aos seres humanos, algumas delas vivem em lugares desertos, e pelo menos no Brasil, apenas um percentual mínimo das espécies é que viram pragas, causando a destruição nos nossos móveis e casas.

Como evitar os cupins?
1. Instale telas de proteção nas janelas de sua casa para evitar que os insetos entrem. No período de reprodução os cupins voam em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para formarem um ninho. Também é comum que nos dias de chuva, não apenas os cupins, mas muitos outros insetos fiquem agitados e voando. Se encontrarem brechas, logo entrarão.

2. Procure usar madeiras tratadas ou naturalmente resistentes como ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira, entre outras.

3. Use tintas e vernizes na parte externa dos móveis e molduras de quadros para tapar as brechas que possam servir de entrada para os cupins.

4. Inspecione seus móveis, portas e janelas de madeira periodicamente e note se há algum sinal de presença de cupins. Lembre-se que eles podem ser muito sutis. É preciso ter bastante atenção.


5. Evite guardar livros em estantes de madeira, opte pelas de metal, pois os cupins poderão se alojar entre o amontoado de livros sem que você perceba, e danificar ambos: estante e livros.

6. Não acumule caixotes, nem outros objetos de madeira na sua casa, principalmente em lugares úmidos. Livre-se deles. É importante saber que árvores e raízes de árvores cortadas também podem servir de alimento e moradia para os cupins.

7. Contrate uma empresa especializada para dedetizar a sua casa. Em geral, esses procedimentos são eficazes não só no combate, mas principalmente na prevenção dos cupins por um bom período.

O cupim já apareceu por aqui, e agora?
O melhor mesmo é prevenir do que remediar, mas se isso já não é mais possível, vamos à solução…

Em primeiro lugar, a coisa certa a se fazer neste momento é contratar uma empresa especializada nisso. Eles irão proceder da seguinte maneira:

Remover a madeira – Nos caso de cupins de madeira seca (que não saem de dentro do móvel), a parte do móvel infestado deverá ser removida e substituída por um pedaço de madeira tratada.

Tratar a madeira – Quando o caso é menos agressivo, é possível tratar a madeira injetando cupinicida nos furos causados pelos cupins. Também é possível matar os cupins através do calor excessivo (66 graus) por um período de aproximadamente 1:30h, ou pelo frio de aproximadamente 10 graus negativos.

Criar uma barreira química – No caso de cupins subterrâneos, como eles não ficam num único lugar, não é possível matá-los apenas aplicando veneno na área. Por isso, uma das maneiras mais eficientes é tratar o solo onde está a sua casa. Dessa maneira, os cupins não retornaram ao mesmo lugar. É preciso furar o piso e a estrutura (paredes) para realizar esse tratamento. Este processo também serve para prevenir a aparição dessa praga, e é ainda mais prático quando é feito durante a construção do imóvel.


Fonte:
Nada Frágil: Cupim: Veja como Proteger seus Móveis dessa Praga

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...