sábado

Como Dormir Quando Está Muito Calor


Para poder dormir quando está muito calor e para que o descanso seja reparador, é fundamental nos hidratarmos corretamente e evitarmos refeições pesadas.

Os dias do verão nos encantam porque podemos ir à praia, à piscina ou tomarmos sol para conseguir o melhor bronzeado...

O problema começa quando é de noite e queremos dormir. Parece impossível!

Fique tranquilo, pois existem soluções muito interessantes para poder dormir quando se está muito calor. Contaremos neste artigo.


Verão e sono: uma combinação possível?

Uma das perguntas mais frequentes durante os dia quentes é: como faço para dormir? Descansar nas noites com mais de 26 graus parece uma missão impossível.

Quando a temperatura está alta, afeta nosso ritmo biológico e, pior, muda a estrutura normal do sono.

Alguns hábitos que podemos colocar em prática na hora de ir para a cama e que nos ajudam a dormir melhor, são:

Beba muita água para dormir melhor

Certamente você sabe que a máxima indica "beber 2 litros de água por dia" .

No entanto, quando se faz muito calor, você deve aumentar a ingestão de líquidos, uma vez que as altas temperaturas nos fazem transpirar mais e, por isso, nos desidratamos mais rápido, mesmo sem fazer exercícios.

Se você está "hidratado" por dentro e não sente sede, é provável que você durma melhor. Igualmente te recomendamos que deixe um copo ou garrafa com água na mesa de cabeceira à noite se de madrugada quiser beber.

Leia também: 15 Razões para Você Beber Água com Limão Todas as Manhãs

Mantenha a casa refrigerada 

Não é necessário que você torne a casa em um congelador, pelo menos que a temperatura no ambiente seja menor que 26 graus.

Se você não tem ar condicionado, há maneiras criativas de refrigerar a casa como, por exemplo, ligar o ventilador e colocar um recipiente de cubos de gelo na frente.

Também te aconselhamos que durante o dia, não abra as cortinas e as janelas e que somente faça isso de madrugada, ou nas primeiras horas da manhã.

Refeição leve

É verdade que durante o verão comemos menos e o menu é mais leve, uma vez que preferimos saladas e verduras do que sopas, cozidos e molhos.

No entanto, também precisamos ingerir pouca quantidade de alimentos se quisermos conciliar o sono mais facilmente.

* Opte por frutas frescas, iogurtes, sorvetes, sucos e líquidos antes de ir para a cama (além disso, te ajudarão a hidratar-se se você não for de beber muita água).
* Evite as comidas pesadas, muito picantes ou condimentadas.
* Também não é bom que você consuma café ou refrigerantes com cafeína, já que eles ativam o organismo.

Não faça exercícios à noite

A atividade física é necessária em qualquer época do ano, mas durante o verão há de se levar em conta a hora adequada para nos exercitarmos. Se você sai para correr, andar de bicicleta ou à uma academia, é melhor que seja pela manhã.

Não pode fazer exercício de manhã? Então não espere a última hora da noite. Aconselha-se que, pelo menos, passe de 3 a 4 horas para ir dormir.

Existe a crença de que o esporte nos ajuda a conciliar o sono mas, na realidade, ele causa excitação no organismo.

Por isso, estamos cansados fisicamente mas não podemos dormir. Se você quer ir passear após o jantar, terá que esperar um pouco para deitar-se

Escolha uma roupa adequada

Dormir nu não seria de todo uma boa ideia, porque a temperatura corporal desce durante a madrugada e no outro dia podemos levantar com resfriado ou dores musculares.

Por isso devemos escolher um pijama leve (se possível, de algodão).

Também preste atenção aos travesseiros e almofadas, porque em muitos casos geles geral calor ou nos fazem transpirar ainda mais. Nada de cetim ou seda. O melhor é o de algodão, sempre.

Algumas pessoas optam por molhar a roupa de cama antes de dormir, mas isto nem sempre é uma boa ideia. Lembre-se que se a umidade que secar em seu corpo, você terá mais possibilidades de adoecer.

Tome banho quente

Se fosse possível, muitos dormiriam encostados em uma banheira com água fria. Isso não é aconselhável por várias razões (entre elas, adoecer ou sofrer um acidente) mas o que podemos fazer é tomar uma ducha antes de dormir.

Prefira a água quente do que fria para que o organismo não sofra tanto a diferença de temperatura e você comece a transpirar.

Desligue as luzes e os aparelhos

Isto não só reduz a temperatura da casa, como também ajuda a nos relaxar para que possamos dormir melhor (este conselho pode ser aplicado em qualquer época do ano).

Os aparelhos eletrônicos também não devem estar em modo de espera ou stand by, uma vez que continuam emanando calor e gastando energia.

Aplique compressas 

Pouco antes de ir dormir, molhe alguns panos com água fria ou gelada e aplique nas áreas sensíveis ao calor como, por exemplo, nuca, rosto ou axilas. Você verá como começará a sentir alívio instantaneamente.

Isto se deve ao frio desencadear um processo denominado vasoconstrição que diminui a temperatura.

Outros conselhos interessantes para descansar quando faz muito calor é tirar um cochilo às tardes e beber um chá frio de maracujá, camomila ou lavanda para reduzir a ansiedade e o estresse.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



5 Coisas que Você Nunca Deve Fazer Depois de Comer







Alimentos que ajudam a dormir







Fontes:
- Mejor con Salud: Cómo dormir cuando hace mucho calor

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...