domingo

Gratidão: Uma Surpreendente Maneira de Melhorar a Saúde


Novos estudos e pesquisas afirmam que a gratidão pode ter um enorme impacto sobre a saúde. Um recente estudo, diz que a gratidão em pessoas com insuficiência cardíaca assintomática, encontrou que esta atitude para vida, desempenha um papel importante para o bem estar em geral.


O estudo demonstrou que, ser grato contribui para a melhoria da saúde dos pacientes que sofrem de doenças cardíacas. O poder da gratidão foi associado com uma melhora na qualidade do sono, reduzindo a fadiga, diminuindo a depressão e melhorando o estado de ânimo e a auto eficácia na manutenção da doença cardíaca.

Isto tem implicações mais amplas, e os pesquisadores acreditam que pode ajudar a qualquer pessoa. Por isso, você não precisa ser uma pessoa que sofre de uma cardiopatia para demonstrar gratidão para com os demais. Isto deve ser uma atitude positiva para melhorar nossa qualidade de vida.

Use a gratidão em benefício da saúde

Estes são alguns conselhos mediante os quais você poderá empregar a atitude em prol de sua saúde e bem estar emocional.

1 - A gratidão como um ato consciente
Ser grato é uma parte importante para manter-se saudável a longo prazo, e não somente isso, mas também te abrirá portas em vez de fechar e limitar sua vida.

Você pode demonstrar gratidão de diversas maneiras: Teus entes queridos sabem o quanto você os estima e o quanto você é grato por passarem momentos juntos? Ser grato pode tomar um esforço consciente. É importante começar a notar os processos de pensamentos e como reagimos ante as diferentes situações.


2 - Demonstre gratidão aos entes queridos
As pessoas que estão mais próximas de nós precisam saber o quanto as apreciamos. Você pode começar da seguinte maneira:

* Mostre gratidão por uma ação específica.
* Você também pode demonstrar fazendo algo para as pessoas e para tornar a vida delas mais fácil.
* Passe tempo com elas, demonstrando que aprecia a companhia delas, isto mostrará que você está presente e que presta atenção nos demais.
* Simplesmente agradeça olhando nos olhos, e sendo sincero, porque o importante é que você seja consciente de tudo aquilo que deveria estar agradecido.
* O mesmo se aplica a colegas de trabalho, vizinhos, amigos e inclusive a algum desconhecido que temos afinidade e empatia.
* Às vezes, uma simples lista de coisas positivas e boas em sua vida pode ser a melhor maneira de começar o caminho da gratidão.

A importância de sermos gratos

Não podemos achar que estaremos durante o dia todo dando graças, inclusive isso não seria de todo sincero, nem tampouco é uma meta. O ideal é começar com o que acontece de imediato, e também devemos permitir os altos e baixos de todo ser humano. Há coisas das quais você pode ser grato sem nenhum esforço: um bom sabor que chega ao nosso paladar, um parabéns recebido, uma conquista ou um bom resultado, no entanto, existem algumas outras coisas das quais podemos também ser gratos, embora requeiram mais esforço.

Muitas vezes as dificuldades, as quais nos tiram da nossa área de conforto, nos parece algo insuportável e muito pesado, e talvez seja, mas de alguma forma, se formos capazes de enfrentá-las em nosso caminho, podemos tirar algum proveito disso. E não se trata de agradecer as dificuldades, nem agradecer que elas tenham aparecido em nosso caminho, mas sim que devemos ser gratos por nossas melhores decisões que nos permitem seguir adiante apesar de tudo, e sair disso que nos afeta.

Trata-se de aprender a ser gratos, de nos soltarmos um pouco e começar a deixar de exigirmos tanto coisas inalcançáveis. Isso não é desistir, mas sim porque muita vezes ir muito longe, nós perdemos de vista o que temos ao nosso lado, e talvez isso que tenhamos hoje não dure para sempre, e devemos apreciá-lo hoje.

Não tem porque ser um desafio ser grato, trata-se de ver isso como uma solução que você tem ao alcance de suas mãos, e comece a usá-lo nas pequenas coisas, que podem ser muitas vezes, as mais difíceis de se apreciar e as maiores em significado.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



Higiene Mental: Sua Importância para Melhorar a Saúde







10 Maneiras de Atrair Boas Vibrações para sua Vida







Fontes:
- La Vida Lúcida: La gratitud: Una sorprendente manera de mejorar la salud
- NCBI: The Role of Gratitude in Spiritual Well-being in Asymptomatic Heart Failure Patients.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...