segunda-feira

O que fazer para evitar a insônia


Noites sem dormir podem acabar com o astral de qualquer pessoa, ainda mais se o problema se transformar em insônia. Olheiras profundas, cansaço, irritação e falhas na memória fazem parte da rotina de quem tem dificuldade para pegar no sono ou se manter dormindo. Aí começa o processo de virar de um lado do outro da cama esperando por uma agradável noite de sono, que acaba chegando lá pelas tantas da madrugada e logo é interrompida pelo despertador.

O Instituto do Sono, ligado à Unifesp, estima que 40% dos brasileiros sofram de insônia em seus diferentes graus, que vai da aguda à crônica, variando de um a seis meses de dificuldade para dormir direito. Há mais de 50 causas de insônia listadas, mas a mais comum é a resposta inadequada ao estresse positivo ou negativo.

Depois de um dia ruim ou de uma grande felicidade, é comum ter uma noite de sono sem qualidade, mas algumas pessoas deixam esse quadro se estender, tornando-se insônia. A ansiedade e a depressão também podem interferir no sono, mas geralmente causam apenas noites mal dormidas.

A alimentação pesada e de difícil digestão, alcoolismo e atividades que exigem muita energia às vésperas de deitar também podem atrapalhar. Do contrário, apenas hábitos fixos e uma rotina de descanso podem facilitar o “sono dos justos”. A pessoa deve usar tudo o que acredita que dá sono se sentir dificuldade em dormir. Os especialistas costumam pedir que a televisão esteja desligada, mas tem gente que só dorme com ela ligada. Não tem regra e cada um deve procurar o que facilita seu descanso.

A regra vale para chás, leite morno ou contar carneirinhos. Esses são truques que podem ou não funcionar de acordo com cada um. O importante é deixar os problemas bem longe do momento de deitar. Tem gente que deita na cama e começa a planejar o dia seguinte e acaba perdendo o sono. O ideal é reservar momentos para pensar ou fazer atividades relaxantes duas horas antes de deitar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...