sábado

5 Tipos de Pessoas Predadoras que te Rodeiam Todos os Dias e que Você Deve Conhecer


Embora os predadores emocionais queiram nos neutralizar e acabar com nossas ilusões, somente nós mesmos temos essa capacidade de saber até onde podemos e queremos chegar, e ninguém mais pode nos colocar limites.

Os predadores têm uma finalidade muito concreta em todo o ecossistema: manter o equilíbrio.

Agora, se nos desviamos do ambiente selvagem, e nos concentramos em nossos ambientes cotidianos, surge outro tipo de predadores mais perigosos.

Longe de manter um equilíbrio natural, o que este tipo de predadores conseguem, é atentar contra ele.

Falamos, por exemplo, dessas pessoas que violam a harmonia de um lugar, de um local e trabalho, e nossa vida principalmente.

Existem muitos tipos de predadores. No entanto, devemos ser conscientes de um aspecto: não existem apenas inimigos ao nosso redor.

Também ao nosso redor, habitam poderosos predadores que violam nossa capacidade de crescimento  pessoal.

Hoje em nosso espaço, queremos falar sobre eles.


1 - Os predadores que atentam contra nosso equilíbrio emocional.

Uma das maiores aspirações que temos ao longo de nosso ciclo vital, é poder adquirir, cedo ou tarde, uma competência emocional adequada.

* Nos referimos à capacidade de tomar decisões para sermos responsáveis pelas consequências. De poder decidir, sem ser dominados ou influenciados pelos outros.

* Dimensionar a auto-estima, a assertividade e a resiliência fazem parte desta aspiração que tanta dignidade nos confere.

Agora, em certas ocasiões, ao nosso redor habitam verdadeiros predadores emocionais que cortam todas essas aspirações:

* São pessoas que desfrutam o exercício de poder sobre nós.
* São hábeis em manipulação emocional, sagazes arquitetos da mentira, desprezo e ironia mais destrutiva.

O mais complexo disso tudo é que, talvez, compartilhamos laços afetivos muito íntimos com este tipo de predadores.

2 - Os predadores que você mantém em sua área de conforto

Todos nós temos um equilíbrio relativo em nossas zonas de conforto. Nada escapa do nosso controle, não há riscos, não há medos e tudo é conhecido.

* No entanto, nada novo acontece nestes espaços onde a rotina pode, pouco a pouco, apagar nosso bem-estar, nossa capacidade de sermos livres, criativos e mais maduros.
* Criamos ou não, um dos predadores mais vorazes, é esse que habita em nossas mentes: o medo.
* Ele é quem coloca muros em nossas felicidades, é ele quem encurrala a vida cotidiana porque sussurra que "o que é diferente ou imprevisto, é mau ou perigoso"


3 - Os predadores que te dizem "você que sabe", "você não merece"

Já passou por isso alguma vez? Alguém, em um dado momento, te disse "deixe de se iludir com este projeto, você não está preparado para isso", "Não olhe para essa pessoa, ela é muito para você"...

* Lembre-se que ninguém tem a faculdade de adivinhar o futuro, muito menos de duvidar de você.
* Quem gosta de colocar limites em suas oportunidades e aspirações, é porque deseja ter você sob controle e evitar, além disso, que você seja mais forte que ele, mais digno e capaz e alcançar seus sonhos.
* Os limites em sua vida somente você coloca. Deixe de lado estes predadores de oportunidade, estes destruidores de sonhos que a única coisa que querem é te levar para o caminho da infelicidade e do fracasso.

4 - O predador que te faz cometer sempre os mesmos erros

Por que eu namoro pessoas menos convenientes? Por que acabam sempre me traindo da mesma forma? Por que fracasso nos mesmos projetos uma ou outra vez?

Se essas frases lhe são conhecidas, é muito provável que você também habite com esse predador tão conhecido, esse que te obriga sempre a cometer os mesmos erros.

A que isso se deve?

* A causa, quase sempre, está no fato de não refletir sobre esses mesmos erros.
* Parar para descobrir sobre o que os provocou, e quais mecanismos deveríamos utilizar para que isso não se repita de novo é, sem dúvida, algo essencial.
* À medida que avançamos em nossas vidas, as decepções e os fracassos são mais habituais.
* Antes de nos afeiçoarmos com a mesma pedra, temos que aprender a reconhecê-la, entender onde estão nossos limites, o que mais convém e o que deveríamos fazer.

5 - Os pedradores disfarçados em pele de cordeiro

Os predadores disfarçados em pele de cordeiro, são aqueles que dizem nos respeitar e nos apreciar.

* São aqueles que usam deste carinho de duas caras para se beneficiarem, para manter uma relação egoísta ou uma amizade por interesse.
* Todos conhecemos pessoas com este tipo de comportamento. Sua forma de tratar é sempre muito amável, às vezes são sedutores, hábeis na comunicação, mas falsos em seus sentimentos.

É necessário saber reconhecê-los. Embora já tenhamos caído em suas redes em alguma ocasião, é necessário dispor desse botão de alarme que nos avise para mantê-los a distância, para nos proteger e evitar um sofrimento desnecessário.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



Sua Forma de ver o Mundo Reflete a Forma que o Mundo te Trata






Fontes:
Mejor con Salud: 5 depredadores que te rodean cada día y que debes conocer

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...