terça-feira

Produtos de bebês na sua rotina de beleza

Olá, tudo bem?

A pele do bebê, linda e delicada, pode inspirar muitas mulheres a usarem nelas mesmas os produtos feitos especialmente para o cuidado dos pequenos. Tidos como neutros e suaves, são considerados por muitos adultos como seguros para serem usados na rotina de beleza. Mas nem todos são indicados. Pomadas, loções, lenços umedecidos e outros itens - alguns usados desde o tempo das avós -, podem trazer mais prejuízos do que benefícios se não aplicados corretamente.

Mesmo que os rótulos tragam indicações que lhe pareçam atraentes, lembre-se de sempre conversar com seu médico e dermatologista para escolher os itens mais apropriados. Confira algumas dicas de como fazer uso deles e veja o que você pode aprender sobre beleza com seu bebê:

Cremes para assaduras
Os cremes para assaduras são ricos em óxido de zinco e vitaminas A e E. Segundo o médico dermatologista Marcelo Bellini, estes são boas escolhas para quem abusou da exposição solar, porque têm efeito calmante e hidratante. "O zinco presente no produto forma uma barreira de proteção na pele", afirmou o especialista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

No entanto, o uso para combater olheiras, feito por muitas mulheres, não tem efeito, segundo ele. "Em alguns casos há possibilidade de alergias. Para combater as olheiras as substâncias ideais são as que melhoram a circulação local como rutina e gingko biloba, princípios ativos que podem ser manipulados ou encontrados em alguns cosméticos. Existem também as substâncias clareadoras como ácido kójico, ácido fítico e MDI Complex", disse.

Pomadas para evitar assaduras são, no entanto, aliadas de alguns procedimentos estéticos, como a pigmentação das sobrancelhas. Segundo a designer Fátima Bahia, ajuda a conservar o pigmento devido ao seu alto poder de hidratação. "Com isso, mesmo após a descamação devido ao procedimento, a cor ainda fica na pele", disse Fátima Bahia, designer de sobrancelhas.

Ainda que não sejam indicadas para uso diário, alguns profissionais são adeptos das pomadas para revitalização rápida da pele. Segundo Jhow Guerreiro, maquiador do salão Ophicina do Cabelo, no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, elas têm efeito "Bela Adormecida". "Misturar creme Nívea, aquele da latinha azul, com pomada para assadura de bebê é ótimo para hidratar a pele e também para aliviar as olheiras de uma noite mal dormida", afirmou.

Xampus infantis/ neutros
Os xampus infantis geralmente tem um pH por volta de 7 (neutro). Já o pH do couro cabeludo do adulto é por volta de 5, ou seja, existe aí uma incompatibilidade entre o tipo de xampu e o couro cabeludo dos adultos. Portanto, não use xampus para crianças pensando que está fazendo benefício ao couro cabeludo e aos cabelos. Busque produtos apropriados ao seu tipo de cabelo e às necessidades diárias. Segundo Bellini, a alternativa para quem tem sensibilidade no couro cabeludo e fragilidade nos fios é a utilização de xampus com pH 5 (versões neutras produzidas para adultos).

Talcos

Usados desde o tempo das avós como desodorantes, não são indicados para a pele adulta. "Os talcos infantis tem a função de absorver a sudorese (suor) mantendo a pele mais seca. Quando aplica-se talco na pele do adulto é necessário cuidado para não causar obstrução dos poros e assim abrir espaço para o aparecimento de foliculite (inflamação dos pelos), brotoejas e irritações. O uso de talcos infantis em adultos não é contraindicado, mas deve ser utilizado com moderação", afirmou o dermatologista Marcelo Bellini.

Loções antisséptica / Lenços Umedecidos
Produtos de limpeza disponíveis em lenços umedecidos parecem uma boa alternativa para carregar na bolsa, para limpar mãos e rosto sempre que necessário. Mas tais produtos, feitos para higiene íntima dos bebês, pode deixar a pele da mulher mais oleosa. O médico Marcelo Bellini explica que as embalagens indicam que os produtos não contêm álcool, mas todos possuem propilenoglicol, que pertence ao grupo da substância. "Eles têm efeito adstringente (retiram demais a oleosidade da pele), deixando-a desprotegida e favorecendo a produção de mais oleosidade para compensar a perda (efeito rebote). Portanto, o uso desses produtos deve ser reservado para situações de emergência. Opte por produtos como séruns de limpeza (para pele mista), leites de limpeza (pele oleosa) e loções de limpeza (pele seca)", disse.

Algodão embebido em água quente
Usado para limpar o bebê nos primeiros meses de vida, não deve ser usado por mulheres. "A água quente é inadequada para higienização da pele porque a alta temperatura sequestra a hidratação da pele (retira a camada de oleosidade natural da pele). Opte por algodões embebidos em soro fisiológico gelado (ou em temperatura ambiente) ou água termal", afirmou o dermatologista.

Óleo
Óleos usados na hidratação da pele dos bebês podem ser usados como demaquilantes. "Retira os restos de lápis e rímel, não deixando os cílios endurecidos. Além de remover tudo, o óleo não agride a pele e tem cheiro agradável", disse Nornan Elmer, maquiador do salão Crystal Hair, em Ipanema. Mas ele recomenda a prática apenas para remoção da maquiagem mais pesada, não a do dia a dia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...