Casamento

Tendências de casamento 2014: saiba tudo que está em alta

Decoração de casamento estampada e colorida é tendência

Para completar a matéria do que está fora de moda nos casamentos (logo abaixo você pode conferir), selecionamos quais são as fortes tendências dos casamento para 2014.

1- Decoração estampada ou colorida

A decoração em 2 tons está perdendo espaço para o colorido total. Diferentes tons de cores quentes como: vermelho com amarelo e laranja. Mix de cores e flores, toalhas estampadas estão se tornando os preferidos das noivas modernas, além de temas como Love Birds no casamento, que combinam as estampas coloridas com objetos rústicos, gaiolas e muitos passarinhos espalhados pela festa e presentes também na papelaria. Confira as tendências em cores e decoração de casamentos para 2014.

Decoração de casamento com objetos rústicos e gaiolas.

Tendência Love birds no convite de casamento.

Um casamento com decoração Love Birds

2- Objetos e estilo vintage 

Semana passada eu falei para o meu marido: “acho que o mundo deu uma volta e parou novamente nos anos 20, a diferença é que temos Internet e mais gente no planeta”. Não precisa olhar muito além para notar que o vintage está com os dois pés plantados no nosso tempo. Quadros, castiçais, talheres, louça, vestidos, sapatos, tipografia dos convites e tudo que você possa imaginar está na moda se tratando de “anos 20 em diante”.

Objetos e estilo vintage presentes nos casamentos


3- Vestidos com renda e pouca pedraria

 Tecidos leves, discretos, com pequenos detalhes brilhantes ou cortes mais elaborados estão com tudo! O tomara que caia também está perdendo a majestade e sendo aos poucos trocado por modelitos com alças, mangas de renda e o vestido colo coberto com alguma transparência.

Vestidos de noiva com renda e colo coberto

4- Adereços temáticos

O uso de adereços não é obrigatório. O ideal é usar a criatividade e usar apenas acessórios que combinem com o tema e estilo do seu casamento. Por exemplo, usar itens que combinem com o tema do casamento: anos 20. Escolher cartolas pretas, fazer os bigodinhos de papel, casquetes para as mulheres, etc. Os adereços do tipo “de tudo um pouco” já fazem parte do passado.

Plaquinhas divertidas para a pista do casamento

A escolha por balões para distribuir na pista de dança. Foto: Paulo Herédia

5- Lanche da madrugada

Servir um lanchinho lá pelas tantas da madrugada é uma forma de manter o convidado se divertindo por mais tempo. Pode ser qualquer coisa! Pão de queijo, crepes, mini cachorro quente, cookies com leite, pipoca, sorvete, hamburguinhos ou o que você achar que fará sucesso.

Lanchinhos da madrugada, hamburguers por Lilia Fortuna Buffet e bolinho de estrogonofe Rappanui Gastronomia. Foto: Lilia Fortuna e Monica Dantas para Rappanui Gastronomia


6- Lembrancinhas comestíveis

Lembrancinha boa é aquela que o convidado pode tirar proveito. Nós do Zankyou, somos totalmente a favor de coisas úteis, por isso na dúvida, prefira as comestíveis. Mini vidrinhos com geléia, doce de leite ou mousse, por exemplo, são uma boa forma alternativa para o café da manhã para os convidados, não acha?

Lembrancinhas utéis e comestíveis. Foto: Oui! Oui! Detalhes e Give a Gift

7- Partilhar o casamento nas redes sociais

Criar eventos no facebook com as informações sobre o casamento, as fotos do ensaio e afins, ajudam a agitar os convidados e pode ser um canal para as confirmações de presença. Além de criar o “hashtag” do seu casamento no #instagram por exemplo pode ser muito divertido!

Seu casamento nas redes sociais. Foto: Jackelini Kil


8- Enviar o Save the date por email

O save the date não é um convite formal, por isso pode perfeitamente ser enviado por email para garantir que os convidados possam comparecer ao casamento.

9- Publicar os detalhes do casamento no site dos noivos

O site dos noivos é tendência e é muito útil, principalmente para os convidados de fora da cidade. Isso porque você pode orientar quais os hotéis, salões de beleza e restaurantes que você indica, além de poder publicar os mapas da Igreja e recepção, onde estão suas listas de presentes, história do casal e o que mais precisar.

Publicar o casamento no site dos noivos. Foto: Hugo Peres Fotografia


10- Sapatos e unhas coloridas

Casar toda de branco deixou de ser preferência entre as noivas. Essa preferência se dá pelo fato da noiva poder usar seu sapato em outras ocasiões. Já as unhas coloridas para noivas, dão um ar descontraído e podem combinar com um look de noiva mais atual.

Sapatos e unhas coloridas. Foto: Paulo Herédia e Edu Federice


11- Celebrante do casamento ser um amigo ou membro da família

É uma boa opção para quem quer fazer uma celebração diferente e ao mesmo tempo muito emocionante. Pedir para os irmãos celebrarem ou os melhores amigos, pode render muitas lágrimas de emoção.


12- Personalizar os detalhes da festa

Fazer o convite combinando com o cardápio, com o porta guardanapo, com o laço do bem casado e assim por diante, são escolhas simples e que não custam nada a mais por isso. Após definir a cor da sua decoração, mantenha o foco para todos os itens. Embora os convidados muitas vezes nem percebam, esses detalhes ajudam a deixar a festa mais bonita e harmônica.

Personalizar os detalhes da festa. Foto: Hugo Peres

13- Surpresinhas para os convidados

Hoje é o que se espera de uma festa de casamento são surpresinhas. Entramos no salão procurando por novidades. Por isso, procure por ideias que possam diferenciar seu casamento dos demais. Você não precisa encher sua festa de novidades, mas um detalhe aqui, outro ali sempre rende uns elogios a mais.

Surpresinhas para os convidados. Foto: Receitinhas da Alegria


14- Fazer a lista de casamento online

Muitos casais resolvem morar junto antes de casar, portanto quando decidem fazer a festa de casamento já tem uma casa montada e fica praticamente impossível de pedir presentes de casamento. A lista de casamento online é uma ótima opção, porque os noivos recebem o valor dos presentes em dinheiro para comprarem o que for necessário para a casa nova!

15-  Trocar a valsa pela música dos noivos

A valsa é um momento de festejar a união após a cerimônia, mas a música não precisa ser aquela clássica valsa de sempre. Uma música do casal deixará o momento bem mais intenso e descontraído, experimente!

Fonte:
Zankyou Magazine: Tendências de casamento 2014: saiba tudo que está em alta

O que está fora de moda nos casamentos de hoje segundo as tendências


Com o mercado de casamento aquecido, algumas tendências viram moda rapidinho e outras ficam obsoletas. É fácil perceber isso vendo álbuns de casamento de dois, três anos ou mais. Parece que as fotos tem muito mais tempo, pois muitos detalhes, decoração, acessórios e vestidos da época já não são mais utilizados com frequência.

Com base nisso, listei abaixo algumas situações e detalhes que atualmente são consideradas “fora de moda” ou então simplesmente caíram no esquecimento. Antes de listá-las gostaria de ressaltar que quem faz o casamento são os noivos, logo, se algum desses itens abaixo fazem parte dos seus planos, não se intimide em fazê-lo! Afinal é o seu casamento, mas…

- Convidar um mundo de gente. Festas de casamento intimistas, somente para os familiares e amigos mais amados é o que importa, além de estarem super em alta, como os mini casamentos ou mini wedding, por exemplo.

Os mini weddings estão cada vez mais em alta

- Convite de casamento com foto ou caricatura.

- Colocar minicards com a lista de presente anexado ao convite de casamento. Aliás, os sites dos noivos e as listas de casamento online são mais que fundamentais.

- Atraso longo por parte da noiva (ao invés da noiva atrasar, uma tática é colocar o horário da cerimônia uns 15 minutos antes, no convite de casamento).

- Entrada da noiva com a música “Ave Maria” (a Marcha nupcial é sempre o clássico que nunca sairá de moda, por exemplo).

- Vestido de noiva pesado, com muito brilho e adereço. Lembre-se: as rendas, laços e pedras nos detalhes do vestido de noiva 2014 são a bola da vez.

- Luvas de cetim, maquiagem pesada e coroa ou tiara de brilhantes.

- Sapato de noiva no estilo esporte (hoje os sapatos meia pata são bem altos e muito confortáveis, além disso as fotos do making off ficarão muito mais bonitas).

Sapatos de noiva meia pata são super confortáveis

- Noiva cheia de penduricalhos. Procure equilibrar os acessórios, por exemplo, brinco grande com gargantilha discreta, ou maxicolar com brincos pequenos).

- Noivo de branco (isso na verdade nunca foi tendência, a Glória Kalil que o diga – noivo bonito é noivo de preto, cinza e afins).

- Demorar muito para servir o jantar e controlar demais as bebidas (pense antes de tudo nas coisas que satisfaçam os convidados, pois sem eles a festa acaba mais cedo ou nem acontece, comida e bebida sempre deverá ser farta).

- A valsa tradicional (é tão mais legal dançar a música do casal, ou qualquer música que signifique algo, o momento fica especial e imprevisível para os convidados).

- Noivinhos “topo de bolo” de biscuit (esclarecendo: eles estão perdendo espaço para topos de bolo estilizados e mais personalizados: de madeira, lata, acrílico, porcelana, paper toy e outros formatos).

- Doces caramelados (aqueles que parecem ter verniz de maçã do amor).

- Adereços de festa do tipo “de tudo um pouco” (aqueles kits promocionais que vem com máscaras, óculos, plumas) Hoje a graça é selecionar apenas os adereços que façam parte de um tema, por exemplo: anos 20, cabaré, carnaval e o que mais a sua imaginação permitir.



- Festa sem surpresa para os convidados (seja por uma lembrancinha diferente, um lanche da madrugada, um cardápio criativo, um recadinho pendurado nos carros) Para o seu casamento ficar na memória, tente sair do tradicional em pelo menos algum detalhe. Os convidados adoram ser surpreendidos.

- Lembrancinhas do tipo “inúteis”, de todos os tipos: vidro, imitando cristal, de plástico, gesso e qualquer coisa que não sirva para nada e acabe parando na estante juntando pó. O melhor são as comestíveis como bem casados, geleia ou brigadeiros no vidrinho, ou seja, lembranças de casamento mais descoladas e originais.

Depois dessas dicas, sem dúvida seu casamento será único e especial!

Fonte:
Zankyou Magazine: O que está fora de moda nos casamentos de hoje segundo as tendências

O Cronograma da Noiva

UM ANO ANTES
- Escolha a data da cerimônia.
- Comece a pensar no tipo de recepção que você gostaria de dar. Avalie fotos em revistas de festas e de decoração, inspire-se em restaurantes, eventos e casas de shows.
- Reserve a igreja.
- Defina seu orçamento.
- Abra um arquivo – uma pasta ou caixa – para manter toda a papelada referente à organização do casamento em um só lugar.
- Comece a fazer uma lista dos principais fornecedores (fotógrafos, músicos, floristas, empresas de aluguel de carro, cabeleireiros etc.) cujo trabalho você gostaria de conhecer.
- Para estar linda no dia do casamento, comece já a prestar mais atenção nos cuidados com você mesma: alimentação balanceada, boas horas de sono e exercícios. A noiva é a atenção principal da cerimônia e precisa estar simplesmente maravilhosa e feliz consigo mesma.

OITO MESES ANTES
- Contrate a consultoria de um(a) organizador(a) de casamentos.
- Se pretende fazer tudo sozinha, comece a avaliar os fornecedores: espaço, bufê, decoração, mobiliário, cenografia, manobristas, seguranças, bolo, doces, forminhas, som, iluminação, entre outros. Para isso, considere fornecedores com sólida estrutura financeira e logística.
- Defina o tipo de recepção e reserve o local.
- Comece a listar os convidados.
- Escolha os padrinhos, os pajens e as damas de honra.
- Comece a planejar a lua de mel, pesquisando roteiros de seu interesse.
- Inicie a pesquisa por vestidos que lhe agradem, para fazer a escolha certa.
- Visite os principais fornecedores e discuta opções para a cerimônia, o que já lhe dará uma ideia melhor de como trabalhar seu orçamento.

SEIS MESES ANTES
- Oficialize o convite aos padrinhos, aos pajens e às damas de honra.
- Decida o estilista que fará o seu vestido e escolha modelo e tecido (caso vá comprar ou alugar o vestido pronto, você pode deixar para cuidar disso um pouco mais para a frente).
- Orce item a item da festa antes de se comprometer com gastos individuais. Lembre-se da importância do todo. O equilíbrio de todos os itens de uma festa é fundamental para o sucesso.
- Defina o cardápio e as bebidas do grande dia.
- Agende tudo que envolve o casamento, começando pelo carro que a levará à igreja e passando pelos doces, bolos, bufê, cabeleireiro, dia da noiva, escolha do coral ou músicos para a igreja e também a seleção de músicas da festa com o DJ ou com a banda. Enquanto isso, visite cerimônias e festas de pessoas que estejam trabalhando com quem você pretende escolher para fazer seu casamento. Veja trabalhos recentes e avalie descontos para pagamentos à vista ou condições especiais de parcelamento. É muito importante que os noivos não sejam surpreendidos no decorrer do processo com gastos extras.
- Defina o quanto antes o destino da lua de mel e reserve o pacote para a data escolhida.

CINCO MESES ANTES
- Encomende a grinalda e o buquê (seu e das daminhas).
- Se ainda não tiver contratado alguns serviços, como fotografia e filmagem, coral e músicos para a cerimônia religiosa e DJ para a recepção, a decoração da igreja e da festa, faça isso agora.
- Comece a fazer o enxoval ou completar as peças que faltam.

QUATRO MESES ANTES
- Finalize a lista de convidados para encomendar os convites. Caso queira, contrate o calígrafo para endereçar os envelopes, pois fica muito charmoso.
- Converse com amigos e parentes que você gostaria que fizessem leituras ou discursos no dia.
- Escolha e compre as alianças, com o noivo.
- Defina a roupa do noivo, das madrinhas, dos padrinhos e dos pajens.
- Contrate serviços de manobrista e segurança, se necessário.

TRÊS MESES ANTES
- Envie os convites para o calígrafo.
- Encomende os doces e o bolo.
- Marque o dia no cabeleireiro ou reserve o dia da noiva.
- Agende datas para testes de cabelo e de maquiagem.
- Marque a data e o local do casamento civil e verifique os documentos
necessários.
- Defina a amiga que oferecerá o chá-bar, o chá-de-cozinha ou o de lingerie.
- Defina a lista de presentes de casamento e dos chás em, no mínimo, duas lojas.

DOIS MESES ANTES
- Envie os convites.
- Contrate um carro para levá-la ao casamento, se necessário.
- Faça a prova da comida que será servida na recepção.
- Reserve acomodação para os convidados que não moram na cidade da festa.

UM MÊS ANTES
- Compre todos os acessórios para seu vestido: sapatos, lingerie, meiacalça, joias, entre outros.
- Escolha e compre a camisola e a lingerie da sua noite de núpcias (ou peça na lista do chá de lingerie).
- Faça o chá-bar ou o chá de cozinha nos meados deste mês.
- Verifique os documentos necessários para a viagem.
- Defina, com o coral ou os músicos, a trilha sonora da cerimônia religiosa e escolha, com o DJ, as músicas da festa.
- Reserve o local onde passará a noite de núpcias.
- Finalize a confirmação dos convidados e faça os últimos ajustes na lista, se for preciso.

UMA SEMANA ANTES
- Confirme todos os serviços contratados, incluindo as passagens e as
reservas de hotel para a lua de mel.
- Faça a última prova do vestido e os testes de cabelo e de maquiagem, para garantir que o visual esteja perfeito no dia do casamento.
- Providencie uma pequena compra de supermercado para a nova casa.
- Telefone para os convidados que não tenham confirmado presença.
- Lembre o noivo de que ele deve fazer o último corte de cabelo nesta época, já que os homens não costumam dar muita atenção a isso.
- Faça a mala para a lua de mel.
- Deixe separados todos os documentos de que possa precisar para a viagem.
- Ensaie todos os detalhes com o cerimonialista. É o momento de antecipar algumas emoções do grande dia.

DOIS DIAS ANTES
- Lembre-se de fazer a depilação e tratar das mãos e dos pés.
- Busque o seu vestido.
- Uma dica bacana é usar os sapatos, para amaciá-los.
- Tenha um momento de relaxamento, como sauna e massagem.

NO GRANDE DIA
Vocês são as estrelas da festa. Portanto, curtam cada momento, pois tudo é único e ficará para sempre guardado na memória.



Os acessórios da noiva


Se a noiva é mais despojada, um headband de renda pode combinar perfeitamente com um vestido folk. Se ela prefere o clássico, não deve dispensar um arranjo para os cabelos, com brilhantes ou pérolas. A gama de acessórios para noivas é imensa, mas para combiná-los sem erro é preciso observar o vestido e a personalidade da noiva.

Acessórios e vestido devem estar em harmonia no look final. Os acessórios são capazes de traduzir os sentimentos da noiva, mas não podem entrar em conflito com a produção.

O brinco é um item obrigatório. As noivas precisam de um brilho a mais na região do rosto. Colares, por outro lado, não são acessórios muito comuns e devem ser escolhidos com cuidado. Observe o vestido: se ele for bordado demais ou tiver muitos babados e rendas, não é indicado.

O vestido e o local

Partir do modelo do vestido é uma maneira de coordenar as escolhas. O decote tomara que caia, por exemplo, se adapta a noivas clássicas e modernas. Ele combina com um arranjo de cabelos presos e brincos discretos.

Luvas e brincos grandes demais são uma escolha delicada: eles podem entrar em conflito com o vestido e deixar o look da noiva muito confuso.

As joias devem combinar também com o tipo e o local da cerimônia. Se o casamento é em uma catedral, celebração de perfil mais tradicional, uma coroa de brilhantes fica bem. Já para um casamento na praia, por exemplo, acessórios com madrepérola são os mais indicados.

Para um casamento no campo, as mesmas regras são válidas. Arranjos com pérolas, flores ou fitas são boas opções, porque não chamam tanta atenção como os brilhantes.

Também há peças adequadas para uma cerimônia civil, mais sóbria. Neste caso, a noiva pode usar uma fivela bonita para os cabelos e brincos, mas o visual deve ser menos rebuscado.

A personalidade da noiva é outra referência para guiar as escolhas. Mulheres modernas podem inovar usando acessórios com cores. Joias com pedras coloridas, contrastando com o branco do vestido da noiva, são tendência.

A falta de orientação na hora de selecioanar as peças é um erro recorrente entre as noivas. As noivas acabam escolhendo algo que não se adequa à sua personalidade e ficam desconfortáveis. O erro também acontece pelo excesso de volume e informação, no vestido e nas joias.

Se a cerimônia de casamento acontecer no período da manhã, a noiva deve fugir de um visual ostensivo e brilhante demais. Mesmo com um vestido mais clean, o look natural impera.

O corpo da noiva também deve ser avaliado para a escolha das joias. Noivas pequenas não devem usar muitas peças simultaneamente, para não parecerem menores. Um véu, um arranjo para os cabelos e brincos discretos são o suficiente.

A noiva pode se destacar, portanto, sem precisar usar todos os acessórios em um dia só. Há também a possibilidade de dois visuais para o dia do casamento. A noiva pode usar peças discretas na cerimônia e ousar na festa. Saber equilibrar e optar pelo visual certo em cada ocasião é o segredo para uma combinação elegante e sem frustrações.



Conheça 6 motivos para se casar

Se as mulheres sonham com o casamento desde crianças, os homens nem sempre são tão adeptos da ideia. Para quem precisa de um motivo forte para convencer a ala masculina, a ciência, a medicina e até a psicologia podem ajudar. Veja abaixo seis motivos racionais para se casar já.

Motivo 1: É o fim do estresse
De acordo com cientistas australianos, em estudo realizado na Universidade de La Trobe, em Melbourne, a saúde mental de homens e mulheres melhora significantemente com o casamento. Entre os estudados, apenas 13% sofriam de estresse.

Motivo 2: Menos depressão
A Universidade de Harvard, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, aponta que homens e mulheres ficam menos vulneráveis a desenvolver depressão e ansiedade após o matrimônio. A afirmativa levou em conta pesquisa feita com 35 mil pessoas em 15 países diferentes.

Motivo 3: Maior sociabilidade
É verdade que mulheres falam mais do que os homens e, por isso, se comunicam melhor. Levando-se em conta tal prerrogativa, enquanto os homens ajudam as mulheres a ampliar as suas perspectivas para além do ambiente familiar, elas os ajudam a ser mais sociáveis e tolerantes.

Motivo 4: Vida longa
Segundo estudiosos canadenses, homens casados vivem, em média, sete anos a mais que os solteirões de plantão. Já as mulheres vivem três anos a mais do que aquelas que nunca viveram um matrimônio.

Motivo 5: Maior riqueza
Casais que compartilham suas finanças são mais estáveis e propícios a acumular mais patrimônio durante a vida. Nos casos em que apenas o homem trabalha, a atividade da mulher em casa é fundamental para que o marido mantenha o foco nos negócios.

Motivo 6: Vida saudável
Um bom casamento diminui o risco de câncer, artrite, ataques cardíacos e até demência. É o que revela uma pesquisa feita na Inglaterra, que aponta ainda que os solteiros correm mais riscos de desenvolver doenças crônicas em relação aos casados.


Réplica do vestido de Bella em Amanhecer - parte 1, já está à venda

Boas notícias para os fãs da série de filmes “Crepúsculo” e para as futuras noivas encantadas com o vestido usado pela personagem Bella Swan na primeira parte de “Amanhecer”, final da trilogia. O modelo estará à venda nas lojas da grife Carolina Herrera New York a partir do ano que vem.

A estilista foi escolhida para criar a peça e desenhou o vestido sob medida para a atriz Kristen Stewart, intérprete de Bella. Carolina Herrera afirmou ter se sentido lisonjeada com o pedido – e também pressionada a fazer uma modelo que agradasse o público-alvo da série.

“Eu queria criar um momento mágico para eles no casamento”, disse Herrera durante a estreia do filme na semana passada. “Ela é uma garota inocente que está encontrando seu primeiro amor verdadeiro, portanto, há romance, há magia, há tudo junto”, completou.

A estilista declarou ter levado cerca de seis meses para concluir o vestido de casamento usado por Bella. “Usei algumas inspirações do livro e descrições de Stephenie Meyer. Você precisa levar em consideração toda a história, tinha que ser mágico”, conta.

Por enquanto, a direção das lojas da estilista não deu informações detalhadas sobre a quantidade de peças que serão produzidas ou o valor de cada vestido.


No Brasil
Mas já existe uma opção para quem quer envergar o modelo do casamento de Bella Swan por um preço menos salgado: a marca de vestidos Alfred Angelo está comercializando réplicas por até U$ 999.

No Brasil, a Black Tie vai receber a linha do estilista até o final do mês. O vestido de Bella vai custar R$ 3 mil para aluguel e R$ 4,5 mil para venda.

O que jogar no lugar do buquê



Uma das tradições mais divertidas no casamento é o momento de jogar o buquê para as amigas solteiras. É um momento de descontração, mas que pode até ficar tenso dependendo da quantidade de mulheres solteiras buscando um candidato ao altar. Por que não deixar esse momento mais leve jogando algo que não seja o buquê? E o noivo ainda pode entrar na brincadeira…

O que a noiva joga…

1. Santo Antônio: Em muitos casamentos as noivas estão substituindo o famoso buquê por um boneco do santo casamenteiro. Ele pode vir em formato de pelúcia ou em formato de buquê, mini bonecos de Santo Antônio presos por uma base e na hora do lançamento se soltam e várias amigas podem ser abençoadas por eles.





2. Sapo noivo: Com a mesma ideia do Santo Antônio, o sapo noivo é para dar uma forcinha para as amigas solteiras encontrem seus príncipes encantados. Algumas lojas vendem o sapo de pelúcia já vestido de noivo, com direito ao terno e gravata,  ou também em formato de buquê.

3. Buquê de pimentas: Proteção nunca é demais, e por isso, jogar um buquê de pimentas afasta energias negativas da noiva e também das sortudas que pegarem as pimentinhas que também se separam ao serem lançadas.





Agora é a vez do noivo jogar…

4. Agenda de telefones: Com a vida de casado, o noivo abidica automaticamente da sua vida de solteiro e nesse ritual passa oficialmente todos seus “contatos” para algum amigo felizardo.

5. Cinta liga da noiva: Essa é uma tradição que veio dos Estados Unidos na qual o marido joga a cinta liga da sua noiva aos seus amigos. Reza a lenda que o “sortudo” que pegar a cinta-liga demorará mais dez anos para se casar.





6. Boneca “piriguete”: Ela tem causado um certo frevor nos casamentos ultimamente. A boneca é feita de pano e vem vestida de lingerie e com um preservativo na bolsa! Muito criativo, não?

Unhas decoradas para noivas


Se você é uma apaixonada por unhas sempre feitas, bem cuidadas e até mesmo decoradas, não pode nem pensar em não deixá-las perfeitas para o dia do seu casamento, não é mesmo?

Para combinar com o “branco” da noiva, a sugestão são desenhos na mesma cor, sobre um esmalte bem clarinho, quase transparente. Detalhes de lilás e rosa dão um toque de cor ao conjunto que não perde nada em elegância. Para quem quer um pouco de brilho, glitter aplicado delicadamente.




Como montar o enxoval



Montar enxoval sempre foi responsabilidade apenas da mulher. Mais do que isso, da mãe da noiva. Desde novas, as meninas já começavam a bordar e a planejar o enxoval com o incentivo e a colaboração das progenitoras. Ah, e antes mesmo de saber quem seria o noivo.

Em tempos contemporâneos, o que antes era tradição feminina virou mais uma das responsabilidades do casal, com participação ativa dos homens. A mulher mudou e hoje quer arrumar sua própria casa sem tanta influência da mãe, e com mais interação do homem. É o sonho de ter a casa com a cara do casal.

Quando começar?

Se antes os itens do enxoval ficavam engavetados por anos até o casamento da menina, hoje em dia não é bem assim. Afinal, ele precisa combinar com a decoração da novo lar dos pombinhos. O ideal é começar a preparar o enxoval, em média, seis meses antes do casamento, porque os noivos já sabem como serão os cômodos e têm tempo de decidir com calma antes da cerimônia se aproximar demais e isso acabar ficando de lado. Algumas pessoas gostam de comprar com mais antecedência, mas enxoval também tem moda. Depois de um tempo, você pode acabar deixando de gostar do que comprou. Por isso, se for comprar um ano ou mais antes do casamento, o ideal é optar por peças neutras como cobertores e jogos de banho clássicos, em tons pastel.

Há especialistas que dizem que um mês antes do casamento é tempo suficiente para preparar tudo. Vai depender do tempo de entrega das lojas onde os noivos fizerem as compras.

Durabilidade é essencial

Independentemente da cor, estampa ou modelo, a maior preocupação é mesmo com a durabilidade e com o conforto. Um bom jogo de lençol, por exemplo, dura de 5 a 10 anos. Por isso, é melhor comprar menos quantidade mas com mais qualidade. A relação entre alta qualidade de lençol e alto número de fios nem sempre é verdadeira. A qualidade da fibra do algodão e de seus acabamentos são essenciais, mas é difícil, para quem não entende muito, diferenciar de uma hora para outra quando esta relação é verdadeira ou não. A dica  é fazer comparativos de toque, avaliando maciez e pesquisando se os tecidos daquela determinada marca costumam fazer bolinhas com o tempo.

Estilo

Adequar o estilo do enxoval ao estilo do casal é primordial. É importante que os noivos fiquem atentos para não haver conflitos com a decoração da casa. Tudo tem que estar de acordo. As cores são divididas em três grupos. O primeiro são os tons pastel, que vão do branco ao marrom e são mais utilizados em decorações neutras e clássicas; o segundo grupo são as cores primárias e suas variantes, como vermelho, laranja, amarelo, azul, etc, que são para dar vida e personalidade à casa; e o terceiro grupo são os tons de cinza até chegar no preto, que dão um toque mais moderno, sóbrio e sofisticado.

Se ainda assim o casal tiver dificuldades na hora de escolher o enxoval, a dica  é entrar em várias lojas e reparar onde os olhos batem primeiro. O casal vai ver que haverão semelhanças naquilo que eles olham de primeira e já gostam. Se são os mais coloridos, os florais, os rendados, os lisos e assim por diante.

Fuja dos erros

Comprar por impulso está entre os equívocos mais comuns. Não adianta se empolgar demais e ir comprando tudo o que gostou, senão você nem vai conseguir ter tempo de parar e harmonizar o enxoval. Pense sempre muito bem antes. Também há alguns itens que costumam ser esquecidos, como protetor de colchão e protetor de travesseiro. Eles são primordiais para a saúde e para a maior durabilidade do colchão e do travesseiro. Não dá para ficar sem.

Outro erro muito comum acontece na hora da compra do travesseiro. Normalmente, os noivos escolhem o mesmo ou apenas um deles escolhe. O erro está no fato de que nem sempre o mesmo travesseiro é ideal para os dois. É preciso que ambos experimentem e encontrem o seu.

Itens essenciais

Se você pensar bem, tem a vida toda pela frente depois do casamento para completar o seu enxoval. Por isso, para não exagerar ou esquecer de alguma coisa, confira alguns itens essenciais indicados pelos profissionais:

- capinhas de travesseiro e colchão;

- 3 jogos de lençol;

- 1 colcha;

- 1 edredon;

- 1 cobertor mais leve e 1 mais pesado;

- 1 saia para cama se ela for box;

- 3 jogos de banho;

- 2 roupões;

- 3 toalhas de mesa simples para o dia-a-dia;

- 1 toalha de mesa sofisticada ou 1 jogo americano sofisticado;

- guardanapos;

- panos de prato;

- aventais.

As dicas finais dos especialistas são: escolha toalhas que combinem com os lençóis para harmonizar a casa, e valorize a sua cama, pois você passa um terço da sua vida nela.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...