sábado

Como enxugar o corpo para o verão


A preparação para o biquíni não pode parar, afinal faltam três meses para o verão. Chegou a hora de começar a perder aqueles quilinhos a mais, que tanto incomodam nove entre dez mulheres. Nesta luta, você já sabe, quanto antes começar, melhor.

Que os exercícios físicos são muito importantes para um emagrecimento saudável, todo mundo sabe, mas você sabe quais são as melhores atividades para gastar calorias e, conseqüentemente, perder as gordurinhas extras? Tanto os exercícios aeróbios quanto os exercícios anaeróbios gastam calorias, mas para se queimar mais gorduras os aeróbios são mais indicados, porque, se trabalhados dentro da zona ideal de treinamento de cada individuo, utilizam como principal fonte de energia a gordura corporal.

E o que é zona ideal de treinamento? Esta zona refere-se aos batimentos cardíacos atingidos durante a atividade. Para ser eficaz no emagrecimento e no condicionamento físico, o exercício aeróbico requer que a freqüência cardíaca seja mantida em níveis cerca de 50% acima da freqüência cardíaca máxima do indivíduo e por, pelo menos, 30 minutos. Além disso, as atividades devem ser realizadas com freqüência de pelo menos três vezes por semana. A boa notícia é que uma caminhada acelerada de 45 minutos já dá conta do recado.

A atividade aeróbia é um exercício contínuo, dinâmico e, na maioria das vezes, prolongado, que estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia os músculos, a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio, ou com oxigênio). Caminhar, andar, pedalar, nadar, dançar ou fazer qualquer atividade que obrigue a pessoa a sustentar seu peso corporal enquanto se movimenta são exercícios aeróbicos.

De posse destas informações, chegou a hora de você escolher o seu exercício aeróbico favorito. Confira as descrições, as vantagens e as desvantagens dos mais conhecidos e mãos a obra!

Ginástica Aeróbica
As aulas de ginástica aeróbica queimam muitas calorias, cerca de 500 em uma hora, ajudando a perder as gordurinhas extras. Elas também atuam melhorando o condicionamento físico aeróbico e cardiovascular. Outra vantagem é que os passos mexem com todo o corpo, inclusive os braços. A desvantagem é que, por causa do impacto, pode causar lesões. Para sentir os efeitos em cerca de um mês, faça aulas três vezes por semana. Iniciantes não devem exagerar na dose e todos devem fazer um exame médico antes de começar.

Caminhada
Caminhar, além de muito gostoso, melhora a circulação e a atividade do coração, diminuindo os riscos de problemas cardíacos. É ótimo para reduzir as gordurinhas de quem está há tempos sem fazer exercícios, já que é uma atividade que não oferece riscos. Caminhe de três a cinco vezes por semana, por pelo menos 30 minutos. O gasto calórico depende da intensidade da caminhada, variando entre 200 e 400 por hora.

Natação
Nadar é uma atividade que melhora o condicionamento físico e não causa impacto nas articulações e na musculatura, ou seja, não oferece riscos de lesões. Se você souber nadar, aproveite para explorar os quatro tipos de nado, crawl, costas, peito e borboleta, que juntos trabalham diversos grupos musculares do corpo e promovem um gasto calórico maior (cerca de 500 calorias por hora). Nade pelo menos três vezes por semana, durante 45 minutos.

Bicicleta
Como diz o ditado, uma vez que você aprende a andar de bicicleta, nunca mais esquece. O exercício é ótimo para melhorar o condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular, auxiliar no ganho de musculatura nas pernas, e na perda de peso e gorduras localizadas, porque promove um grande gasto calórico (entre 300 e 600 calorias por hora). Só tome cuidado para não exagerar na dose e sobrecarregar os joelhos. O melhor é praticar a bicicleta com acompanhamento de um profissional, como um instrutor de academia ou um personal. Pedale três vezes por semana, durante 30 a 60 minutos. Para os iniciantes, 30 minutos é o bastante.

Corrida
Correr é muito gostoso, quando você está acostumada ao esforço. Para os sedentários, começar é difícil e requer força de vontade. As vantagens são muitas: melhora a circulação sangüínea e o condicionamento físico e promove um grande gasto de energia e gorduras indesejadas. O problema é que é uma atividade de alto impacto, que pode ocasionar lesões musculares e nas articulações dos membros inferiores. Previna-se utilizando um bom tênis, começando aos poucos e de preferência, com o acompanhamento de um profissional. A boa notícia é que, praticando três vezes por semana, durante meia hora, em um mês você já sentirá as pernas mais durinhas e as gordurinhas localizadas indo embora. O gasto calórico em uma hora fica entre 600 e 800 calorias.

Iniciantes, atenção!
Antes de começar, consulte um médico e faça uma avaliação física. Não queira começar como se fosse uma atleta. Qualquer um destes exercícios, em princípio, deve ser realizado com intensidade baixa e três vezes por semana, durante 30 minutos. Aumente o treinamento gradativamente, conforme for sentindo que seu corpo está respondendo bem ao exercício. Até chegar ao ideal, treinos em quatro ou cinco dias da semana, com duração de uma hora cada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...