domingo

Doces em versões saudáveis


Que atire a primeira pedra quem nunca abriu um guardanapo, discretamente, durante uma festinha infantil, e embrulhou um punhado de docinhos para levar para casa! Nós sabemos que eles são irresistíveis... Por isso, com a chegada do Dia das Crianças, mostramos a você como matar a saudade dos velhos tempos, mas sem culpa!


Cheios de açúcar e gorduras trans, as “comidinhas” infantis são um pecado, que seduz até quem já não é mais criança. O segredo, que a indústria bem conhece, são as cores: já repararam em como os pirulitos, balas e as embalagens de chocolates são coloridos, sempre vibrantes? Pois é justamente para atrair o olhar dos pequenos – e dos crescidinhos também.

Mas não é só isso. As crianças também são muito atraídas pelo açúcar, por isso, quanto mais tempo os pais conseguirem evitar que a criança tenha contato com alimentos doces, melhor. É uma questão de formar o seu hábito alimentar. Além disso, quando o assunto é prevenir a obesidade dos filhos, não há nada melhor do que dar o bom exemplo. As crianças são influenciadas pelos hábitos dos pais. Por isso, a família inteira precisa se cuidar.

Falando assim até parece um crime comer um brigadeiro ou um beijinho durante um aniversário, mas não é tanto assim: os docinhos não fazem bem à saúde, mas, em pouca quantidade, também não fazem mal! O perigo está no exagero e nas alergias: quem tem intolerância à lactose ou tem diabetes deve ficar muito atento. Quem está fazendo uma dieta mais rigorosa também deve passar longe das tentações, pelo menos até se acostumar à alimentação correta.

Um picolé no parque, uma pipoca no cinema, tudo bem, mas tome cuidado para não tornar as exceções um hábito. O ideal é não ter esses alimentos (nem balas, nem pirulitos, etc.) em casa. Assim, nem você nem seus filhos são estimulados a comê-los diariamente.

Para não brigar com a sua consciência, uma boa opção é tornar o que já é gostoso um pouco mais saudável e moderar nas porções. Por exemplo, num cinema, que tal pedir a pipoca pequena? E, no parque, por que não trocar o sorvete de chocolate por um de frutas? São pequenas escolhas que ajudam a melhorar sua saúde, sem muito esforço. Outra ótima idéia é inovar nas receitas e nas compras: procure versões alternativas dos seus doces preferidos, trocando leite por soja, incluindo cereais integrais, reduzindo o açúcar e assim por diante.

Quer uma dica? Experimente estas receitas deliciosas e superfáceis:

Brigadeiro de aveia


Ingredientes:
3 colheres (sopa) de farinha de aveia
1 colher (sopa) de margarina light
1 colher (sopa) de cacau em pó
Aveia em flocos a gosto para decorar
1 lata de leite condensado

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, por
15 minutos ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, coloque em um
prato e deixe esfriar. Modele as bolinhas, passe na aveia em flocos e
coloque em forminhas.

Nota: Você pode substituir o leite condensado comum por leite condensado de soja, mas fique atenta ao ponto para não queimar, porque muda um pouco.

Paçoca de soja


Ingredientes:
½ xícara de chá de soja torrada sem casca
½ xícara de chá de amendoim torrado
1 ½ xícara de chá de aveia em flocos finos
2 colheres de sopa cheias de creme margarina light sem sal
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo

Modo de Preparo:
Triture a aveia, a soja e o amendoim, separadamente, em liquidificador até
atingir consistência de farinha. Misture todos os ingredientes em um
recipiente e sove até obter uma massa homogênea. Coloque as massas em forminhas
fundas. Retire delicadamente das formas. Sirva.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...