quinta-feira

Receitas de sobremesa com baixas calorias para o natal


Pavês, chocotones, bolos e tortas...sobremesas típicas do Natal, mas que apesar de deliciosas, são extremamente calóricas e podem atrapalhar a dieta de quem quer encarar o look branco de Ano Novo ou curtir as férias na praia. Por isso, confira algumas sugestões de sobremesas menos calóricas.


Frutas com chocolate:

Pode ser feito com qualquer fruta, como morangos e uvas. É simples, basta lavá-las e derreter um chocolate que tenha mais de 55% de cacau. Depois de derretido, envolva a fruta no chocolate até ela ficar parcialmente coberta. Como opção, você pode passar a fruta na castanha de caju triturada e sem sal (xerém), que deixará crocante. Aí é só esperar secar e servir.

Salada de frutas com calda quente:

6 damascos secos cortados em 4 partes;
1 laranja pêra descascada e cortada em rodelas (sem sementes);
2 pêras sem casca picadas;
2 rodelas de abacaxi em calda;
1 goiaba branca (com a casca, cortada em rodelas);
4 rodelas de mamão papaia (sem casca e sem sementes);
12 uvas tipo rubi;
1/2 copo de vinho branco;
2 pitadas de gengibre em pó;
1 colher (sopa) de açúcar;
1/2 copo de suco de abacaxi (coado).

Coloque o damasco de molho no vinho por 30 minutos. Divida e arrume em dois pratos, os damascos, as uvas, as rodelas de papaia, de goiaba e de abacaxi. Em uma panelinha, derreta o açúcar, deixando-o dourar. Acrescente então o suco de abacaxi (previamente aquecido) e o vinho com os damascos. Cozinhe em fogo médio por 15 minutos. Despeje essa calda quente sobre as frutas, salpique com o gengibre em pó e sirva antes que esfrie.

Maçã de Natal:

1 colher de sobremesa rasa de mel
2 colheres de chá de água
1 colher de chá de rum
1 colher de café de gengibre ralado
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de chá de raspas de limão e laranja
2 maçãs gala ou fuji
2 colheres de chá de uvas passas pretas sem semente
2 colheres de chá de frutas cristalizadas

Misture todos os ingredientes, com excessão da maçã e reserve. Retire o miolo das maçãs, deixando apenas um pedaço no fundo para que o recheio não escape. Divida o recheio entre as maçãs. Asse em forno microondas por 3 minutos em potência alta, se quiser fazer mais maçãs, multiplique a quantidade de ingredientes e asse em forno convencional coberto com papel manteiga e em seguida papel alumínio, até que fiquem macias. Sirva quente.

A salada de frutas com calda quente e as maçãs de Natal podem ser acompanhadas por frozen yogurt, sorbet de frutas ou sorvete de creme sem açúcar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...