terça-feira

Emagreça comendo carboidratos


Quando pensamos em emagrecer, a primeira atitude é mudar os hábitos alimentares e cortar carboidratos do cardápio, certo? E pode até fazer sentido maneirar no consumo deles, mas a regra vale para quem os consome em excesso. A verdade é que excluir completamente os carboidratos da dieta não é o mais recomendado e, pelo contrário, existem alguns alimentos desse grupo que ajudam a estimular saciedade, fazendo com que as pessoas consumam menos calorias e ainda auxiliam na queima de gordura. São os carboidratos compostos de amido resistente que têm esse poder. Veja como eles atuam no organismo e em que alimentos investir para desfrutar desses benefícios.


O amido resistente, nada mais é do que uma fibra probiótica que recebe esse nome, porque passa intacta pelo sistema digestivo, sem ser digerida, ou seja, é resistente à digestão. O que acontece é que o amido resistente chega intacto ao intestino, onde é fermentado pelas bactérias do intestino grosso produzindo ácidos graxos de cadeia curta, que são fundamentais para o pleno funcionamento do organismo e prevenção de diversas doenças crônicas, como câncer, diabetes, obesidade e redução do colesterol.

Pesquisas feitas pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, indicam que cosumir alimentos compostos por amido resistente pode ajudar as pessoas a comer 10% menos calorias (uma média de 150 a 200 calorias a menos para mulheres) ao longo do dia, além de ajudar a queimar gorduras, principalmente na região abdominal. Isso, de acordo com o estudo, porque ele passa intacto pelo sistema digestivo e produz ácidos graxos que estimulam as enzimas a derreter a gordura ou, pelo menos, evitar que ela fique estocada na região abdominal. O amido resistente ajuda a evitar de estocar gordura, mas diz que não é a única solução. A queima de gordura abdominal é dependente de muitos outros fatores e não somente da ingestão de amidos resistentes, que têm baixo índice glicêmico, os quais fazem subir menos a insulina após a refeição, o que ajuda a não armazenar gordura abdominal.

O amido resistente pode ser encontrado em alimentos como feijão, cereais, batata cozida e resfriada (contém um tipo de amido resistente resultante do processo de cocção e resfriamento) e banana verde, que perde o amido se amadurece, portanto tem que ser verde.

A dica é consumir a banana verde, riquíssima nesse nutriente, da seguinte forma: usando farinha de banana verde, encontrada em lojas de produtos naturais, e que pode ser combinada com frutas, sucos, etc, ou biomassa de banana verde, que pode ser feita em casa ou encontrada também em lojas de produtos naturais. Existe até macarrão de biomassa.

Biomassa de banana verde:

Pegue 5 bananas verdes com casca, lave bem e coloque na panela de pressão. Encha a panela de aguá, coloque na pressão e após fazer vapor, deixe no fogo por mais 20 minutos. Deslique, tire as bananas da panela, descasque, amasse bem as polpas e misture um pouquinho de água quente para amolecer. A biomassa pode ser usada em sucos, shakes, no preparo de pães e comida, como feijão. O ideal é que pessoas adultas consumam 2 colheres de sopa por dia da biomassa, enquanto para crianças, o recomendado é ingerir uma colher de chá duas vezes ao dia.

Outros tipos de carboidratos também são importantes para a dieta. É o caso dos integrais. O carboidrato não é o vilão da dieta, o que atrapalha no emagrecimento é a quantidade e qualidade dos alimentos que são consumidos. O ideal é evitar carboidratos refinados, como farinha branca, açúcar e doces e priorizar os complexos, como os encontrados nos cereais integrais, além dos encontrados nas frutas, legumes e raízes.

Por que nunca deixar de consumir carboidratos?

Os carboidratos são um grupo de alimentos energéticos que devem representar cerca de 45 a 65% das calorias totais diárias. Eles são fontes de energia para o nosso cérebro e funcionamento do sistema nervoso central. Sem o consumo de carboidrato, há mais perda de massa magra do que de gordura. Sem a ingestão de carboidrato há perda de músculo, porque o corpo precisa da glicose que se não for conquistada pelo consumo de carboidrato, é retirada do músculo. Nesse caso, o corpo transforma a proteína em glicose e dessa forma, o metabolismo vai ficando lento e a pessoa vai ficando com dificuldade de perder peso.

Carboidrato simples X Carboidrato complexo

Carboidratos simples e refinados são encontrados em açúcares e farinha branca e podem ser considerados como calorias vazias, porque não tem nutriente. Eles são absorvidos rapidamente na corrente sanguínea e é a insulina a responsável por levar glicose para dentro das células. Se há ingestão exagerada de carboidratos simples, há muita glicose sendo absorvaida pelo organismo de forma rápida e produção excessiva de insulina, hormônio que forma gordura e inchaço. Já com o consumo de carboidratos complexos, como cereais, arroz integral, pão e macarrão integrais, a entrada de carboidrato e absorção pelo organismo acontece de forma mais lenta, o que significa que a insulina vai ser liberada aos poucos.

Pode comer carboidrato à noite?

Não é mito a recomendação de não consumir carboidrato à noite. O que acontece é que a insulina, produzida quando consumimos carboidrato para levar glicose para dentro das células, inibe a produção do hormônio GH, produzido pelo organismo quando dormimos e que é importante para reparar o organismo e tem papel fundamental na perda de peso e incremento de massa magra. Portanto, a dica é consumir mais alimentos integrais nesse período, que liber insulina aos poucos e ingeri-los, no mínimo, duas horas antes de dormir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...