segunda-feira

Leve seu próprio kit para a manicure e evite doenças


Muitas mulheres são fiéis às suas manicures, não só pela confiança, como também pela intimidade adquirida. Mas, com a correria do dia a dia, aquele salão na esquina do local de trabalho passa a ser uma solução rápida e atrativa – é aí que mora o perigo. É possível contrair HIV, hepatite B ou hepatite C por meio de um instrumento contaminado. Os danos são muito grandes.

O problema surge a partir da secreção ou do sangue que sai da mão ou pé de uma cliente. Aquele famoso “bife”, feito com uma picada de alicate, é a porta aberta para contágios, uma vez que muitos salões não esterilizam seus materiais.

E os cuidados com o ferimento também merecem atenção especial. Não pode encostar a ponta do remédio no machucado e fazer o mesmo na próxima cliente. É preciso estancar pressionando com algodão e realizar a limpeza com água e sabão. Além disso, lembre-se que a acetona não serve para esterilizar nem limpar ferimentos – ela apenas remove o esmalte.

O problema da contaminação não se dá exclusividade com os itens reutilizáveis. Lixas de unha, lixas de pé e palitos de madeira (usado para tirar o excesso do esmalte) também podem ser condutores de vírus, bactérias e fungos. Eles devem ser descartáveis, assim como o plástico que envolve a bacia para os pés. Se reaproveitados, podem causar manchas brancas nas unhas; deixá-las amareladas ou escuras; a cutícula pode inflamar e ter vermelhidão. Fora as verrugas ou olho de peixe no pé.

A única forma de evitar a contaminação é manter alicates, espátulas e palitos (de inox ou metal) durante uma hora, a 120 graus, na máquina esterilizadora autoclave. A estufa comum não adianta, chega a 70 graus no máximo, e a todo instante as manicures abrem a porta, o que atrapalha o processo.

A saída encontrada por alguns salões foi aumentar a quantidade de material para atender a demanda ao longo do dia. Os procedimentos também passaram a ser mais modernos, o potinho de água para mergulhar os dedos foi substituído por luvas e sapatilhas plásticas com creme emoliente de cutículas.

Leve o seu próprio kit

- Alicate de cutícula
- Alicate cortador de unhas
- Espátula de cutícula e raspador
- Palito (madeira ou metal)
- Lixa de unhas
- Lixa de pé
- Lixa polidora

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...