quinta-feira

O que consumir nos dias de folia




O Carnaval está chegando. São quatro dias de animação e muita festa. Mas para tudo correr bem, é preciso cuidar da alimentação. Afinal, não importa se você vai desfilar na avenida, pular com o trio elétrico, dançar no baile no clube ou seguir o bloco de rua, em qualquer uma destas opções a agitação é sempre intensa.


Para aguentar o pique com alegria e disposição, é fundamental se alimentar bem e beber muitos líquidos. Como durante a transpiração você elimina, junto com a água, muitos sais minerais importantes para o seu organismo, é preciso repor estes sais. Para isso, consuma sucos de frutas naturais, bebidas isotônicas e água de coco, além de água pura. Se for consumir bebidas alcoólicas, o ideal é intercalar com água e sucos, para balancear a glicose no organismo e não ficar com aquela sensação péssima de quem bebeu demais. Como o consumo de álcool causa desidratação, para curar a ressaca da quarta-feira de cinzas, não se esqueça, mais uma vez, de beber muita água.

Lembre-se, também, que não dá para ficar por aí pulando de estômago vazio, principalmente se estiver bebendo. Para garantir energia durante os quatro dias de folia, a melhor pedida são os alimentos ricos em carboidratos. Arroz, macarrão, batata, pães e cereais integrais são os principais. Caso você não possa fazer uma refeição completa, prefira uma massa simples com molho de tomate, por exemplo.

As refeições durante os dias de festa devem ser leves. Deve-se também evitar o consumo de sanduíches tipo cachorro quente e x-salada, que oferecem poucos nutrientes e muitas gorduras. Alimentos gordurosos e frituras prejudicam a digestão e provocam sono e desânimo, o que é péssimo para quem vai desfilar ou acompanhar o trio elétrico. Prefira as frutas, verduras e legumes, alimentos que são de fácil digestão e fornecem vitaminas e sais minerais para o corpo. Procure evitar também alimentos que causam formação de gases, que causam cólicas e outros desconfortos, como feijão, ovo, brócolis, couve-flor, repolho, doces e refrigerantes.

Já quem não pretende nem colocar os pés em casa para comer pode investir em um lanche de pão integral com queijo branco e peito de peru. Aqueles pacotinhos de biscoitos integrais e as frutas secas, como damasco, ameixa, uvas passas e banana, ótimas alternativas para repor o potássio perdido pelo suor, também são boas opções.

O açaí é outra ótima opção para esta época do ano porque possui alto teor energético. Servido com ou sem granola, xarope de guaraná ou frutas, o alimento fornece ferro, fósforo, cálcio, potássio e vitaminas E e B1, além de muitas fibras. Perfeito para repor as energias, o glicogênio muscular e impedir a perda de massa magra, além de tudo, o açaí é uma delícia.

Cuidado extra com os lanchinhos na beira da praia

É claro que todo mundo sabe que comida estraga, mas não custa dar um alerta especial para esta época do ano, já que, devido ao calor, os riscos de intoxicação alimentar são grandes. Muita gente quer aproveitar tanto a folia que acaba se alimentando na rua mesmo, comprando lanches de barraquinhas e ambulantes.

A questão é que se não forem bem manipulados e conservados, estes lanchinhos podem trazer sérios riscos de infecção estomacal, além de provocar doenças sérias, como hepatite. Isso acontece porque, nesse período de muito calor, os alimentos, conservados e manipulados de forma errada, ficam mais expostos.

A verdade é que nenhum alimento perecível deve permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas porque após este período as bactérias multiplicam e causam intoxicação, por isso, tome cuidado. No caso das bebidas, apenas confira se os lacres não estão violados

Cardápio para o Carnaval

Confira uma sugestão de cardápio especial para os dias de folia. O principal é:

Café da manhã: pão integral com queijo branco, suco de frutas e iogurte com granola são bem indicados.

Almoço: Salada de folhas variadas, cenoura e tomate (temperada com sal, azeite e limão), espaguete ao sugo, filé de frango grelhado e fatias de abacaxi como sobremesa.

Jantar: depois de uma noitada, para recuperar-se do desgaste, invista no tradicional "sopão da madrugada" preparado com muitos legumes, como cenoura, batata, mandioca, abobrinha, chuchu e batata doce. Torradas integrais podem acompanhar a sopa, que repõe, de forma leve e saudável, as energias gastas horas antes.

Dicas para aguentar a folia

- Hidrate o organismo com muita água, intercalada com água de coco, sucos naturais e bebidas isotônicas;
- Faça refeições leves e nutritivas, com muitas frutas, verduras e legumes, que fornecem vitaminas e sais minerais para o organismo;
- Evite o consumo de sanduíches tipo cachorro quente, x-salada, entre outros, e de alimentos gordurosos e frituras, que prejudicam a digestão e provocam sono e desânimo;
- Evite também alimentos que causam formação de gases, cólicas e outros desconfortos. São eles: feijão, ovo, brócolis, couve-flor, repolho, doces e refrigerantes;
- No caso das bebidas, se for beber algo alcoólico, não esqueça de intercalar com água e sucos naturais. Dessa forma você dá uma balanceada na glicose e não fica com aquela sensação péssima de quem bebeu demais;
- Depois da festa, na quarta-feira de cinzas, é hora de desintoxicar. Para isso, consuma muitas frutas, verduras e saladas e beba muita água, pelo menos dois litros distribuídos pelo dia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...