segunda-feira

Dieta x disposição


Você é daquelas pessoas que não tem muita disposição para dar conta da correria do dia a dia? Ou ainda gostaria de ter um desempenho melhor durante a atividade física? Pois saiba que investir na alimentação correta pode te ajudar a manter o pique. Estudos já comprovaram que certos alimentos têm esse poder e pesquisas relacionadas ao tema são feitas com freqüência. A novidade da vez, divulgada recentemente, é que o espinafre e a beterraba podem ajudar a potencializar a performance durante o exercício físico.

Na pesquisa realizada pelo Instituto Karolinska, na Suécia, os voluntários receberam um suplemento com uma quantidade equivalente a duas beterrabas ou um maço de espinafre, durante três dias. No quarto dia, os participantes tiveram que pedalar em uma bicicleta ergométrica e conseguiram gastar de 3 a 5% menos de oxigênio necessário para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico.

Já em um outro estudo feito na Universidade de Exeter, na Inglaterra, pesquisadores usaram suco de beterraba para comprovar que o alimento influencia na melhora da disposição. É que eles deram meio litro de suco de beterraba para ciclistas antes do treino, durante seis dias e, de acordo com a pesquisa, conseguiram aumentar em 16% a distância percorrida.

Mas qual é a explicação? É que, de acordo com os pesquisadores, esses dois alimentos são ricos em nitrato, substância que age sobre a mitocôndria (organela responsável pela respiração celular). As pessoas que consumiram nitrato produzem mais moléculas ricas em energia (ATP), com menor consumo de oxigênio. Assim, quanto mais eficiente a produção de ATP dentro da mitocôndria, maior a produção de energia dentro de cada célula. Para simplificar, é como se consumindo esses alimentos, estivéssemos colocando combustível nos músculos.

Porém ainda há controvérsias sobre o assunto. Também deve-se estudar com mais cautela esse dado. Os nitratos são substâncias tóxicas e cancerígenas que advém dos agrotóxicos e de solos contaminados. Os dois alimentos ajudam sim na disposição, mas por outro motivo, diferente do que foi apontado pelas pesquisas. É que eles são ricos em ferro, que se acoplam às hemácias e fornecem energia em forma de oxigênio.

Independente da explicação científica, é certo que o espinafre e a beterraba ajudam a dar mais pique e para isso, o ideal é que seja consumida uma porção média de beterraba e um prato de sobremesa ao dia. Para quem pratica exercício físico,  o melhor é comê-los antes do treino. Cerca de 15 minutos antes de se exercitar é suficiente.

Outros alimentos que ajudam a manter o pique

Alimentos ricos em magnésio e em vitaminas do complexo B são importantes para dar disposição. O magnésio pode ser encontrado em frutas, verduras, hortaliças verde-escuras, cereais integrais, nozes castanhas, amêndoas, semente de gergelim e girassol, quinoa, tofu e queijo de soja. O Magnésio é um mineral importante no metabolismo da glicose e na produção de energia celular, além de estar presente no relaxamento e contração musculares. Aproximadamente 30% do magnésio existente no organismo adulto se encontra nos músculos.

Carnes, laticínios, cereais integrais e sementes são ricos em vitaminas do complexo B que participam, juntamente com as enzimas, de vários processos metabólicos, especialmente aqueles relacionados ao metabolismo energético. Atuam na melhora da circulação e metabolismo de carboidratos, auxiliando ainda na remoção de dióxido de carbono (CO2) dos tecidos, reduzindo câimbras e a fadiga muscular. Esses alimentos devem ser consumidos ao longo do dia e incluídos nas principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).

Banana, pães integrais, castanhas e batata doce como alimentos recomendados para quem quer melhorar a performance durante a atividade física. Eles agem transformando a glicose em fonte energética. Na prática, a glicose entra na célula e fornece energia de rápido consumo, por isso, o ideal é consumi-los até 30 minutos antes da atividade física.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...