quarta-feira

Fucus é uma Alternativa Segura à Soja Transgênica para a Saúde das Mulheres


O Fucus (Fucus vesiculosus), uma alga marrom semelhante a algas marinhas, recebe o seu nome devido aos sacos de ar que mantêm a planta flutuando na água fria do mar. O Fucus vesiculosus é uma grande fonte vegetal de iodo que é essencial para o corpo humano, mas o corpo não pode produzir por conta própria. O iodo é necessário para a glândula tireoide fazer o seu trabalho. Sem iodo, a tireoide não pode produzir hormônios suficientes. Isto é especialmente importante na saúde das mulheres porque uma das consequências de uma tireoide com baixo desempenho, é a incapacidade de ovular. Durante a gravidez, a baixa função da tireoide pode causar hipertensão arterial na mãe, e diminuição da função mental no bebê.


O iodo também é usado para tratar a doença fibrocística da mama em mulheres, que é uma das principais causas de câncer de mama. De acordo com um estudo de 2004 publicado na BMC Complementary and Alternative Medicine, o Fucus vesiculosus desempenha de forma semelhante à soja na regulação de hormônios sexuais femininos. Devido a isso, o Fucus vesiculosus pode ser considerado uma alternativa segura para a soja transgênica para apoiar a saúde das mulheres.

O Fucus vesiculosus reduz o colesterol e regula os hormônios sexuais em mulheres em risco de cânceres relacionados ao estrogênio

Em 2004, os cientistas exploraram por que as mulheres em culturas ocidentais desenvolveram cânceres relacionados com o estrogênio em um ritmo mais rápido do que as mulheres em culturas orientais. Os cientistas supõem que a taxa muito mais elevada de consumo de algas nos países asiáticos pode oferecer uma explicação. Os pesquisadores sabiam que o Fucus vesiculosus e outras algas reduziram os níveis de colesterol no sangue. Eles também sabiam que os níveis mais baixos de colesterol ajudavam a regular os níveis de hormônios sexuais nas mulheres. Os cientistas decidiram testar se o Fucus vesiculosus, uma parte comum da dieta da mulher asiática, ajudou a regular os ciclos menstruais mensais das mulheres e a equilibrar os hormônios sexuais femininos. Em particular, os pesquisadores queriam descobrir se o Fucus vesiculosus e as algas marinhas em geral seriam benéficos para as mulheres que estavam em risco de estrogênio relacionados com cânceres e outras doenças.

Quando as mulheres em idade fértil com história de problemas menstruais e ciclos menstruais muito leve e curtos aumentaram o consumo de Fucus vesiculosus, eles notaram que seus períodos mensais foram consideravelmente mais longos. Entre as mulheres em risco de cânceres relacionados com o estrogênio, uma dose diária de 1,4 g (cerca de um quarto de colher de chá) de Fucus vesiculosus, reduziu significativamente os níveis de estrogênio e aumentou os níveis de progesterona. A progesterona é o hormônio sexual feminino que prepara o revestimento do útero para um óvulo fertilizado a cada mês. Sem um nível saudável de progesterona, uma mulher não pode conceber e sustentar uma gravidez.

O Fucus vesiculosus poderia substituir a soja para promover a saúde das mulheres?

As principais preocupações sobre a soja transgênica produzida nos EUA fizeram muitas mulheres procurarem alternativas seguras para a soja que promove a saúde das mulheres. Além disso, o Fucus vesiculosus também pode ajudar as mulheres com a perda de peso se o ganho de peso está relacionado com problemas da tireoide. Ele faz isso porque o iodo estimula a glândula tireoide para ajudar a regular o metabolismo.

O Fucus vesiculosus é um antioxidante que reduz os radicais livres conhecidos por desencadearem o crescimento de células de câncer de mama. Conforme demonstrado acima, o Fucus vesiculosus parece regular os hormônios sexuais femininos de forma semelhante à soja. A alga pode ser considerada como uma substituta segura para os produtos de soja.

Referências: 

Medline Plus: Iodine
Ovulation Calculator: Progesterone and Fertility
Prime: The effect of Fucus vesiculosus, an edible brown seaweed, upon menstrual cycle length and hormonal status in three pre-menopausal women: a case report.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


[Estudos] Vinagre de Maçã Pode Ajudar a Regular o Açúcar no Sangue, Gordura Corporal e Mais






76 Maneiras do Açúcar Acabar com sua Saúde







Fontes:
- Natural News: Bladderwrack is a safe alternative to GMO soy to support women's health

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...