segunda-feira

[Estudo] Bicarbonato de Sódio é o Mais Eficaz na Remoção de Resíduos de Pesticidas


Os produtos frescos, como frutas e vegetais, podem exigir mais do que uma lavagem tradicional sob a torneira, uma vez que os pesticidas tóxicos podem permanecer. No entanto, um estudo publicado no  Journal of Agricultural and Food Chemistry revelou que o humilde bicarbonato pode ser a solução perfeita para eliminar os pesticidas nocivos. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Massachusetts realizou um estudo sobre as maçãs gala para avaliar a eficácia do bicarbonato de sódio na limpeza das frutas.


Como parte do estudo, a equipe de pesquisa aplicou dois pesticidas comuns, o tiabendazol e o phosmet em maçãs gala orgânicas. O tiabendazol é um fungicida que já foi notado anteriormente por sua capacidade de penetrar em cascas de maçã. O phosmet é um insecticida popular, dizem os especialistas. Os cientistas então lavaram as maçãs contaminadas com três líquidos diferentes, que incluem: água da torneira, uma solução de bicarbonato de sódio/água e uma solução de hipoclorito de sódio aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. A solução de hipoclorito de sódio é o líquido mais utilizado na limpeza de produtos agrícolas.

Os resultados revelaram que tanto a água da torneira quanto a solução de hipoclorito de sódio não mostraram eficácia na remoção dos pesticidas das maçãs mesmo após a lavagem das frutas por até dois minutos. No entanto, os pesquisadores observaram que a solução de bicarbonato de sódio foi altamente eficaz na eliminação dos produtos químicos tóxicos. De acordo com o estudo, a solução de bicarbonato ajudou a remover 80 por cento do tiabendazol das maçãs após 12 e 15 minutos. Da mesma forma, os cientistas observaram que a solução de bicarbonato de sódio eliminou 96 por cento do phosmet durante o mesmo período.

De acordo com os pesquisadores, a grande diferença na remoção química pode ser devido à maior absorção de tiabendazol. Os dados das imagens de mapeamento revelaram que o tiabendazol penetrou nas maçãs com até 80 micrômetros de profundidade, enquanto o phosmet conseguiu fazê-lo a uma profundidade de apenas 20 micrômetros.

Soluções de bicarbonato de sódio que ajudam a remover os pesticidas indesejados

Um artigo publicado no site Do It Yourself apresenta duas soluções de bicarbonato de sódio que podem servir como agentes de limpeza naturais para frutas e vegetais frescos. Essas misturas incluem:

* Bicarbonato de sódio e vinagre branco - O artigo sugere a preparação de cerca de meia xícara de água em uma panela, em seguida, adicione uma xícara de vinagre branco e cerca de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. O artigo também recomenda a adição de 20 gotas de extrato de semente de toranja à solução e transferir a mistura para uma garrafa spray. A solução pode ser usada em qualquer fruta ou vegetal, incluindo espinafre, alface e brócolis.

* Bicarbonato de sódio e suco de limão - O artigo também recomenda misturar uma colher de sopa de suco de limão e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio que são diluídas em um copo de água. O produto agrícola pode ser embebido na solução por até alguns minutos e depois enxaguado.

Da mesma forma, o artigo enumera outros métodos naturais na eliminação de pesticidas. De acordo com o artigo, as pessoas podem usar uma solução de sal marinho - feita a partir de uma colher de chá de sal marinho fino diluído em uma xícara de água - para imersão de legumes, como alface e repolho, entre cinco e 10 minutos antes de enxaguar com água corrente.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



5 Usos para o Bicarbonato de Sódio para a Saúde







Mistura de Vinagre de Maçã e Bicarbonato de Sódio Dissolve as Pedras dos Rins Naturalmente






Fontes:
Natural News: Do you wash your produce? Old fashioned baking soda found to be the most effective at removing pesticide residue
Science Daily: A better way to wash pesticides off apples
Do It Yourself: How to Properly Remove Pesticides on Produce

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...