domingo

5 mitos sobre a caspa


Por mais que se fale a respeito da caspa, nunca parece ser o suficiente, pois sempre resta pelo menos uma dúvida. Ou seja, nunca é demais esclarecer mais mitos sobre o assunto. Selecionamos cinco dúvidas que continuam persistindo para a Academia Internacional de Dermatologia Cosmética esclarecer as respostas. Confira.

Mito: caspa é doença
A caspa, ao contrário do que muitos pensam, não é doença e nada tem a ver com falta de higiene. Ela é um estado do couro cabeludo. Outros dois pontos que precisam ser esclarecidos: caspa não é contagiosa e não existe uma cura definitiva, o que existe é um controle de suas causas.

Mito: caspa é exclusivamente hereditária
A caspa tem influência genética, mas em boa parte das vezes ela aparece decorrente de ações da própria pessoa. São elas: alimentação inadequada, consumo excessivo de álcool, estresse físico e psíquico, além de agressões externas como o uso em excesso de secador e chapinha para alisamento capilar, alta exposição ao sol e uso de água muito quente durante o banho. Essas ações estimulam a produção de sebo no couro cabeludo, aumentando as chances do desenvolvimento da caspa.

Mito: só existe um tipo de caspa
Dependendo das características do couro cabeludo, a caspa pode aparecer de duas formas diferentes. Nas pessoas com couro cabeludo seco, o tipo comum é aquele composto por pontinhos brancos, que ficam presos no cabelo ou então evidentes em roupas escuras. Já quem tem o couro cabeludo oleoso é obrigado a conviver com a caspa em forma de pequenas placas de pele que ficam grudadas na cabeça por causa do excesso de oleosidade.

Mito: caspa é mais comum em cabelos escuros
Não há qualquer estudo que comprove esta afirmação. O que acontece é que a caspa normalmente é mais visível em cabelos escuros, por conta da cor clara da pele descamada.

Mito: o ideal é alternar o xampu anticaspa com o xampu comum
O certo é usar o xampu anticaspa em todas as lavagens. A alternância com produtos comuns diminui a eficácia dos agentes anticaspa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...