terça-feira

Os benefícios da linhaça


Que tal enriquecer sua alimentação com uma semente que ajuda a emagrecer, tem o poder de controlar a diabetes, auxilia no bom funcionamento do intestino, contribui para uma pele mais saudável e ainda faz uma "faxina" nas artérias? Então aposte na linhaça e tire proveito dos seus benefícios. E para te ajudar a incluir esse alimento no seu cardápio, aqui você confere cinco receitas à base de linhaça, tiradas do livro "A dieta da linhaça", da editora Abril.


Na verdade, a linhaça tem em sua composição "gorduras do bem": as monoinsaturadas e as poli-insaturadas (ômegas 3 e 6). Elas trabalham pela redução do LDL, o mau colesterol, e ainda contribuem para a saúde cardiovascular. Por conta da presença do ômega 3 é que podemos dizer que o alimento limpa as artérias. Tudo porque tem propriedade anti-inflamatória e ajuda a evitar o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Também podemos dizer que a linhaça é boa aliada das pessoas que querem perder peso. A semente é bastante eficaz no controle do apetite. A principal razão para isso está nas fibras presentes no alimento, que ocupam bastante espaço no estômago e impedem que ele seja esvaziado rapidamente. Sem contar que as fibras também estimulam a produção de hormônios ligados à saciedade, que avisam ao cérebro que a barriga está cheia.

Quanto mais fibras consumimos, melhor funciona nosso intestino. Por isso a linhaça é tão eficaz nesse sentido. É que o grupo das insolúveis equivale a dois terços do teor de fibras da linhaça e facilita o trabalho do intestino.

As fibras presentes na linhaça também servem para controlar a diabetes. Isso porque elas dão uma força para evitar picos de glicose no sangue. As fibras solúveis e insolúveis, presentes na semente contribuem para redução da absorção do açúcar no intestino.

Os tipos de linhaças

Podemos consumir a linhaça de diferentes maneiras: pode ser o óleo de linhaça, a semente e ainda a farinha. Não dá para falar qual é melhor ou pior. O que importa na hora da escolha é o seu objetivo e de que forma vai usá-la. Se for fazer uma receita de bolo, melhor deixar o óleo de fora. Se precisa aumentar a ingestão de fibras, aposte na farinha. Confira algumas dicas:

A semente da linhaça pode ser encontrada no mercado como dourada ou marrom. A dourada é um pouco mais calórica: 2 colheres de sopa tem 58 kcal contra 55 kcal da semente marrom, mas, por outro lado, apresenta mais fibra e proteína. A semente pode ser consumida em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, além de ser acrescentada à massa de pães e bolos.

Já o óleo de linhaça é amarelado e tem um sabor um pouco amargo. Mas a concentração de gorduras benéficas é muito maior no óleo do que nas sementes e farinha. Por outro lado, não tem fibras. De acordo com estudos, o óleo de linhaça ajuda a diminuir coágulos na corrente sanguínea e alivia condições inflamatórias. Além disso, contribui para a manutenção da massa muscular. Para acrescentá-lo no cardápio, a dica é incluí-lo em saladas ou um prato quente. Um fio já é suficiente. No caso do prato quente, ele pode ser usado como tempero, mas só depois que estiver pronto.

A farinha de linhaça está disponível em três tipos: a marrom integral, a dourada e a marrom desengordurada. De acordo com estudos relatados pelas autoras da obra, todas elas reduzem o índice de massa corporal, afinam a cintura e varrem gorduras dos vasos. A dourada, porém, promove maior redução da pressão arterial. Já a desengordurada é mais eficiente para aplacar a fome. O ideal é consumir 4 colheres de farinha por dia. Nesse caso, ou você pode triturar as sementes em casa ou comprar já pronta em lojas de produtos naturais.

Se optar por triturar em casa, triture a quantidade de semente que for usada no dia. Isso ajuda a conservar as gorduras do bem, que são sensíveis ao oxigênio, à luz e ao calor. Se for comprar as industrializadas, armazene o produto em um recipiente escuro, bem fechado e dentro da geladeira.

É importante frisar que a linhaça não faz milagres. O ideal é manter uma alimentação balanceada, incluindo a semente, e praticar atividade física.

Confira algumas dicas de receitas, retiradas do livro "A dieta da linhaça":



Pão integral de linhaça

Ingredientes
4 ovos
1/2 xícara de chá de gérmen de trigo
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de linhaça moída
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 1/2 xícara de chá de leite morno
1 colher de sopa cheia de margarina
3 colheres de sopa de gergelim

Preparo
Reserve 1 gema de ovo para pincelar a massa ntes de assá-la. Em um recipiente, misture os outros ovos e todos os ingredientes secos. Acrescente o leite aos poucos, até que a massa não grude nas mãos. Sove bastante e deixe crescer por meia hora, de preferência dentro do forno desligado. Divida a massa em dois pedaços e abra com o rolo. Coloque em duas fôrmas untadas com margarina e deixe crescer por mais 20 minutos. Pincele a gema batida e polvilhe com gergelim. Asse em forno médio-alto, por cerca de 30 minutos.

Patê de tomate seco com linhaça

Ingredientes
1 xícara de chá de tomates frescos maduros picados
1 xícara de chá de tomates secos
1 colher de chá de linhaça hidratada. Para isso, deixe de molho na água por, no mínimo, oito horas
1/2 colher de café de sal
1/4 de xícara de chá de água de coco verde
1 colher de sopa de manjericão fresco picado

Preparo
Bata no liquidificador os tomates (frescos e secos), a linhaça, o sal e a água de coco. Por último, coloque o manjericão e dê uma leve triturada.

Biscoito doce de aveia e linhaça

Ingredientes
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/4 xícara de chá de farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de linhaça moída
3 ovos
1/2 xícara de chá de margarina ou manteiga
1 xícara de chá de farinha de aveia
2 colheres de sopa de canela em pó
1 1/4 xícara de chá de frutose

Preparo
Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Molde os biscoitos com ajuda de uma colher e coloque para assar em fôrma untada até ficar dourado.

Brownie sem farinha com linhaça

Ingredientes
75g de açúcar
80g de coco ralado fresco ou seco
5 ovos
60g de cacau em pó
60g de manteiga
1/2 xícara de chá de gel de linhaça. Para isso, deixe de molho por uma noite 200 ml de semente em 1 litro de água. Bata a água e as sementes no liquidificador para obter o gel.

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma fôrma untada e asse por 25 minutos.

Molho pesto com linhaça

Ingredientes
50g de folhas de manjericão e rúcula
100 ml de azeite extravirgem
sal a gosto
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de parmesão ou queijo gouda ralado na hora
5 unidades de castanha-do-pará quebradas grosseiramente
2 colheres de sopa de semente de linhaça levemente tostadas

Preparo
Branqueie as hortaliças em água fervente e joque-as rapidamente na água fria. Seque as folhas e reserve. Em um liquidificador, adicione o azeite, o sal e o alho. Coloque as folhas verdes e bata rapidamente. Adicione o queijo, as castanhas e a linhaça e pulse rapidamente com ajuda de uma espátula. Armazene em local seco e escuro na geladeira. Coloque sobre uma massa de sua preferência

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...