quarta-feira

Tratamento para acabar com as manchas do rosto


Os dermatologistas garantem: o melasma é um dos problemas de pele mais difíceis de tratar. Ele é caracterizado por pequenas manchas acastanhadas e irregulares que aparecem com mais frequência no rosto e se concentram nas bochechas, na testa, em cima do lábio ou embaixo dos olhos. Apesar de não ser fácil curar, nós vamos mostrar quais são os tratamentos mais eficazes, que prometem dar fim a esse problema.

Na verdade, não há uma causa específica para esse tipo de mancha, mas sabe-se que alguns fatores contribuem para o surgimento delas. Alterações hormonais, como gravidez e uso de anticoncepcional, assim como exposição ao sol, podem desencadear o melasma. Por isso, as mulheres são as mais afetadas e é mais comum nas latino-americanas e orientais.

Como prevenção, é indicado o uso de protetor solar diariamente, mesmo sem exposição direta ao sol. E ainda assim, mesmo com proteção, o calor e a luz visível podem agravar o problema. O mormaço piora a situação e o filtro solar não protege contra calor e luz visível. Por isso, o ideal é evitar se expor.

O tratamento deve ser feito de forma gradual. As manchas têm células de memória. Isso quer dizer que os tratamentos para clareá-las até funcionam, mas tendem a voltar. Quanto mais rápido o tratamento, mais rápido a mancha volta, portanto o clareamento deve ser progressivo e lento.

O dermatologista afirma que uma nova técnica para tratar o melasma foi desenvolvida na Universidade de Harvard e a perspectiva é que seja 25 a 30% mais eficiente do que os tratamentos já existente.

O que acontece é que os cremes e clareadores usados hoje para tratar o melasma não conseguem atingir a camada mais profunda da pele e resolvem o problema apenas superficialmente. E os lasers, como luz pulsada e fracionado, se usados isoladamente acabam pigmentando mais a pele.

O novo procedimento, que leva o nome de infusão dérmica de substâncias, consiste na associação de laser e cremes clareadores. É que os pesquisadores de Harvard comprovaram que os lasers são capazes de levar às profundezas da pele medicações que de outra forma não conseguiram penetrar.

Com essa nova técnica, o laser fracionado é aplicado na pele e ela fica cheia de micropontinhos. No dia seguinte, o ideal é aplicar cremes clareadores, como ácido kógico e hidroquinona, que penetram mais facilmente na pele através dos microfuros causados pelo laser. Antes, os lasers eram uma opção de tratamento isolada porque os médicos tinham medo de combinar outros tratamentos por conta da ação do laser ser muito agressiva. O máximo que recomendávamos eram produtos hidratantes e calmantes. Esse estudo de Harvard veio para provar o contrário.

Outra inovação eficaz para combater o melasma, é investir no peeling de Krulig, um tratamento despigmentante, indicado para a eliminação de manchas da face. O procedimento descama a pele e deixa um pouco avermelhada. O recomendado é que seja feito uma vez por mês, em 4 sessões. O ideal é associar o peeling com creme clareador indicado pelo dermatologista.

Para manutenção dos resultados e para evitar que as manchas voltem a aparecer no rosto, a especialista indica uma sessão de luz pulsada de baixa energia a cada 2 ou 3 meses, porque estimula o colágeno e impede que o melasma reapareça.

Para quem sofre do problema, também é recomendado o uso diário de filtro solar com cor e filtro solar via oral, como Inneóv Solar. Para quem vai à praia, é indiado tomar até dois comprimidos orais que protegem do sol.

Outro bom coadjuvante é aplicar vitamina C líquida e concentrada todo dia de manhã na pele do rosto. Isso ajuda a controlar mais os melasmas, a vitamina C inibe a ação do tirosinase, uma enzima relacionada à produção de melanina, além de ter efeito antioxidante.

Veja os ativos mais usados para combater o melasma:

Hidroquinona: este é o ativo mais usado para clarear manchas como melasma. Ela age na tirosinase, uma enzima relacionada à produção de melanina, provocando sua inibição. Ela é derivada do fenol e sua utilização para tratamento do melasma deve ser na concentração de 4 a 5%. Ela é, porém, bastante irritante.

Ácido Kógico: É um derivado do arroz que também inibe a ação da tirosinase. É pouco irritante e pode ser associado a outras substâncias na concentração de 0,5 a 2%.

Arbutin: é um derivado metabólico da hidroquinona, que inibe a tirosinase e pode ser usado de 2 - 4% provocando menor irritação que a hidroquinona.

Ácido azelaico: é um ácido dicarboxilico que compete com a tirosinase inibindo sua atividade. Sua ação também é antioxidarnte, preconizando-se a dose de 20%.

É impostante reforçar que esses são alguns dos ativos clareadores mais usados nos cremes manipulados que combatem o melasma. Porém, é o dermatologista que vai indicar a melhor fórmula para seu caso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...