sábado

Conheça os mitos sobre dieta


Existem alguns mitos que interferem na rotina de alimentação dos brasileiros. Aquele monte de truques infalíveis pra emagrecer e crenças em torno dos alimentos nem sempre são verdadeiros. Embora algumas suposições sejam verdadeiras é preciso ficar alerta e manter uma alimentação saudável e adequada.


- Cortar os carboidratos após as 18 horas ajuda a emagrecer?

Depende muito da rotina diária de cada um. Se o paciente faz atividade física à noite, precisa de carboidrato após o treino. Se é sedentário, é bom reduzir os carboidratos à noite, aproximadamente 5 horas antes de dormir para evitar um pico de insulina durante o sono. Mas se a pessoa é diabética, outros cuidados são necessários.

- É verdade que gelatina emagrece e elimina celulite?

Não há nada comprovado que colágeno exógeno (gelatina) se transforme em colágeno endógeno. Não há relação com melhora de celulite com ingestão de gelatina, mas existem tratamentos que estimulam a produção de colágeno.

- Beber mais de 2 litros de água por dia é importante?

O cálculo de ingestão de água é individual. A quantidade diária é de 35ml de água por quilo de peso. Beber água hidrata o organismo. Se você está bem hidratado, consegue levar adiante um plano de reeducação alimentar com mais facilidade.

- Tomar sopa todos os dias durante uma semana faz bem para o organismo?

Também não há nada comprovado, até porque existem diferentes sopas (baixas em calorias ou altamente calóricas). A mastigação é fundamental para estimular o centro de saciedade no cérebro e deixar o individuo satisfeito por mais tempo.

- Tomar suco de um limão pelas manhãs emagrece? E água morna?

Muitas pessoas costumam tomar pelas manhãs suco de um limão com água morna para emagrecer, mas não existe nada comprovado.

- Beber água durante as refeições faz mal?

Sim. Qualquer líquido durante as refeições dilui as enzimas digestivas, o que prejudica a digestão.

- Qual a diferença entre sal light e marinho?

O sal marinho é o sal sem refinamento, ou seja, integral. O uso excessivo de sal pode agravar determinadas doenças, como a hipertensão arterial. Nesses casos, sugiro o uso do cloreto de potássio em vez de cloreto de sódio. O cloreto de potássio é comercializado pelo nome de sal diet ou sal light (contém 50% de cloreto de potássio e 50% de cloreto de sódio). Ele tem um sabor salgado um pouco mais acentuado e deve ser utilizado por recomendação de um nutricionista ou médico.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...