sexta-feira

Saiba como evitar os pelos encravados


Verão e pelos encravados definitivamente não combinam. É que não é nada agradável colocar o biquini e ficar com aquelas marquinhas à mostra. Isso sem contar que, quando inflamadas, incomodam bastante. Por isso, nós vamos ensinar dicas de como evitar o problema e, se preciso, solucioná-lo.

Algumas pessoas têm mais tendência a ter pelos encravados do que outras. Isto por conta da determinação genética. Algumas pessoas têm tendência de encurvar os pelos, ou seja, ele não chega a sair pelo poro e entra novamente para a pele causando inflamação.

Outras causas bastante comuns são quando ocorrem obstruções dos poros por onde saem os pelos, que podem acontecer por conta de células mortas recobrindo a saída, inflamação causada por depilação ou ainda atrito por roupas justas.

Para evitar o problema, o ideal é fazer depilação a laser. Com o tratamento, há redução importante dos pelos e diminuição da tendência de encravá-los. Mas para quem não tem condições para financiar o procedimento, que não costuma ser dos mais baratos, a dica evitar roupas justas que promovam muito atrito, principalmente calças jeans muito coladas ou blusinhas muito agarradas, já que axilas e virilha são as regiões do corpo em que mais se encravam pelos. Uma boa alternativa também é usar roupas de tecido sintético.

Outra coisa simples que pode ser feita é esfoliar o corpo alguns dias antes de fazer depilação para desobstruir os poros. A dica é massagear o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar mascavo. A esfoliação pode ser feita também com 2 colheres de aveia para uma de mel e aplicada antes do banho. Mas atenção: a esfoliação não pode ser feita se a pele estiver inflamada.

Para a escolha do tipo de depilação não há uma regra. É necessário que se avalie o método que traumatiza menos o pelo em cada paciente. Para isso, os métodos a serem utilizados podem ser através do uso da cera (geralmente pouco recomendado por ser o mais agressivo), de aparelhos que tracionam o pelo, cremes depilatórios ou raspagem com lâmina, que deve ser feita no sentido do crescimento dos pelos.

Em casos de pelos encravados inflamados, não é recomendado que a pessoa cutuque ou esprema. Se for um quadro leve, as loções ou géis pós depilação por conterem substâncias calmantes anti-inflamatórias resolvem o problema. Em casos mais inflamados, o ideal é consultar um dermatologista para uso de medicamentos mais fortes contendo antibióticos. Também indicado, banho de chuverinho de água morna na região. A água do chuverinho bate na inflamação, drena e alivia.

Para aquelas que ficaram com cicatrizes e manchas por conta da inflamação, o jeito é recorrer a tratamentos com ácidos clareadores ou até peelings, mas é o dermatologista que deve indicar qual a melhor solução.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...