segunda-feira

Tire todas as suas dúvidas sobre coloração caseira


As prateleiras das perfumarias e farmácias estão repletas de tinturas para uso caseiro, mas nenhuma caixinha descreve os possíveis desastres que a coloração aplicada de forma inadequada pode causar. Se você prefere colorir o cabelo em casa mas o resultado sempre passa longe do desejado, confira alguns conselhos.


Por que o meu cabelo nunca fica igual ao cabelo da modelo da caixinha?
Comprar a tintura pela foto é o erro mais comum cometido pelas aspirantes a coloristas. O seu cabelo dificilmente ficará da mesma cor apresentada na embalagem do produto. Na grande maioria dos casos, o resultado da coloração funciona da seguinte forma: sua cor natural ou de fundo + cor da tinta que escolheu = cor final depois da coloração. Para não ter surpresas, faça um teste. Escolha uma cor e aplique só em uma mechinha bem escondida. Lave, seque e confira o resultado. Gostou? Então pode comprar outro produto igualzinho e aplicar no cabelo todo. Você vai gastar um pouco mais, contudo será poupada de surpresas desagradáveis.

Qual é a diferença entre tonalizante e tintura?
O tonalizante é mais suave do que a tintura. Geralmente, a fórmula não leva amônia, por isso é indicado para pessoas que têm muita sensibilidade aos agentes químicos. Mas, exatamente por ser mais fraco, ele dura menos – cerca de 20 lavagens. O tonalizante não é eficiente para cabelos muito brancos e nem clareia os fios. A tintura, por outro lado, é potente, porém mais agressiva também.

Tenho cabelo escuro e quero clarear um pouco. Devo usar tintura ou tonalizante?
Use tintura. O tonalizante não clareia os fios, e, se aplicado em tom muito claro, pode manchar o cabelo todo. Para quem deseja ficar loira, a recomendação é procurar um profissional. O clareamento ombré é uma opção sutil e elegante para suavizar a cor e ganhar luminosidade.

Posso usar tonalizante para cobrir os fios brancos?
Pode, mas não é a escolha ideal. Se você tiver mais do que 50% dos cabelos brancos, o tonalizante será ineficiente. Outro problema provável é o cabelo escurecer parcialmente e ficar amarelado.

Por que é melhor tingir o cabelo com ele sujo?
A raiz um pouco mais oleosa protege o couro cabeludo. Além disso, a divisão das mechas é facilitada. Mas não é necessário estar com o cabelo sujo, apenas um pouco mais “pesado” que o natural.

Como é a aplicação correta da tintura?
Divida e prenda o cabelo em quatro partes para facilitar o trabalho. Aplique a cor nas raízes, separando os cabelos em mechas finas. Em seguida, puxe a coloração para as pontas com a ajuda do bico do aplicador ou com um pente fino.

Qual é o jeito certo de retocar a raiz?
Comece pela região onde há mais cabelos brancos, geralmente nas têmporas. Só puxe o produto para as pontas se a cor do comprimento estiver feia ou saturada. A aplicação de tinta em todo o cabelo deve ser feita, no máximo, três vezes ao ano.

Como proteger a pele antes de aplicar a tintura?
Procure em farmácias por sílica protetora. Na falta, use creme de barbear.

Como clarear o cabelo tingido de escuro?
“Apagar” a coloração escura não é fácil. O procedimento necessário é o de decapagem, uma prática complexa que envolve água oxigenada, pó descolorante e pigmentos na medida. Quer um conselho? Procure um colorista profissional para isso.

Estou com o cabelo claro, mas quero voltar a ser morena. Como eu faço?
Esse caso é bem mais simples do que o anterior, pois o cabelo claro “pega” a cor desejada com bastante facilidade. Se o cabelo estiver muito claro, use tonalizante um tom acima do resultado final desejado. Mas fique esperta: muitas mulheres se arrependem de escurecer muito, então a dica é ir com calma, escurecendo aos poucos, até chegar ao tom ideal. Cabelos porosos não darão um bom resultado, é preciso fazer muita hidratação e reconstrução antes de escurecê-los.

Como sei a quantidade de produto que devo aplicar?
Os fios devem estar completamente envoltos pela química. Mas a quantidade exata você só vai descobrir aplicando. Geralmente, em cabelos curtos e médios uma caixinha é suficiente. Para os mais longos e volumosos, duas ou três.

Posso usar uma touca durante o tempo de ação da tintura?
Não, o produto precisa de oxigênio para agir. Fios abafados podem manchar.

Há dezenas de colorações no mercado. Como escolher um bom produto?
Procure por produtos que tenham uma história de qualidade e compromisso com resultados. Escolha quem está no mercado há muito tempo e desconfie das propostas miraculosas e promoções. Considere também que, na maioria dos casos, a qualidade está associada ao preço. Confira o prazo de validade e opte por tonalizantes ou tinturas que ofereçam algum tipo de proteção ou tratamento.

Fiz coloração no salão, mas a cor está desbotando. Posso dar uma tonalizada em casa?
Pode sim, o cabelo vai ganhar brilho – mas tenha cuidado na hora de escolher a cor.

Quem colore precisa ter cuidados especiais com os fios?
Precisa sim. Qualquer química danifica a estrutura do cabelo, então são necessários produtos especiais com FPS e hidratações para a manutenção da cor e saúde dos fios. De nada adianta uma cor bonita se o cabelo não brilhar, não é mesmo? Tenha uma boa máscara no boxe, daquelas que agem em alguns minutos. Aplique uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...