quinta-feira

Conheça os Sinais da Intoxicação e Como Agir


O corpo pode apresentar alguns sinais que indicam intoxicação, seja pela ingestão de algum tóxico, pelo consumo de alimentos contaminados ou de natureza não-orgânica, por químicos presentes no ambiente, enfim, são muitas as maneiras de nos intoxicarmos, por isso devemos identificar quando se trata de uma verdadeira intoxicação e saber o que fazer a respeito para recobrar a saúde.


A intoxicação em nosso corpo, a qual pode ser devido a causas distintas, geralmente se manifesta por origens alimentares ou de higiene que é quando consumimos sem nos dar conta das bactérias, parasitas ou toxinas que nos contaminam. Também, hoje em dia, podemos estar cheios de toxinas sem saber, e isto é devido a carga tóxica com que os alimentos vêm direto da quitanda, onde recebem uma alteração para preservar sua duração e outro tipo de manobras que prejudicam nossa saúde após consumi-los.

Para saber se sofremos algumas intoxicação é necessário prestar atenção aos seguintes sintomas, no entanto, muitas vezes podem não apresentar sintomas, e apesar disso, talvez seja necessário uma dieta detox ou um programa para desintoxicar o organismo, como no caso da desintoxicação por metais pesados.

Sintomas de intoxicação


É necessário como primeira medida, conhecer os sintomas para poder detectar se estamos passando por um estado de intoxicação, e é necessário esclarecer que podemos apresentar dois tipos de intoxicação. A primeira corresponde à intoxicação severa, a qual pode ocorrer após a ingestão ou contato com algum veneno, substância tóxica ou algo vencido. No entanto, também podemos sofrer a intoxicação do organismo que ocorre gradualmente pela contaminação do sangue devido aos maus hábitos na dieta e a má qualidade de vida. Dentre os sintomas de intoxicação mais severos, podemos encontrar os seguintes sintomas:

* Náuseas
* Dores abdominais e cólicas
* Vômitos
* Diarreias
* Febre
* Dores de cabeça e debilidade do corpo todo
* Sonolência
* Letargia
* Coceira na pele

Para os sintomas de intoxicação gradual do corpo, podemos observar estes sintomas:

* Hemorroidas
* Mudanças de humor
* Depressão
* Ansiedade
* Erupções cutâneas
* Manchas no rosto e em outras partes do corpo

Assim como nosso corpo é capaz de intoxicar-se, ele também possui a capacidade de livrar-se dos agentes prejudiciais naturalmente mediante o processo de digestão e depuração, graças a uma dieta específica que ajude a eliminar toxinas. Existem muitas maneiras de conseguir isso, desde sopas detox, sucos para depurar o corpo, chás para limpar o organismo.

Como agir ante a intoxicação severa do corpo

Apesar dos sintomas de falta de fome e sede, é altamente aconselhável seguir uma dieta líquida, sobretudo no primeiro dia quando os sinais são mais severos. (Sempre devemos recorrer com urgência a um médico especialista).

* Deve-se tomar muita água abundante em goles repetidamente, uma vez que a diarreia desidrata o organismo e é necessário ajudá-lo a reter líquidos.
* O arroz possui um papel fundamental na luta contra a desidratação.
* As maçãs contêm taninos, o que ajuda a eliminar a diarreia e a proteger o estômago da irritação.
* Para facilitar o processo de desintoxicação é necessário ingerir alimentos ricos em fibras com moderação para não sobrecarregar o intestino. Dê preferência a caldos e purês.
* Em caso de não melhorar a partir do terceiro dia, é aconselhável chamar um médico.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



Saiba como evitar as doenças de verão






Fontes:
- La Vida Lúcida: Signos de intoxicación y cómo actuar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...