quarta-feira

Como Fazer Maionese Vegana em 3 Deliciosas Receitas


A maionese é um dos alimentos que não pode faltar nas compras de supermercado, mas a boa notícia é que podermos fazê-la em casa de forma fácil, barata, e inclusive muito mais saudável, como por exemplo, a maionese vegana. E o que é exatamente a maionese vegana? Pode parecer um mistério para a maioria, mas na verdade é bem simples. Tudo o que você irá precisar basicamente, em quase qualquer receita de maionese vegana, é uma base não láctea, azeite, um pouco de limão, um pouco de mostarda e algo a mais, dependendo da receita.


Como fazer maionese vegana em 3 deliciosas receitas

O que distingue a maionese vegana, é que se exclui, obviamente, todos os produtos de origem animal presentes nela. Ela não contém leite de vaca e não contém ovos, os quais são alergênicos para algumas pessoas. Isto é muito bom, principalmente se você sofre de certas doenças que não lhe permite comer estes alimentos.

Há muitas receitas de maionese vegana feitas com diferentes ingredientes. Cada uma das quais tem um resultado ligeiramente diferente. Estas são três delas que apresentam texturas e consistências diferentes, mas as três são igualmente deliciosas, e você pode desfrutar delas em todos os pratos onde habitualmente usa a tradicional com lácteos e ovos.

Maionese vegana com leite de soja e azeite de oliva


Esta é uma receita que talvez você deva usar imediatamente depois de preparar, em um sanduíche ou como molho para suas verduras favoritas devido esta receita ser leve e suave.

Rendimento: 1 frasco pequeno

Ingredientes

* 1 xícara de óleo de semente de girassol / azeite de oliva
* 1/2 xícara de leite de soja / amêndoas
* 1 colher de chá de suco de limão fresco
* 1/2 dente de alho picado finamente
* 1 colher de sopa de salsinha fresca picada
* Uma pitada de sal marinho
* Uma pitada de mostarda moída (ou 1/2 colher de chá de mostarda preparada)

Preparo:

Misture o leite de soja e o suco de limão em um liquidificador ou em uma batedeira durante 30 segundos.
Enquanto mistura, acrescente lentamente o azeite até que a mistura engrosse. Adicione o sal, a mostarda, a salsa e misture.
Prove e ajuste o sal se necessário.

Nota: Nesta maionese, você pode acrescentar opcionalmente elementos picantes como pimenta chipotle, pimenta vermelha, pimentão, a gosto.

Maionese vegana com castanha de caju


Esta é uma receita espessa, boa para sanduíches, magnífica em massas e saladas de batata caseiras, e é ideal para molhos. Assim como a maionese tradicional, a ela também pode-se adicionar sabores adicionais como chipotle; alho para uma verdadeira maionese com alho; pimentão defumado, salsicha, cebolinha, curry, wasabi, pimenta em pó, rábano, funcho, mostarda e mel, tomates secos, pimenta vermelha assada, etc.

Rendimento: 2 xícaras

* 1 xícara de castanhas de caju, secas e enxaguadas (molho de 4 horas)
* 1/2 xícara de água filtrada
* 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
* 2 colheres de chá de vinagre de maçã
* 1 1/2 colher de chá de mostarda em pó (também pode-se usar a mostarda Dijon)
* 1 dente de alho finamente picado
* 1/2 colher de chá de açúcar de coco
* 1 colher de sal marinho
* 1 1/4 xícara de azeite de oliva extra virgem (É possível que você utilize menos que isto, está é uma quantidade para da melhor consistência)

Adicione todos os ingredientes, exceto o azeite no liquidificador em velocidade máxima.
Misture tudo até que a mistura fique suave e cremosa.
Raspe os lados do liquidificador e coloque a tampa sem a parte superior. Coloque para bater em velocidade mínima e lentamente comece a colocar o azeite de oliva em uma corrente lenta e constante, criando uma emulsão. Não coloque muito rápido. Até a metade desta mistura, desligue o liquidificador, raspe os lados e então ligue o liquidificador e continue adicionando o azeite. Perto do final, aumente a velocidade um pouco e termine de colocar o azeite.
Coloque a maionese em um frasco de vidro com uma tampa bem justa e coloque na geladeira. A maionese engrossa significativamente assim que esfriar, e ela ficará muito semelhante em consistência a uma maionese tradicional, embora possivelmente um pouco mais grossa quando esfriar. Mas aquecida, ela se suaviza.

Armazenamento: mantenha na geladeira em recipiente hermético. Dura entre 7 e 10 dias.

Maionese vegana com tofu e azeite de oliva


Esta é uma maionese de sabor agradável, de textura espessa e esponjosa proporcionada pelo tofu. Muito parecida com a maionese tradicional para sanduíches, saladas, para pães, como cobertura para vegetais e muitos usos mais.

Rendimento: 1 frasco pequeno

Ingredientes

* 100 g de tofu suave
* 2 colheres de chá de suco de limão fresco
* 2 colheres de chá de mostarda Dijon
* 1 xícara de azeite de oliva (você pode usar outro óleo vegetal se desejar)
* sal kosher

Preparo:

Misture o queijo de soja (tofu), o suco de limão e a mostarda em um liquidificador ou em uma batedeira durante 30 segundos ou até que o queijo de soja fique suave.
Enquanto mistura, acrescente lentamente o azeite até que emulsione e a misture engrosse. adicione o sal e misture.
Prove e ajuste o sal se necessário.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


Resenha: Grill Pizza Express Britânia







Resenha: Máquina de Hambúrguer Fun Kitchen







Fontes:
- La Vida Lúcida: Cómo hacer una mayonesa vegana en 3 deliciosas recetas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...