sexta-feira

O Astro: a bipolaridade de "Márcio Hayalla"



A novela O Astro, está abordando um assunto muito delicado, a bipolaridade. Thiago Fragoso vem ganhando destaque com seu personagem Márcio, que constantemente revela os altos e baixos de seu humor.

A doença se manifesta com episódios de alegria exacerbada, se intercalando com sintomas depressivos e ataques de fúria.

Na maioria dos casos, os bipolares possuem muita inteligência, acompanhada de forte criatividade e imaginação.

A bipolaridade é uma doença séria e seu tratamento deve ser seguido por um psiquiatra.

Conheça mais:

O que é humor?

Nosso humor é o que também chamamos de estado de espírito. O humor é maleável, ou seja, se modifica de acordo com o que acontece na nossa vida. O humor tem como principal função servir de "termômetro" do ambiente e influencia dramaticamente o modo como encaramos as situações.

A partir do "filtro do humor" se define o quanto devemos ou não nos arriscar, ou seja, o nosso estado de humor define em grande parte nossa percepção de risco. O humor sadio mantém essa maleabilidade e suas flutuações são proporcionais aos fatos.

Quando algo de muito ruim ou muito bom acontece, o humor varia de acordo, mas em algumas horas ou poucos dias o humor volta ao padrão habitual. Além disso, o humor sadio é previsível.

O que é um transtorno de humor?

É um estado em que o humor está reagindo de modo incompatível ou exagerado à situação. Esse desregulação pode ser dar tanto para baixo (forma depressiva) quanto para cima (forma maníaca). Há também estados em que o humor está particularmente agitado e turbulento (forma mista).

Como o humor define nossa percepção de risco, quando está exageradamente elevado (eufórico) sem razões para tanto, é comum se expor ou se envolver em situações de maior risco. Por outro lado, os estados depressivos tendem ao retraimento e inibição apesar das condições reais não estarem tão adversas. Há também alterações de humor mais brandas, mas com oscilação clara, afetando a previsibilidade do humor.



O que é a bipolaridade?

Trata-se da um transtorno mental em que o humor assume autonomia, deixando de responder adequadamente ao que seria esperado, com variações diversas como euforia, agitação, aumento de energia, agressividade, ansiedade, explosividade, aumento de riscos e gastos, impulsividade e distração, entre outros sintomas do pólo positivo ou "para cima", que se alternam ou se mesclam com apatia, desânimo, tristeza, ansiedade e falta de prazer do pólo negativo ou depressivo.




Números sobre a bipolaridade

Atinge cerca de 10% da população, sendo 1% a 2% do tipo I e 8% com bipolaridade leve ( II, III, IV e ciclotimia)
Pelo menos metade das pessoas com sintomas depressivos tiveram ou terão hipomania (estado de humor exageradamente elevado), o que configura a bipolaridade
Passam em média 10 anos e 3 médicos para que ocorram o diagnóstico e tratamento corretos
50% dos pacientes têm abuso de álcool ou drogas
Antidepressivos e psicoestimulantes agravam o quadro - evitar ao máximo
Mais de 70% tem algum outro transtorno psiquiátrico associado (de ansiedade, de impulsos, distúrbios alimentares, uso de drogas...)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...