terça-feira

Os 7 cereais e seus benefícios


Cresce cada vez mais o interesse pela qualidade de vida, principalmente quando o assunto é alimentação. O cereal é considerado um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais. Além de auxiliar no equilíbrio do corpo humano e alinhar suas funcionalidades.


No mundo todo, o cereal é um dos principais alimentos (senão o principal) para a maioria dos povos. O arroz, por exemplo, é consumido por 50% dos habitantes da Terra. Porém, é preciso saber usá-los sem desnaturá-los, ou seja, consumí-los de forma integral. São alimentos completos, formados por substâncias essenciais: o germe (proteína e gordura), o núcleo (hidrato de carbono) e a película (rica em vitaminas e minerais), que normalmente é desprezada.

São sete os cereais mais usados que representam os sete planetas, cujas influências se distribuem nos sete dias da semana, oferecendo suas características próprias:


 CEREAL
 DIA DA SEMANA
 PLANETA
 CARACTERÍSTICA
Arroz
 segunda-feira
 Lua
 VITALIDADE
Cevada
 terça-feira
 Marte
 AÇÃO
Painço
 quarta-feira
 Mercúrio
 MOVIMENTO
Centeio
 quinta-feira
 Júpiter
 SABEDORIA
Aveia
 sexta-feira
 Vênus
 BELEZA
Milho
 sábado
 Saturno
 PROFUNDIDADE
Trigo
 domingo
 Sol
 ÂNIMO


É importante lembrar que um dos maiores benefícios do cereal é o auxilio no controle da diabetes e obesidade. Outra característica é que por conter serotonina que é capaz de promover a sensação de bem estar e saciedade.

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, afirmou que comer integrais ajuda a reduzir a barriga. Mas além da parte estética, a gordura abdominal deve ser eliminada porque é pode causar problemas graves de saúde, como o infarto.

Entenda a diferença entre eles:

- Cereais refinados: possuem menor concentração de nutrientes: vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios, por causa do processo de refinamento. A película protetora do cereal é retirada restando basicamente o amido.

- Cereais integrais: são aqueles que não foram processados. São recobertos por uma película que preserva as propriedades nutritivas do alimento.

É possível equilibrar todos os órgãos internos utilizando um cardápio que ofereça em pelo menos uma refeição, o cereal do dia, porém sem rigidez e com criatividade. Podemos dizer que os cereais representam uma sabedoria cósmica condensada, traduzida em alimento e energia, para auxiliar a realização terrena do ser humano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...