sábado

Como evitar as indesejáveis manchas neste verão


Verão, praia, sol e muito calor. Tudo perfeito se não fossem aquelas manchas que apareceram no seu rosto depois da exposição ao sol, certo? Essa situação é bastante comum e atinge principalmente as mulheres nesta época do ano.

Os tipos de manchas mais comuns são as melanoses solares e o melasma. As primeiras se caracterizam pelo formato arredondado, bem delimitado e acastanhado. Elas se concentram no dorso de mãos e faces laterais do rosto. Já o melasma tem formato irregular, tamanho maior e um tom mais castanho-acinzentado. É mais comum que apareça nas maçãs do rosto e concentre-se na testa, embaixo dos olhos ou em cima do lábio.

As causas para o surgimento dessas 'manchas de verão' são fatores genéticos associados a uma exposição solar intensa e prolongada. No caso dos melasmas, outro fator que contribui para o aparecimento é o uso de contraceptivos hormonais, por isso diz-se que as mulheres são as mais afetadas.

Para evitar o surgimento dessas manchas, a dica do especialista é evitar se expor diretamente ao sol, principalmente das 10h às 16h. O ideal é que a pessoa use um filtro solar intenso, de preferencia com base associada de tom marrom, retocando-o a cada duas horas, e o uso de chapéu e óculos de sol são imprescindíveis.

Outra forma bastante eficiente de evitar as 'manchas de verão' é usar uma camada de filtro solar de textura fluida, uma camada de protetor com cor e uma camada de pó compacto. Desta forma a pele fica muito mais protegida.

Para quem não conseguiu evitar o surgimento das manchas, o ideal é suspender a exposição ao sol, redobrar a utilização de protetor solar e procurar um dermatologista. A melhor forma de tratar esses tipos de manchas é usar, de preferencia fora do verão, cremes despigmentastes, associados a procedimentos como peelings e lasers. A escolha do tratamento, porém, depende de cada pessoa e também da intensidade do problema. Há casos que apenas cremes clareadores resolvem e outros que precisam da combinação com procedimentos mais fortes, como peelings.

Um comentário:

Bruna Cariolato disse...

Lindo blog.


Seguindo...


http://vaidademedidacerta.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...