domingo

Economize espaço na mala


Fazer a mala de viagem é considerado por muitos uma arte. Além de avaliar o que deve ser levado, sem excessos nem falta, organizar as roupas e acessórios para economizar espaço pode ser fundamental. Afinal de contas, a volta sempre fica mais pesada, e a bagagem acaba contando com lembrancinhas e outros apetrechos adquiridos no destino de férias.

Para facilitar a vida de quem já está praticamente com os pés no carro, barco ou avião, anote as dicas para tornar a tarefa bem mais fácil. Confira:


Dividindo os pertences
Antes de se deixar levar pelo desejo de comprar aquele enorme necessaire que viu na loja, pense duas vezes, pois não é preciso exagerar. Frasqueira de mão para as mulheres e necessaire para os homens podem carregar os produtos de higiene pessoal. Não leve o estojo completo de maquiagem: selecione conforme o clima, destino e ambiente que irá frequentar. O mesmo vale para as bijuterias e joias. Pequenos saquinhos são bem-vindos também porque podem ser colocados em vários cantinhos da mala. Mas é preciso ter atenção para não esquecê-los no quarto do hotel na hora de voltar para casa.


Arrumando a roupa
Depois de selecionar bem os conjuntos de roupa que irão vesti-lo na viagem, pode começar a preencher a mala com rolinhos bem apertados de roupas sintéticas, de malha ou jeans, calçados ensacados e peças de roupas pesadas bem dobradas. A dica é dispor por cima as roupas mais leves, como blusas e camisas dobradas. A próxima camada deve ser preenchida com peças de tecido mais fáceis de amassar – como calças, saias e vestidos –, que devem ser dobradas no maior tamanho possível, seguindo o formato de retângulo. Manter as roupas bem compactas evita “escorregões” quando a mala é manuseada.

Encaixando os acessórios
Cintos podem ser esticados contornando as laterais internas da mala. As meias podem ser colocadas dentro dos sapatos, para economizar espaço. Evite levar sapatos de salto muito alto, pois podem danificar outras peças e geram muito volume. Escolha também uma bolsa resistente (couro é o ideal) com as cores marrom e preta, coordenadas para combinar com tudo. Dessa forma, não haverá outra dentro da mala.

Ignorando o dispensável
Ferros elétricos até podem parecer uma boa ideia à primeira vista, mas pesam muito e só atrapalham durante a viagem. Se precisar, procure o serviço de lavanderia do hotel. Caso se hospede em pousadas ou albergues, poderá contar com o serviço nos arredores da hospedagem. Também escolha, no máximo, dois livros, para não ficar tentado a ler demais. Caso seja escrava do secador de cabelo, certifique-se de que a hospedagem não oferece o equipamento ao hóspede.

Prevendo situações
Bastará um dia para que parte da roupa fique suja. Leve um saco plástico para separá-la das peças limpas. Outra situação que deve ser pensada é a possibilidade de a mala ser extraviada. Por isso, se estiver viajando com alguém, misture as peças para que ambos tenham ao menos um estepe em caso de alguma bagagem sumir. Leve máquinas fotográficas, smartphones e laptops sempre na bagagem de mão.



Produtos que ajudam a ganhar espaço na mala

Sacos redutores, como estes da Space Bag Brasil (a partir de R$ 25), ajudam a ganhar espaço na bagagem


- Sacos inteligentes: Muitas malas não têm muitos compartimentos, e uma solução para separar peças íntimas de outras são os sacos higiênicos de TNT ou plásticos do tipo ziplock.

- Sacos redutores: Se o destino for frio, provavelmente o viajante vai levar casacos de lã, jaquetas e outras peças de roupa que ocupam muito espaço na mala. Uma dica é se valer das “space bags”, sacos redutores por compressão a vácuo que reduzem em até cinco vezes o volume das roupas (com a ajuda de um aspirador de pó). Eles são vendidos em vários tamanhos e podem ser reutilizadas, sendo à prova d’água também. O problema é a volta para casa, pois terá que pedir emprestado o eletrodoméstico no hotel, pousada ou albergue.

- Kits de viagem: Muitas lojas oferecem kits de viagem: nécessaires com produtos em miniatura, como pasta de dente, escova de dente, escova para cabelo, shampoo, condicionador e sabonetes. Pode ser uma boa ideia para economizar espaço na mala.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...