sábado

Mãos saudáveis mesmo no verão


As mãos podem denunciar a falta de cuidados diários, já que é uma parte do corpo que fica bastante exposta durante o verão. Sem falar do fotoenvelhecimento e das agressões do cotidiano que afetam a pele.

Se você sofre com as unhas amareladas, fique alerta! Elas podem representar causas diferentes, como o uso excessivo de esmalte escuro (que tem maior concentração de iodo), pode aparecer em fumantes, também podem indicar uso crônico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno (precursor da vitamina A, encontrado em cenoura, beterraba, mamão), diabetes, micoses ou males do fígado.


Os calos também incomodam, mas podem ser eliminados de maneira simples e prática. Hidrate sempre e se necessário use uma lixa. Os calos são uma reação de defesa da pele a traumatismos, pressão ou atritos constantes. Essa pressão ou atrito sobre uma região da pele, geralmente provoca uma isquemia do tecido, formando uma bolsa serosa superficial ou profunda que comprime o nervo causando dor e infecção.

No mercado já existem diversas opções de produtos específicos para as mãos. Ao comprar esses produtos, fique de olho nos ativos dos cosméticos. O interessante é que tenham ativos hidratantes como ureia, ácido hialurônico, vitaminas antioxidantes, vitamina C, além de ceramidas, alfa hidroxiácidos, como acido glicólico e clareadores, como hidroquinona e ácido kójico. É importante ressaltar que a pessoa deve ter indicação médica para o tratamento ideal.

Quando a mão está muito marcada pelos sulcos que aparecem com a idade, pode ser feito preenchimento, por meio de agulhas ou cânulas que são introduzidos na pele e liberam a substância que preenchem os espaços marcados. Há várias técnicas de preenchimento. O produto depois de aplicado deve ser bem espalhado e seu resultado pode durar cerca de um ano. Um dos preenchedores usados no tratamento de rejuvenescimento das mãos é a hidroxiapatita de cálcio que pode ser introduzida em “bolo” e, depois, massageada a área para espalhar a substância, ou colocá-la através de técnicas de retroinjeção. Há algum grau de dor no local. O produto preenche a região, sendo compatível com as estruturas da pele e estimula o colágeno, melhorando a tonicidade pele das mãos.

Além dos problemas de pele e as temidas manchinhas, a unha desgastada também merece cuidados importantes que podem fazer a diferença.

- Hidrate as unhas duas a três vezes ao dia. Use cremes para as mãos à base de uréia, óleo de semente de uva, lanolina ou silicone. Se não tiver, use hidratantes corporais;

– Não tirar toda a cutícula, ela protege a unha contra infecções causadas por bactérias e fungos;

- Não caia na tentação de puxar as peles que se soltam do dedo. Pode causar infecção bacteriana;

- Prefira usar removedor de esmalte. A acetona é à base de álcool, o que resseca as unhas;

- O ideal é não pintar as unhas, mas quem não abre mão de investir no esmalte deve usá-lo, no máximo, uma vez por semana;

- O ideal é usar luvas nas tarefas domésticas. Se não conseguir, lave bem as mãos com sabonete neutro após o trabalho;

- Mantenha uma alimentação balanceada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...