quarta-feira

11 Dicas Simples para se Tornar Mais Saudável em 1 Semana


Os excessos dos fins de semana, daquele happy hour com os amigos, do aniversário da tia que caiu bem em uma quarta-feira. São tantas as ocasiões que nos obrigam a deixar de lado a dieta, que muitas vezes fica difícil seguir um cardápio equilibrado. Nem tudo, no entanto, está perdido. Algumas mudanças de hábitos simples podem garantir uma vida mais regrada e de quebra uma consciência menos pesada.


A nutricionista Kelly Damasceno, da clínica Dr. Rainer Moreira, listou como em uma semana é possível se tornar mais saudável e sem muito esforço.

Beba água

Pode parecer óbvio, mas consumir água faz uma grande diferença para a saúde - principalmente para aqueles que abusam do sódio na alimentação.

Não existe uma medida exata recomendada, mas a média de 1,5 a 2 litros por dia seria ideal para uma pessoa saudável. Vale lembrar que água em excesso também pode fazer mal para a saúde.   Então aqui vale o equilíbrio.

Dê preferência aos alimentos orgânicos

Embora mais caros, os produtos orgânicos são livres de produtos químicos, como agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou hormônios sintéticos. Por isso, são considerados mais nutritivos.

Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes


Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, como tudo na vida, é questão de hábito - principalmente para os que comem fora de casa, quando a concorrência muitas vezes é desleal. Mas que tal dar uma chance para a fruta e considerar que ela pode sim ser uma sobremesa saborosa depois do almoço?

Consuma sementes e oleaginosas

Já falamos aqui dos infinitos benefícios de algumas sementes e oleaginosas para a saúde. Elas podem ser fortes aliadas para uma alimentação mais equilibrada, principalmente na hora que bate aquela fome fora de hora. No lugar de atacar um chocolate, uma pequena porção de oleaginosas pode ser a salvação.

Reduza o consumo de alimentos industrializados

O ideal seria não comer produtos industrializados, mas com a correria do dia a dia e como a maioria das pessoas não vive num mundo ideal, muitas vezes, não temos como evitar. Então o conselho aqui é consumir o menos possível.

Evite alimentos refinados

Açúcar, sal, farinha de trigo e até o arroz. O consumo de açúcar refinado pode ser reduzido ou até substituído por algumas versões mais saudáveis, como o açúcar mascavo ou demerara.

O mesmo vale para o sal. Já falamos por aqui sobre alguns temperos que podem substituir o sal na cozinha.

Já a farinha e o arroz podem ser substituídos por suas versões integrais.

Reduza o consumo de alimentos embutidos

Os embutidos possuem em sua formulação substâncias denominadas Nitritos, que quando estão em ambiente ácido, que é justamente o ambiente gástrico, são transformados em nitrosaminas - substância com potente ação carcinogênica e bastante relacionada com cânceres de estômago. Então, nem precisa dizer que seu consumo deve ser feito com muita moderação.

Prefira carnes brancas e magras

Reduza o consumo de carne vermelha, principalmente as mais gordurosas. Sempre que possível dê preferência para as versões brancas e claro grelhadas.

Elimine a fritura

Tudo bem, eliminar a fritura pode parecer impossível, mas à medida que vamos priorizando alimentos cozidos ou grelhados, vamos percebendo que não é tão ruim assim. Mais uma vez é tudo questão de se adaptar.

Evite bebidas prontas

O suco de caixinha, o refrigerante e até os famosos chás devem ser evitados sempre que possível.

Uma boa saída é substituir as bebidas prontas por água principalmente durante as principais refeições, como almoço ou jantar.

Exercite-se


De nada adianta uma alimentação equilibrada se o corpo ficar parado. Para uma vida saudável, é preciso unir uma série de atitudes que quando somadas refletem positivamente na saúde.

O mesmo vale para pessoas que praticam esporte, mas descuidam da alimentação.

Leia mais:



76 Maneiras do Açúcar Acabar com sua Saúde






Conheça as doenças causadas pelo excesso de açúcar








Fontes:
- Exame: 11 dicas simples para se tornar mais saudável em 1 semana

Um comentário:

NATÁLIA CRISTINA disse...

AMEI ESSA MATÉRIA. OBRIGADA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...