sexta-feira

A Poeira da sua Casa Pode ser Mais Nociva do que Você Imagina


 Um grupo de pesquisadores descobriu que dezenas de produtos químicos nocivos à nossa saúde podem estar acumulados na poeira de casa. Mais do que isso: alguns deles podem contribuir para o desenvolvimento de câncer e outras doenças


 Todo mundo conhece alguém que possui alergia à poeira. É uma das doenças mais comuns em todo o mundo. Um novo estudo, no entanto, indica que nossa casa tem muito mais do que ácaros que fazem mal à saúde. São dezenas de resíduos de produtos químicos nocivos para o corpo humano.

Algumas dessas substâncias podem, inclusive, contribuir para o desenvolvimento de câncer e interferir no correto funcionamento dos hormônios do corpo. É preciso cuidado, principalmente, com os mais novos. Como os bebês e as crianças estão em contato frequente com o chão, eles também são os mais expostos a esse coquetel químico.

O estudo foi conduzido por cientistas das Universidade de Harvard, George Washington, da Califórnia, pelo Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC) e do Silent Spring Institute.


Os resultados, publicados na revista Environmental Science & Technology, identificaram 45 substâncias químicas tóxicas encontradas em utensílios domésticos, produtos de limpeza, de higiene pessoal e cosméticos, móveis e televisores e até mesmo nos revestimentos de paredes e pisos. Elas foram divididas em cinco classes. Confira:

1. Ftalatos
Nessa classe estão os produtos com plástico mais macio e flexível. Na lista constam pisos, persianas, embalagens, utensílios médicos, itens infantis, produtos de cuidados pessoais e perfumados. O ftalato é tido como cancerígeno e pode causar problemas no fígado, rins, pulmão e sistema reprodutivo.

2. Retardadores de chama
Grupo de compostos utilizados para inibir ou retardar a propagação de chamas. São aplicados como aditivos em colchões, estofamento, automóveis e carpetes. Também estão presentes em computadores, equipamentos eletroeletrônicos e até em tecidos. Alguns estudos na Europa e nos Estados Unidos mostraram déficits de desenvolvimento neurológico em crianças com exposição excessiva a esses compostos.

3. PFCs
Compostos com propriedades únicas para a produção de materiais resistentes à manchas, óleos e água, e largamente usados em diversas aplicações como impermeabilizantes e antiaderentes. Pode ser encontrado em utensílios de cozinha, embalagens de pipoca para micro-ondas e embalagens de fast-food, tecidos e tapetes impermeáveis e resistentes à manchas, móveis e papel de parede. Potencialmente tóxicos ao corpo humano, pode interferir no sistema imunológico e endócrino.

4. Fragrâncias sintéticas
Utilizadas como perfume em produtos de higiene, velas e purificadores de ar. Esses produtos podem desencadear alergias e alterações hormonais.

5. Fenóis
Classe de conservantes utilizados em produtos cosméticos e de limpeza. São baratos e uma pequena quantidade é suficiente para cumprir a sua função, mas podem irritar as membranas mucosas e imitar o comportamento do hormônio feminino estrogênio, levando à puberdade precoce e problemas reprodutivos.

Solução
Para reduzir os riscos, medidas simples de limpeza podem ajudar e muito. É importante lavar as mãos de adultos e crianças com frequência, e principalmente antes de comer. Use sabão comum e água, evite sabonetes perfumados e antibacterianos, que, por vezes, mais prejudicam do que ajudam.

Mantenha a casa limpa e sem acúmulo de poeira. Na hora da faxina, use um pano úmido no lugar da vassoura, para não levantar pó, ou um aspirador com um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air).

Leia mais:


Elimine o Odor e a Umidade dos Armários com Arroz







Elimine as Manchas de Mofo da Casa Facilmente







Fontes:
- Casa e Jardim: A Poeira da sua Casa Pode ser Mais Nociva do que Você Imagina

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...