quarta-feira

Ghee - Essa Manteiga é Boa para Você


Para alguns, ela é conhecida como manteiga clarificada, para outros é o elixir dourado da cura - a ghee é um ingrediente básico na culinária indiana e cura ayurvédica conhecida por sua versatilidade, bom sabor e muitos benefícios à saúde. Ela é derivada da manteiga através de um processo de cozimento de seus sólidos de leite até que ela se torne uma alternativa facilmente digerível e saudável à manteiga e ao óleo, e ela pode ser usada para cozinhar ou como ingrediente para adicionar sabor e riqueza a alimentos como o kitchari.


Benefícios do cozimento

Excelente óleo de cozinha - Desde que a ghee não seja aquecida a mais de 180 graus, ela não vai queimar nem respingar facilmente. Sua estrutura química também permanece mais estável do que os outros óleos quando aquecida.

Bom armazenamento - Graças ao seu baixo teor de umidade, a ghee pode ficar semanas sem refrigeração. Ela pode durar até seis meses na geladeira ou um ano no congelador, de acordo com o Ayurvedic Institute. A chave para a longevidade da ghee: armazená-la em algum lugar fresco, mantê-la coberta, e certificar-se que ela não seja contaminada por outros líquidos - use talheres limpos!

Saborosa - Graças ao seu sabor forte, pouca ghee precisa ser adicionada a um prato para alegrá-lo.

Benefícios para a saúde

Facilmente digerível - O processo de cozinhar os sólidos do leite da manteiga, queima sua lactose e o colesterol. Isso a torna muito mais fácil de digerir do que a manteiga ou óleos vegetais.

Anti-inflamatória - De acordo com o Sushruta Samhita, um texto do antigo sistema de cura indiano de Ayurveda, a ghee é o melhor alimento anti-inflamatório.

Cura do corpo inteiro - os praticantes de Ayurveda usam o elixir dourado para tudo, desde rejuvenescer a pele, ajudar da digestão, ao equilíbrio dos hormônios.

Flexibilidade - Dr. Vasant Lad, fundador e diretor do Ayurvedic Institute, explica a popularidade da ghee entre os iogues, afirmando que ela lubrifica os tecidos conectivos e torna o corpo mais flexível.

Melhora sua essência - Como relatado por Paul Pitchford em "Curando com alimentos integrais: As tradições asiáticas e a nutrição moderna", a ghee aumenta as ojas, a essência subjacente de questões de corpo; isso leva a um aumento do sistema imunológico e maior longevidade.

Aumenta o agni - Em Ayurveda, a digestão adequada gira em torno do agni, o corpo do fogo digestivo. Consumir ghee aumenta o agni, levando a uma melhor digestão e metabolismo mais rápido.

A deliciosa riqueza de manteiga contribui para muitos pratos, mas sua insalubridade impede que as pessoas a usem. Embora ainda ela tenha um alto teor de gordura, os muitos benefícios para a saúde da ghee, torná-la uma boa alternativa à manteiga ou óleo que você mesmo pode fazer. Veja abaixo instruções detalhadas do site Holistic Chef Shani Cranston:

Ghee

Rende 2 xícaras 

1. Derreta 1 quilo de manteiga sem sal em uma panela grande em fogo médio. Adicione 3 ou 4 cravos, se desejar. Isso ajudará na clarificação e dará um sabor delicado.
2. Assim que a manteiga começar a ferver e espumar, reduza em fogo brando. Mantenha a manteiga derretida em fogo brando constante até que ela esteja de cor dourada e sem espuma no topo.
3. Quando o som do cozimento parar, a ghee está pronta.
4. Esfrie a mistura e coe-a em um frasco estéril de um litro. Descarte a coalhada do fundo, pois ela é quase puro colesterol.

Referências:

The Ayurvedic Institute: Ghee
Yoga: Ghee: Health Benefits + Easy Recipe
- Paul Pitchford, Healing with Whole Foods: Asian Traditions and Modern Nutrition (Berkeley: North Atlantic Books, 2003)

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


Os Muitos Benefícios do Óleo de Coco e Manteiga de Coco







Óleo de Canola: Um Químico Cancerígeno que NÃO DEVE Estar em sua Comida






Fontes:
- Natural News: Ghee - This is butter that is good for you

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...