sexta-feira

Quinoa: Retarda o Envelhecimento e Aumenta o Metabolismo


O envelhecimento é inevitável, mas pode ser desacelerado. Se você deseja viver mais e aumentar seu metabolismo, a adição de quinoa à sua dieta pode ser a solução. Um novo estudo envolvendo larvas de nematoides chamadas Caenorhabditis elegans descobriu que comer quinoa ajuda a diminuir o envelhecimento e melhorar o metabolismo.


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Rutgers e da Plants for Human Health Institute da Universidade da Carolina do Norte (PHHI) no NC Research Campus examinou os particulares  fitoquímicos presentes na quinoa, chamados de fitocirdistrodios, e o 20-hidroxiecdisona, o qual é o principal fitoesteroide na preparação das sementes de quinoa que foi utilizado no estudo.

Os pesquisadores determinaram a "perda de saúde" dos vermes de C. elegans, observando vida útil, movimento, pigmentos de produtos finais de glicação avançada e espécies reativas do oxigênio em resposta à alimentação com quinoa. Os C. elegans são transparentes - o que torna a atividade celular mais fácil de ser observada - e tem uma vida curta. Além disso, eles são um organismo simples com tipos específicos de genes metabólicos que são semelhantes aos mamíferos, tornando-os uma espécie básica perfeita em estudos relacionados ao envelhecimento.

Os pesquisadores alimentaram as larvas de nematoides com lixiviação, a preparação de sementes de quinoa enriquecida com fitoesteroides. Isso aumentou a vida útil média dos organismos de nove para 11 dias, bem como deu-lhes uma locomoção melhorada.

"A lixiviação é o líquido que passa pela substância e absorve os componentes solúveis dela", explicou Slavko Komarnytsky, co-autor do estudo.

Eles viram reduções significativas nos níveis de pigmentos de produtos finais de glicação avançada e níveis mais baixos de gordura corporal e espécies reativas de oxigênio. Os produtos finais de glicação avançada se acumulam durante o envelhecimento e contribuem no aumento do estresse oxidativo e inflamação.

As descobertas do estudo, publicadas no Journal of Functional Foods, mostraram que comer quinoa  diminuiu o envelhecimento das C. elegans e melhorou o metabolismo do organismo. Estes foram feitos através de fatores de aumento como a vida útil e a locomoção, bem como a redução de fatores negativos, como pigmento de produtos finais de glicação avançada, espécies reativas de oxigênio e acumulação de lipídios como resultado direto do consumo de quinoa.

Os pesquisadores explicaram que esses resultados podem ser aplicáveis ​​a organismos superiores porque os genes das C. elegans possuem a mesma estrutura de sequência com muitos genes de mamíferos associados a caminhos metabólicos chave.

"Nossas descobertas corroboram os relatórios de estudos de mamíferos de que o tratamento com 20-HE reduz a acumulação de lipídios em animais. Coletivamente, esses resultados sugerem que a suplementação com preparações de quinoa contendo 20-HE pode promover a saúde metabólica em C. elegans através de um mecanismo conservado que pode ser extrapolado para humanos", escreveu o pesquisador.

Os pesquisadores disseram que seus dados indicam que a adição de quinoa à dieta de uma pessoa, pode melhorar diferentes aspectos da saúde e do bem-estar entre a população mais velha.

Quinoa e seus nutrientes 

O quinoa é uma semente da mesma família que beterrabas, acelgas e espinafre, e é uma ótima substituto para o triguilho, cuscuz e arroz. Ela tem dois tipos - vermelha e branca. A quinoa tem um sabor ligeiramente amargo quando cozida e abre-se à medida que amolece. Foi originalmente cultivada em países sul-americanos, como Peru, Chile e Bolívia, há milhares de anos, e tornou-se a dieta básica dos incas e seus descendentes.

A quinoa é rica em nutrientes. Na verdade, as Nações Unidas nomearam 2013 como o "Ano Internacional da Quinoa" em reconhecimento ao seu alto teor de nutrientes. Ela tem duas vezes mais proteína do que o arroz ou a cevada; é uma ótima fonte de cálcio, magnésio e manganês; e contém algumas vitaminas B, vitamina E e fibras alimentares. Além disso, contém todos os nove aminoácidos essenciais e pequenas quantidades de ácidos graxos ômega-3. Assim, ela também pode ajudar a prevenir e tratar doenças.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



A Quinoa Pode ser seu Novo Segredo de Beleza







Como Usar o Gengibre para Combater a Gordura Abdominal






Fontes:
Natural News: Slow aging and boost your metabolism: Eat quinoa
Nutra Ingredients: Quinoa compounds may boost healthpan and slow aging: Study
BBC Good Food: The health benefits of quinoa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...