sábado

Como tratar e disfarçar poros dilatados


A beleza está diretamente associada à pele perfeita, estilo capa de revista. A preocupação com a cútis é tão séria que nos Estados Unidos as mulheres estão com uma nova angústia: o tamanho dos poros. Tanto que por lá, essa busca por poros menores e menos visíveis ficou conhecida por Porexia. Quem cunhou este termo foi Mary P. Lupo, professora de Dermatologia na Tulane University of Medicine, em New Orleans, que começou a perceber que uma das principais reclamações das pacientes era essa.


Mas afinal, o que são esses tais poros diltados? Por que algumas mulheres têm a beleza comprometida por conta deles e outras não? Na verdade, os poros têm uma função muito importante para o nosso corpo. Eles ajudam a manter a temperatura e a proteger e hidratar a pele. O problema é que em pessoas com a cútis oleosa, eles tendem a ficar mais dilatados e expostos, facilitando o acúmulo de poluição e resíduos. Por isso, aquele "brilho" indesejado e textura irregular.


Outra coisa que compromete o tamanho do poro são os pelos. O poros são os orifícios de aberturas do pelo e secreção sebácea. No rosto, os pelos são bem fininhos e quase inaparentes. Em algumas pessoas os pelos são mais grossos, isso vai determinar também um poro mais dilatado.

Outro agravante, é que no verão, o aumento da temperatura estimula a produção da glândula sebácea, diltando ainda mais este orifício.

Apesar de ser esteticamente incômodo para as mulheres, os poros dilatados não são considerados como uma doença da pele. A não ser que seja combinado com a presença de comedões, que é um grau inicial de acne.

Como tratar?

De acordo com os especialistas, uma boa solução é fazer limpeza de pele para reduzir oleosidade e eliminar as impurezas dos poros. Fazer esfoliação caseira com sabonete esfoliante também ajuda. O recomendado é fazer de uma a duas vezes por semana.

Os produtos mais indicados

Use sempre produtos para pele mista e oleosa. Prefira sabonetes neutros, tônicos à base de mentol, hamamélis ou calêndula e protetor solar específico, não oleoso. Isto porque nesta época do ano, o uso de filtro solar é intensificado e se for muito gorduroso, oclui o poro, facilitando o surgimento de acne.

Maquiagens que disfarçam

Para quem tem este tipo de pele, o indicado é usar primer antes da base, porque formam uma camada uniforme da pele, refletem a luz e absorvem o sebo.

Use também base em creme oil-free, porque disfarçam melhor os poros. As texturas líquidas entram no poro e deixam mais aparente.

Tratamentos na clínica

Para quem não consegue conviver com os poros dilatados, a medicina estética aponta algumas opções. Os peelings superficiais com ácido retinoico, por exemplo, vão renovar a camada superficial da pele, deixando-a mais homogênea e retraindo os poros.

O laser fracionado também é recomendado porque renova a camada superficial da pele, mas age também na profundidade. Consegue contrair os poros e geralmente tem um efeito mais duradouro que os métodos superficiais.

Para estes casos, o laser micropulsado Genesis da Cutera costuma ser bastante eficaz. Ele atua na camada intermediária da pele, gerando calor. Ele diminui o tamanho da glândula sebácea,e diminui a contaminação bacteriana uma das principais causa da acne.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...