sexta-feira

O que fazer com torcicolo


Quem é que nunca sofreu com o mal jeito no pescoço, popularmente conhecido como torcicolo? Estima-se que no Brasil 55% da população sofra com o sintoma. Por isso é importante ficar alerta, pode haver algo errado com a sua coluna cervical.

O torcicolo se traduz na dor e na dificuldade de movimentar o pescoço. Ele é um sintoma, ou seja, uma queixa do paciente. Não é um diagnóstico de causa. Somente o médico, com o auxílio de exames de imagem, pode detectar o problema.

A causa mais comum é a sobrecarga da musculatura da região cervical (pescoço). Além disso, pode ocorrer por diversos fatores, mas especialmente por peso, estresse e tensão, ou postura inadequada.

É importante lembrar que o músculo, quando sobrecarregado, desenvolve um quadro conhecido como “espasmo”, ou seja, uma contração contínua, não controlada e dolorida, que configura o torcicolo. Quando há uma doença associada, por exemplo, um pinçamento de um nervo na coluna (hérnia de disco), o espasmo é uma tentativa do organismo em proteger a região. As doenças dos discos da coluna com osteófitos (bicos de papagaio, formações ósseas anormais) podem tornar os movimentos rígidos e dolorosos. Nos casos mais graves podem ser uma manifestação de doença neurológica.

A escolha correta do travesseiro e do colchão são fundamentais para evitar o problema. O ideal é dormir de lado com um travesseiro que tenha a altura igual à distância entre a cabeça e o colchão.

Como tratar

Geralmente, são usadas compressas frias e quentes. As compressas frias têm efeito analgésico, já as quentes, possuem propriedades relaxantes e devem ser usadas por último. Além disso, o especiaista pode prescrever analgésicos, relaxantes musculares ou anti-inflamatórios para amenizar o desconforto.

É recomendado alongamentos suaves e de baixa intensidade podem auxiliar no controle do problema. No entanto, em alguns casos, a dor e o desconforto impedem que eles sejam feitos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...