quarta-feira

Substitua a escova com formol por outras progressivas


Mais da metade dos salões de beleza do Rio de Janeiro e de São Paulo oferecem alisamento com formol. A informação, publicada no jornal Folha de S. Paulo no fim de 2010, revela dados de uma pesquisa realizada pela consultoria Insider em estabelecimentos de beleza. Um recente levantamento da marca Unilever aponta a preferência das brasileiras pelo cabelo liso e a grande procura pelas escovas progressivas. Quase a metade das entrevistadas (49%) busca o visual “certinho” e a praticidade dos fios lisos para o dia a dia. O cacheado aparece logo atrás, com 22%, seguido pelo ondulado, com 21%, e o crespo, com 8%. No total, 400 mulheres de 24 a 45 anos opinaram.


Por ser altamente tóxico e nocivo à saúde, o formol foi proibido em junho de 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Contudo, nem os casos mais graves de supostas vítimas fatais fizeram a febre retroceder. O formol só tem função de conservar produtos químicos. A concentração permitida, de 0,2%, não tem efeito alisante.

Conhecida no exterior como “Brazilian Blowout Solution”, a escova progressiva já causou problemas também nos EUA. Após clientes apresentarem reações adversas – como alergias, dores de cabeça e queda de cabelos, a técnica começou a ser investigada por órgãos de saúde internacionais – progressivas com até 12% de formol na fórmula foram encontradas.

Mas a boa notícia é que o cabelo pode sim ser alisado sem a necessidade do uso de formol. Além dos riscos de saúde, o formol compromete a estética dos fios em médio prazo. Como o fio fica selado, além dele não absorver a oleosidade natural, também não absorve nutrientes hidratantes.

Existem substâncias ativas específicas com propriedades alisantes permitidas pela legislação como ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido de lítio e hidróxido de guanidina. O rótulo deve obrigatoriamente estampar o número de registro na ANVISA, que sempre começa pelo número 2, e sempre terá ou 9 ou 13 dígitos (exemplo: 2.3456.9409 ou 2.3456.9409-0001). Esse número de registro é geralmente precedido pelas siglas “Reg. MS” ou “Reg. Anvisa”.

Mas isso não é tudo. Muitas vezes, profissionais inconsequentes alteram a fórmula original dos produtos, adicionando formol aos frascos – daí a necessidade de procurar sempre um cabeleireiro confiável. É importante saber que a adição de formol ou qualquer outra substância a um produto acabado e o uso da substância em procedimentos estéticos é crime e deve ser denunciado. Para isso, entre em contato com a vigilância sanitária local.

Sem uso de formol, confira o que alguns salões de beleza estão usando para alisar os cabelos de suas clientes:

Studio W
Nome da escova: X-Tenso Care, L’Oréal
Princípio ativo: Tioglicolato de amônia
Duração: 3 meses
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, 9º andar. São Paulo/SP. Tel: (11) 3094-2640

Soho Itaim Bibi
Nome da escova: X-Tenso Care, L’Oréal
Princípio ativo: Tioglicolato de amônia
Duração: 3 meses
Rua Joaquim Floriano, 394. São Paulo/SP. Tel: (11) 3078-2098

CKamura
Nome da escova: Selagem Térmica, Cadiveu
Princípio ativo: Ácido acético
Duração: 3 meses
Rua da Consolação, 3679. São Paulo/SP. Tel: (11) 3061-5500

Guto Leça
Nome da escova: X-Revoluce, da Biogenetyc
Princípio ativo: X-Tannes (agente extraído da acácia)
Duração: 3 meses
Rua Siqueira Campos, 143, Loja 37, 1º piso. Rio de Janeiro/RJ. Tel: (21) 21 2287-6360

Crystal Hair
Nome da escova: X-Tenso Care, L’Oréal
Princípio ativo: Tioglicolato de amônia
Duração: de 3 a 6 meses
Rua Br de Jaguaripe, 243. Rio de Janeiro/RJ. Tel: (21) 2267-7486

Fashion Clinic
Nome da escova: Hair Gloss
Princípio ativo: Cisteína
Duração: de 2 a 5 meses
Rua Visconde de Piraja 572/5 andar. Rio de Janeiro/RJ. Tel: (21) 2259-6237

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...