terça-feira

Os benefícios da gordura para o organismo


Muito se escuta falar sobre o mal que o consumo de alimentos ricos em gordura saturada faz ao nosso organismo: pode desencadear doenças do coração, derrames, aumento do colesterol, obesidade e vários outros males. Mas você sabia que existem as “gorduras do bem”? São as insaturadas, conhecidas assim porque auxiliam na manutenção da saúde.


Para começar, é importante explicar que gorduras insaturadas são ômega 3, encontrado em peixes como sardinha e salmão, ômega 6, presente em óleos vegetais e nozes e gorduras mono e poli-insaturadas, encontradas no abacate, azeite de oliva e amendoim. Essas gorduras ajudam na redução do LDL-colesterol, também conhecido como colesterol de baixa densidade, responsável por provocar danos cardiovasculares. Além disso, auxiliam no controle dos triglicerídeos e colesterol total. Também são importantes transportadores de nutrientes para dentro das células e indispensáveis na formação dos hormônios sexuais.

Agora que já sabemos que a gordura insaturada faz bem para nossa saúde, com que freqüência devemos consumi-la? Na verdade, depende muito do alimento. Como esse tipo de gordura é encontrado em frutos do mar, sementes, oleaginosas e castanhas, óleos e frutas, a especialista dá a dica: no caso do consumo de peixes, como anchova, carpa, salmão, sardinha, o ideal é que sejam consumidos três vezes por semana. Já sementes e castanhas, como nozes, amêndoas, linhaça, devem ser consumidos duas vezes por semana; frutas, como o abacate, devem ser consumidas uma vez por semana e os óleos (de soja, azeite de oliva) devem ser consumidos em porções reduzidas diariamente.

Atenção

Os óleos vegetais devem sempre ser consumidos crus, e nunca aquecidos, para que não haja modificação na estrutura química da molécula, tornando um coadjuvante na formação de radicais livres. Os óleos mais saudáveis e recomendados são: azeite extra-virgem de oliva, óleo de semente de linhaça e óleo de soja, porque contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso, imunitário e cardíaco. Além disso, são boas fontes de vitamina E, que auxiliam no retardo do envelhecimento das células e dos tecidos do organismo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...