quinta-feira

Por que o Estresse faz Você Procurar por Carboidratos? - Estudo



Quando você teve um dia ruim, com que frequência você se recompensa com algo com chocolate ou um grande saco de batatas fritas? Pode soar como um clichê, mas o desejo por carboidratos pode ser bastante forte quando estamos sob estresse - e há uma explicação científica perfeitamente boa para esses desejos.

Segundo o pesquisador da área cerebral e diabetologista Achim Peters, seu cérebro usa metade dos suas necessidades diárias de carboidratos, e seu combustível mais importante é a glicose. Quando você está sob estresse agudo, no entanto, seu cérebro precisa de 12% a mais de energia, que é quando os desejos por algo açucarado ocorrem.


Como os carboidratos são a fonte de energia mais rápida para o seu corpo, eles são exatamente o que você quer alcançar quando o cérebro indica que precisa de alguma energia - mesmo que o resto do corpo tenha muita energia para usar.

Em um estudo com 40 participantes, os participantes foram solicitados a fazer um discurso de 10 minutos na frente de estranhos, o que é uma atividade indutora de estresse para muitas pessoas. Em outra sessão, eles não tiveram que fazer um discurso. Em ambas as sessões, eles testaram seus hormônios do estresse e receberam um buffet alimentar de uma hora.

Os pesquisadores descobriram que, quando eles deram uma palestra antes do buffet, eles não só estavam mais estressados, como era de se esperar, mas também comeram 34 gramas a mais de carboidratos no mesmo buffet do que quando não precisaram dar o discurso.

Peters acredita que, se alguém anseia por chocolate à tarde, deve ir direto à fonte e comê-lo para dar ao cérebro o que deseja. O estresse relacionado ao trabalho pode aumentar sua necessidade de energia, e ignorá-lo pode levar seu cérebro a usar a glicose do seu corpo que é necessária para as células de gordura e músculos e secretar ainda mais hormônios do estresse. Isso aumenta o risco de ataque cardíaco, depressão e derrame cerebral a longo prazo e faz com que você fique muito infeliz a curto prazo.

Em vez de comer mais de tudo, como os estressados ​​do buffet, ele acha que é uma boa ideia apenas tornar mais fácil para o seu corpo e comer alimentos doces diretamente. Ele até acredita que as pessoas que desejam doces e carboidratos podem ter problemas de estresse, e não problemas de autocontrole. De fato, estudos mostraram que pessoas que passam por muito estresse durante a infância demonstram uma preferência mais forte por alimentos doces mais tarde na vida.

Um estudo japonês apóia as alegações de Peters. No estudo, os pesquisadores demonstraram que um tipo específico de neurônio encontrado na parte do cérebro, conhecida como hipotálamo, é responsável pelos desejos por carboidratos. Como isso acontece? Você adivinhou: um hormônio liberado quando você está estressado o ativa, e isso fez com que as preferências de sabor dos camundongos mudassem de alimentos ricos em gordura para carboidratos. Isso explica porque os doces ou uma tigela grande de massa soam tão atraentes quando você está estressado.

Reduzir o estresse poderia ajudar sua cintura a diminuir?

A chave para a perda de peso para algumas pessoas pode muito bem estar ligada à sua capacidade de reduzir o estresse, para que esses desejos não ocorram em primeiro lugar. Você poderia considerar deixar um trabalho muito estressante, ou você pode tentar encontrar algumas maneiras de aliviar o estresse que funcionam para você na esperança de evitar desencadear o ciclo de desejo de carboidratos.

Para algumas pessoas, o movimento físico faz a diferença, seja um treino completo, algumas rodadas em um saco de pancadas, uma caminhada ao redor do quarteirão ou algumas posições de ioga cuidadosamente escolhidas. Os exercícios de meditação e respiração são menos exigentes fisicamente, mas não menos eficazes; algumas pessoas acham que as saídas criativas, como arte, escrita ou música, podem aliviar o estresse. Dormir mais também pode ajudar.

Leia mais:


Remédios Naturais para Aliviar o Estresse, Ansiedade e Insônia







5 Remédios Naturais e Eficazes para Reduzir o Estresse e a Ansiedade




Fontes:
Scientific American: Why Do We Crave Sweets When We’re Stressed?
National Institute for Physiological Sciences: Researchers Identify a Specific Group of Neurons that is Sufficient and Necessary to Induce Dietary Preference for Carbohydrate over Fat.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...