quinta-feira

O que fazer quando o presente não te agrada





Madonna no evento em que recebeu as odiadas hortênsias

A popstar Madonna se viu numa saia justa na última terça-feira (06). Um jornalista resolveu presenteá-la justo com hortênsias, flores que ela detesta – como disse, sem querer, em alto e bom som. Madonna não sabia que o microfone estava ligado e a indelicadeza foi ouvida por todos que estavam na coletiva de seu filme no Festival de Veneza.

Madonna até começou bem, ao agradecer as flores com um sorriso e um ‘obrigada’. A cantora tem todo o direito de não gostar do presente, mas deveria ter sorrido e encerrado o assunto por aí. Ela é o tipo de pessoa que tem tudo. O jornalista nem tinha obrigação de presenteá-la. Foi apenas um gesto de gentileza, um presente social. O correto seria não ter comentado que não gostou das flores.

Mas, verdade seja dita, quem nunca recebeu um presente de que não gostou e ficou sem saber bem o que fazer? Às vezes, a situação é tão inesperada que nem o sorriso amarelo engana. Como se comportar nesses casos?

Intenção
Ao presentear alguém, a intenção é o que mais conta. Claro que receber algo que nos agrada é melhor, mas não gostar de um presente não significa que não devemos ficar gratos por sermos lembrados. Se você não quer cometer uma gafe como a protagonizada por Madonna, a melhor forma de agir é agradecer o gesto e manter uma postura discreta sobre o ocorrido. Isso significa guardar a sua opinião para você: se não gostou, não diga a ninguém.


Precisamos pensar na intenção que a pessoa teve. Se a pessoa te presentear pessoalmente, agradeça e jamais comente que aquilo não combina com você ou que não gostou.

Precisamos saber olhar além do objeto. Ser elegante é ter sensibilidade para entender que foi um gesto delicado. Se você foi presenteado, significa que a pessoa gastou tempo e dinheiro. Seja gentil e desenvolva a habilidade de enxergar além do que ganhou.

Pode trocar?
Em casos onde a troca do produto é possível, essa é a melhor saída. Se você for perguntado sobre o paradeiro do presente, explique que precisou trocá-lo porque não serviu ou porque já tem o mesmo produto.

O melhor é que a indicação da loja onde foi comprado venha no pacote. Dessa forma, quem for presenteado sabe que a pessoa não se importará se ele precisar trocar o produto. Com certeza as situações constrangedoras serão mais raras. Se o presente for dado por pessoas muito próximas, o deve ser feito é aceitar o objeto e somente depois, em um momento oportuno, conversar com a pessoa e explicar que aquele tipo de presente não é muito seu estilo ou do seu gosto. Se a intimidade permite, essa conversa pode acontecer. Mas jamais no momento que ganha o presente. Isso é uma falta de delicadeza muito grande.

Não há problemas em passar o presente para alguém que irá realmente aproveitá-lo. Só que é preciso muito cuidado para não piorar ainda mais a situação. Você tem que ter certeza absoluta que quem presenteou não ficará sabendo disso. Se ficar sabendo, vai ser extremamente desagradável. Dar o presente para outra pessoa é indelicado. Acho que ou você faz a troca ou guarda o presente e pronto.

Dicas
Mas afinal, como escolher um presente? Não é uma ciência exata, mas é possível minimizar os erros. Sempre repare no tipo de coisa que quem você deseja presentear usa. Coisas marcantes e com personalidade, como roupas muito coloridas, estão fora da lista. Para dar este tipo de coisa é preciso ter muita certeza sobre os gostos da pessoa. Na dúvida, fique com itens considerados básicos.

Outro toque dado pela consultora é evitar presentes feitos em casa. Coisas feitas pela tia ou pela amiga que é fera no artesanato podem ser lindas para você, mas não tão belas para os outros. Isso é muito pessoal. Fique com algo mais generalista e comprado em loja para que a pessoa possa trocá-lo se desejar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...