quarta-feira

Confira as calorias de uma ceia de natal


Você passa o ano todo se cuidando, controlando a alimentação e suando a camisa na academia para chegar no verão com tudo em cima. O problema é que no meio do caminho, bem quando estamos planejando nossas férias na praia, tem as festas de final de ano, com aquelas ceias repletas de alimentos calóricos. O que acontece é que em apenas uma noite, acabamos consumindo a quantidade de calorias recomendadas para mais de um dia. Resultado: uns 2 quilos ou até mais na balança nessa época de festas e comemorações. Por isso, confira algumas dicas de como investir numa ceia de Natal mais saudável e menos calórica.


Uma ceia pode ter, em média, 7 mil calorias, dependendo do que se come. É importante lembrar que a média de calorias recomendada para um dia gira em torno de 2 mil calorias (claro que depende da dieta, sexo, idade e estrutura da pessoa), mas a verdade é que a festa pode se tornar um verdadeiro engordativo, ainda mais quando combinada a todas as calorias consumidas em confraternizações, happy hour, amigo secreto e festas na empresa durante o mês de dezembro.

Confira as calorias dos alimentos mais tradicionais da Ceia de Natal:

1 fatia de Chester: 54 calorias
1 fatia de peru: 56 calorias
1 fatia de lombo: 210 calorias
1 fatia de tender: 35 calorias
1 colher de salpicão: 158 calorias
1 colher de farofa: 105 calorias
3 colheres de sopa de arroz: 78 calorias

Aperitivos

Amêndoas (10 unidades ou 10 gramas): 60 calorias
Avelãs (10 unidades ou 10 gramas): 68 calorias
Castanha de caju (10un ou 26g): 150 calorias
Castanha do para (10un ou 40g): 266 calorias
Castanha portuguesa (10un ou 100g): 202 calorias
Noz macadâmia (10un ou 24g): 162 calorias
Nozes (10un ou 50g): 326 calorias
Pistache (½ xícara de chá ou 76g): 80 calorias

Bebidas

Vinho branco seco (1 copo de 150ml): 99 calorias
Vinho tinto (1 copo de 150ml): 108 calorias
Vodca (1 dose de 100ml): 315 calorias
Batida (1 copo de 200 ml): 504 calorias
Caipirinha (1 copo): 170 calorias
Cerveja (1 copo de 300ml): 123 calorias
Champanhe ou Espumante (1 tulipa de 120ml): 85 calorias

Doces

Chocotone (1 fatia de 80g): 320 calorias
Panetone com frutas cristalizadas (1 fatia de 80g): 280 calorias
1 fatia (40gr) de pavê de chocolate: 102 calorias
Pêssego em calda (1/2un): 38 calorias
Quindim (1 un de 50 g): 83 calorias
Frozen iogurte (2 bolas): 140 calorias
Rabanada frita (1un de 100g): 310 calorias
Sorvete de chocolate com calda (2 bolas): 430 calorias

Para preparar os alimentos da ceia de forma mais saudável e menos calórica, a dica é diminuir as quantidades de óleo, margarina e manteiga dos alimentos, substituindo por pequenas quantidades de óleos vegetais como girassol ou óleo de coco extravirgem, evitar a adição exagerada de sal e, se possível, substituí-lo por sal marinho.

Outra dica é substituir todos os ingredientes tradicionais por light ou de soja, com isso já é possível reduzir 30% das calorias do prato. Por exemplo: usar creme de leite e leite condensado de soja.

Como não exagerar?

Sabe aquela tática de passar o dia sem comer só porque sabe que à noite a ceia vai ser boa e repleta de alimentos gostosos? Ela está errada. Quem passa fome o dia inteiro pensando no que comerá na festa, já se coloca como perdedor. Economiza calorias só porque sabe que vai exagerar na hora da ceia. O processo deve ser o inverso: esteja saciado e você comerá só o necessário. A dica é comer uma barrinha de cereal ou uma fruta uma hora antes de ir para a festa. Assim você não chega com tanta fome.

Apesar da oferta de alimentos saborosos e calóricos ser grande na ceia de Natal, opte pelas opções mais leves, como peru, salada, frutas frescas e secas. Se não resistir, coma um pedacinho do seu prato favorito um pouco antes de ir embora. Como estará pronto para sair, você não vai poder repetir.

Você não precisa se privar dos alimentos da festa. O ideal se for algum prato salgado, é pegar uma porção pequena e colocar metade do prato com alimentos leves e de baixa caloria, como por exemplo a salada. Se for um doce, consuma as frutas primeiro e depois o que conseguir consumir complete com o doce em porções pequenas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...