sexta-feira

É TPM: Salve-se Quem Puder!



A tensão pré-menstrual pode ter início uma semana ou duas antes da menstruação. Os sintomas comuns são sensibilidade nos seios, oscilações de humor, dor nas costas e inchaço. Especialistas ainda não sabem explicar por que algumas mulheres sofrem mais com estes sintomas do que outras, mas acredita-se que o problema esteja relacionado a hormônios desregulados. Os principais culpados são o estrogênio e a progesterona, cujos níveis podem aumentar na véspera da menstruação e diminuir radicalmente após o começo dela. É possível que essas flutuações deixem fora de ordem a serotonina, que é reguladora do humor.


Dados os fatos científicos, vamos às vacas magras (ou gordas): TPM é o inferno na terra. É a hora exata para estourar o limite do cartão de crédito e entrar no cheque especial com compras para melhorar o humor, amordaçar o cachorro que você tanto ama porque ele está latindo, gritar com o radialista ao ouvir as notícias pela manhã, obrigar marido/namorado a tirar férias compulsórias (leia-se: expulsá-lo) em Honolulu, chorar com aqueles filminhos que passam depois da novela do Manoel Carlos e comer muito, MUITO chocolate.

Voltando à ciência, há, sim, muita coisa que pode ser feita para minimizar os efeitos desta maravilha metabólica pela qual passamos todos nós, mulheres e homens – que, aliás, acredito sofrerem os efeitos de maneira muito mais intensa. Se você vira uma metralhadora de grosserias aleatórias, se de tão inchada parece estar fantasiada de balão para a Festa Junina fora de época ou se tem crises inadequadas de choro na frente do pessoal do trabalho, este post é para você. Vejamos:

Dica 1: Mantenha-se em movimento


Se você já faz exercício aeróbico todos os dias, ótimo. Sinal de que você corre bem menos risco de sofrer de TPM. Se você não faz, passe a fazer, incluindo 20 a 30 minutos de atividade em seus dias. Caminhadas leves e natação são as melhores pedidas, mas lembre-se de que o ideal é fazê-las até suar a camisa, literalmente. O exercício libera o estresse e melhora o humor graças à endorfina liberada, combate a retenção de líquido e relaxa.

Dica 2: Magnésio e cálcio

O cálcio reduz as dores de cabeça, as oscilações de humor e as cólicas. Também dá certa sonolência, então é melhor tomá-lo antes de ir para a cama. Muitas mulheres que sofrem de TPM têm baixa taxa de magnésio, que atua junto com o cálcio no controle da atividade muscular. Uma combinação dos dois minerais ajudará a conter os sintomas.

Dica 3: Coma chocolate




Alega-se que a razão pela qual as mulheres sentem desejo por chocolate durante a TPM seja a deficiência em magnésio. Essa hipótese, contudo, foi desmentida pela ciência, já que gérmen de trigo e vegetais folhosos são ricos em magnésio e ninguém sai por aí dizendo que está com desejo de comer espinafre. Mas… o chocolate pode ajudar, sim, pois contém substâncias reguladoras de humor. O mais indicado é o  amargo, com mais de 70% de cacau, por ser rico em flavonoides, antioxidantes aliados da saúde cardiovascular. Eles reduzem a oxidação do LDL, conhecido como o colesterol “ruim”, evitando seu depósito na parede das artérias.

Dica 4: Cuidados com a dieta

Coma menos sal especialmente na semana que antecede a menstruação. O sal aumenta a retenção de líquido, portanto o inchaço será maior. Alimentos processados, como sopas enlatadas, molhos preparados e salgadinhos têm altos níveis de sal, então evite-os tanto quanto possível. Até mesmo o pão francês entra nessa lista, cuidado!

Evite óleos e gorduras (saturadas, poli-insaturadas e hidrogenadas), já que todas podem exacerbar os sintomas da TPM. Coma ao menos uma porção diária de alimentos ricos em ômega-3, como salmão, truta, nozes e linhaça.

Coma alimentos com muita fibra, já que eles ajudam a drenar o excesso de estrogênio para fora do corpo. Abuse no consumo de cevada, aveia, pães integrais, feijão e vegetais.

Beba mais água. Ao fazê-lo, mais sal é eliminado pela urina e isso ajuda a diminuir o inchaço. Tente beber ao menos dois litros e meio por dia.

Dica 5: Equilibre seus hormônios

Tome suplementos à base de Vitex (Vitex agnus-castus), uma erva conhecida por sua habilidade de reduzir os efeitos da TPM ao regular a atividade hormonal. Siga as instruções do fabricante, mas tenha paciência, os efeitos passam a ser sentidos após seis meses de uso contínuo.

A erva-de-são-joão, um antidepressivo natural, pode ajudar com os sintomas ligados ao humor. Procure as fórmulas em cápsulas ou a erva para fazer chá.

Dica 6: Coma chocolate

Dica 7: Coma chocolate


Dica 8 : Coma chocolate


Dica 9: Coma chocolate


E se nada disso adiantar, siga a Dica 10: Coma chocolate.  :)

Leia mais:





A TPM e o desejo de comer doces






Fonte:
Reader´s Digest: É TPM: salve-se quem puder!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...