segunda-feira

Estudos Confirmam: Própolis Possui Efeitos Anticancerígenos


O própolis foi usado por séculos pelos egípcios, gregos e romanos como um remédio seguro para uma variedade de doenças. Agora, as pesquisas modernas descobriram propriedades antioxidantes surpreendentes no própolis, incluindo os flavonoides e os ácidos fenólicos. Em particular, estudos recentes reduziram suas pesquisas para um composto particular encontrado no própolis de abelha chamado CAPE e o efeito que parece ter sobre o câncer.


Estudo inovador da NYU: CAPE e própolis de abelha para o combate do câncer de mama

CAPE significa éster fenetílico do ácido cafeico. É um poderoso composto biológico natural (polifenol) encontrado em várias plantas e é adquirido a partir de própolis em colmeias de abelhas. Estudos concluíram que o CAPE não possui apenas propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, mas também citotóxicas quando se trata de câncer de mama e outras células cancerígenas.

De especial interesse para aqueles com câncer de mama ou aqueles que desejaram prevenir é o resultado surpreendente de um estudo in vitro sobre o própolis de abelhas, CAPE e o câncer de mama realizado na Universidade de Nova York (NYU) em 2014.

O relatório do estudo, publicado na revista Cancer Science and Therapy, afirmou que o "CAPE afeta genes associados ao crescimento e sobrevivência de células tumorais, angiogênese e quimiorresistência".

De acordo com os pesquisadores da NYU, a eficácia do CAPE no câncer de mama é causada em parte por seu papel de "Inibidores de Histona Deacetilase". Os inibidores de histonas são enzimas que auxiliam na modulação de genes supressores de tumores; eles têm a capacidade de bloquear a expressão gênica nociva e evitar a replicação celular descontrolada, que é uma característica do crescimento do câncer. Na verdade, durante o câncer, os genes supressores de tumor são sistematicamente desligados.

Alguns fármacos produzidos sinteticamente definidos como "inibidores da histona deacetilase" estão atualmente sendo usados ​​em quimioterapia para certos tipos de câncer, como o linfoma, bem como para algumas doenças neurodegenerativas. De modo excitante, o estudo da NYU também descobriu que o própolis como um todo aumentou o potencial de cura do CAPE, restaurando o funcionamento normal do DNA e "revertendo" mecanismos que podem combater o câncer. De acordo com os cientistas da NYU,

"O CAPE e própolis são agentes terapêuticos epigenéticos que ocorrem naturalmente".

A vantagem óbvia para o uso de CAPE em forma de própolis inteiro é que, quando administrado dessa maneira, o CAPE pode ser absorvido naturalmente no corpo, aumentado pelos mais de 300 outros fitonutrientes presentes no própolis. E, naturalmente, ao contrário dos medicamentos farmacêuticos, ele vem com absolutamente nenhum efeito colateral tóxico.

O estudo de 2014 integrou estudos anteriores da Universidade de Nova York, nos quais o própolis de abelhas demonstrou interferir na mediação de células-tronco de câncer de mama em células de câncer de mama triplo negativo (CMTN). Esses estudos também demonstraram que o própolis inibiu a produção do Fator de Crescimento do Endotélio Vascular (VEGF). O VEGF é uma proteína que promove o crescimento de novos vasos sanguíneos. O VEGF é vital para fetos e crianças pequenas, que precisam para seu rápido desenvolvimento. Também é essencial para o reparo após uma lesão. Quando o VEGF ocorre em células cancerosas, no entanto, seus mecanismos podem contribuir grandemente para o crescimento e metástase de tumores ilimitados.

Finalmente, resultados parecidos com o câncer foram duplicados usando CAPE em células tumorais de pulmão, pancreatismo, pele, gástrico e glioma (cérebro inoperável). Um estudo de 2004 sobre células de câncer de pulmão realizado em Taiwan e publicado no Journal of Radiation Research descobriu que dentro de dois dias após a administração de CAPE de própolis, 46% das células de câncer de pulmão foram eliminadas e os tumores de câncer diminuíram em 60%. Após três dias, 67% das células de câncer de pulmão foram destruídas. Outro estudo publicado na revista Anticancer Drugs descobriu que o CAPE induziu a apoptose "morte celular programada" de células de câncer de cólon de forma semelhante.


Os muitos benefícios do própolis de abelha

Além dos seus efeitos comprovados sobre o câncer, o própolis de abelhas também mostrou ser um poderoso anti-microbiano, para ajudar a prevenir as cáries dentárias e promover cicatrização de infecções, incluindo infecções nas orelhas e respiratórias.

Por que tomar uma pílula farmacêutica quando a pesquisa continua a apontar para substâncias naturais, como o própolis de abelha, que farão o mesmo e mais, sem os efeitos colaterais severos? Com base na ciência sólida da última década, parece que o própolis de abelha é definitivamente uma substância natural que seria boa para adicionar à sua caixa de ferramentas de prevenção ao câncer e de cura natural geral.

Leia mais:


O Antibiótico Mais Forte da Natureza - Cúrcuma com mel







Chá de Gengibre: Combate o Câncer, Infecção Respiratória e Dissolve Pedras nos Rins






Fontes:
Natural News: Studies Confirm: Bee Propolis May Have Anti-Cancer Effects
NCBI: Propolis and its Active Component, Caffeic Acid Phenethyl Ester (CAPE), Modulate Breast Cancer Therapeutic Targets via an Epigenetically Mediated Mechanism of Action

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...