terça-feira

Ajuste seu relógio biológico


A expectativa de vida humana praticamente dobrou nos século passado e, segundo dados da ONU, ela aumentará duas vezes até 2050. No Brasil, o número de idosos passará de 16, 3 milhões em 2005 para 64 milhões em 2050. No entanto, desde que alcançou a longevidade, o homem busca também envelhecer melhor. Mas como?


O fato é que os hábitos que cultivamos no presente são determinantes para o envelhecimento ativo. A vida após os 65 anos é conseqüência do que foi feito até os 50. Por isso, o que vamos propor aqui é que você comece essa nova etapa preventiva em relação o futuro tomando pequenas medidas e mudando alguns hábitos.

Os estudos indicam que é possível “atrasar o relógio biológico”, ou seja, se você está com 40 anos e viveu de forma sedentária a maior parte da sua vida, não controla as taxas de colesterol e nem se priva de comer gorduras e açúcares, provavelmente seu relógio biológico indicará que você está muito acima dos 40 e que se continuar levando a vida nesse estilo nada saudável, sua qualidade de vida tende a cair rapidamente!

Antes de tudo devemos falar aqui que essas são mudanças em longo prazo. Porém, se você seguir o roteiro direitinho é sim possível perceber algumas mudanças, tais como melhor condicionamento físico, mais fôlego, melhor auto-estima e mais saúde em geral.

A primeira medida é fazer um exame físico e médico (o que inclui o exame de sangue e a medição das taxas de colesterol). Se a pessoa fuma, é também interessante que ela tire uma chapa do pulmão e passe por um médico que lhe dará todas as coordenadas de como anda a sua saúde.

Após essas avaliações, as mudanças de hábito devem começar.

Abandone o cigarro
O fumo provoca vasoconstrição, formação de placas de gordura, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. A provável única boa notícia é que os danos causados ao sistema cardiovascular são reversíveis. Quem abandona o cigarro entre 35 e 39 anos aumenta a expectativa de vida em cinco anos, segundo estudo da American Heart Association. Apesar disso, o mesmo não ocorre com o sistema respiratório. Quanto à bebida alcoólica, se tomada em excesso, causa lesões ao fígado e ao cérebro.

Não fique parada
O sedentarismo também está na lista negra de quem deseja envelhecer com saúde. A prática de exercícios aeróbicos melhora a pressão arterial e reduz o risco de diabetes. A musculação pode reverter alguns danos causados pela idade em pessoas com mais de 50 anos.

A prática de exercícios deve trazer a um condicionamento físico adequado. Procure uma atividade que lhe dê prazer e pratique-a de três a quatro vezes por semana.

Equilibrando a alimentação
Essa é uma das principais medidas para viver mais e melhor. Os cuidados com a alimentação são fundamentais. Para analisar e receitar alimentos adequados ao ritmo de vida do paciente pode-se contar com a ajuda do nutrologista.

Outra estratégia para retardar o envelhecimento é a restrição calórica, o mais bem definido mecanismo de retardar o envelhecimento, ou seja, comermos por muitos anos uma quantidade ligeiramente menor do que precisamos.

Há duas prováveis explicações para isso: Redução da produção de substâncias pró inflamatórias pelo osso organismo e/ou diminuição do gasto de energia no processo de quebra, absorção e metabolização do que ingerimos. E esse gasto de energia pode ser prejudicial, pois desgasta as células mais precocemente.

Sobre o tipo de alimento que nos ajudará a envelhecer com saúde? Isso é muito relativo.  Deixe as gorduras prejudiciais e os açúcares de lado. Açúcar nasce em árvore? Então nós podemos viver sem ele porque nossos ancestrais viviam.

Um alimento específico para combater o envelhecimento? Ah, com certeza o vinho tinto. Um cálice por dia é ideal para evitar a degeneração que nosso organismo sofre dia após dia.

Bom humor sempre
A inflamação microscópica das células e o estresse oxidativo - são processos comuns a todos os indivíduos no decorrer dos anos. A falta e má assimilação de vitaminas e minerais pelo organismo são fatores determinantes para a inflamação, que contribui com o processo e com a velocidade de envelhecimento do organismo. Esse é o ponto de partida comum de várias patologias como o câncer, arteriosclerose, doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson, Esclerose múltipla e Esclerose lateral amiotrófica.

Para combatê-las e, em muitos casos, reverter o quadro dessas doenças, é necessário o uso de suplementação de vitaminas C, A e E e antioxidantes e polifenóis antioxidantes na dose correta, indicada a cada paciente, depois de serem feitos os exames necessários através do sangue.

Capriche na horas de sono
O que importa é a qualidade do sono, e não a quantidade. E a única pessoa que consegue sentir isso é você mesma. Para isso, é legal acostumar o corpo a descansar e levantar sempre no mesmo horário, com regras e rotinas.

Consulte um médico
Isso é muito importante. Consultas médicas habituais aumentam as chances de um envelhecimento saudável e fazem você ficar a par de tudo o que acontece com o seu corpo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...