sábado

Conheça as doenças causadas pelo excesso de açúcar



A primeira mudança alimentar seguida pelas pessoas que querem emagrecer ou manter o peso é cortar o excesso de açúcar do cardápio. A regra costuma funcionar já que alimentos açucarados viciam. Basta comer um para não conseguir mais parar e aí é aquela briga com a balança. Mas o que pouca gente sabe é que além de ser um dos responsáveis pelo aumento de peso, o consumo excessivo de açúcar está associado a uma série de problemas como enxaqueca, envelhecimento precoce, rugas, estrias, celulites, hipoglicemia, diabetes e até câncer.

Para entender melhor a ação do açúcar, é importante esclarecer que ele é composto por sacarose e outras substâncias químicas que causam prejuízo a quem o consome. Claro que isso depende muito da quantidade e da frequência com que se come, mas o fato é que o excesso faz mal sim.

Você já teve a sensação de começar a comer algum alimento açucarado e ter uma dificuldade imensa em conseguir parar? Na maioria das vezes, você come um atrás do outro, certo? Essa atitude se justifica porque o açúcar vicia e quanto mais consumimos, mais queremos consumir. Isso acontece porque perdemos a palatividade para o sabor do açúcar.

Confira abaixo os efeitos nocivos do consumo excessivo de açúcar no organismo e veja porque ele proporciona todas essas complicações:


Câncer
Quando consumido, o açúcar tem rápida absorção e, conseqüentemente, a glicose fica maior na circulação. Para equilibrar, o pâncreas libera insulina, que fica nos tecidos, inclusive no mamário. Quem já tem câncer de mama iniciado e consome muito açúcar corre o risco de acelerar o desenvolvimento da doença porque a insulina vai estimular o crescimento e aumento das células tumorais mamárias.

Leia também: Receita de Babosa contra o Câncer

Enxaqueca
O consumo de açúcar pode agravar a crise de enxaqueca, sim. Existe um inimigo que, em geral, as pessoas desconhecem e custam a identificar: o açúcar. Como o controle da glicemia depende também do sistema límbico e o hipotálamo das pessoas que têm enxaqueca funciona mal, as oscilações bruscas da taxa de açúcar no sangue são fatores importantes para deflagar a crise. O quadro de enxaqueca piora porque quando consumimos açúcar, muita insulina é liberada, o que acaba desequilibrando os outros hormônios que afetam o sistema límbico.

Leia também: Combata as dores de cabeça com boa alimentação e exercícios físicos

Diabetes e hipoglicemia
Quem tem vulnerabilidade genética e consome açúcar em excesso, tem probabilidade grande de adquirir essas doenças.

Leia também: O Milagre do Chá de Folhas de Amoras

Obesidade
Como foi mencionado, quando consumimos açúcar, a glicose, que é uma fonte de energia, fica aumentada no organismo e é armazenada em forma de gordura. O pâncreas, por sua vez, libera insulina, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal.

Leia também: Fatos revoltantes Sobre o Big Mac do McDonald - Você Sabia?

Diabete gestacional
A mulher grávida naturalmente libera mais glicose para o crescimento do bebê. Se a gestante comer açúcar em excesso, sobrecarrega o pâncreas, que não dá conta de remover tanta glicose (tanto aquela proveniente do processo natural da gravidez quanto a vinda do consumo exagerado de açúcar) e o organismo acaba ficando resistente a insulina, provocando a diabete gestacional.

Estrias, celulites e rugas
O colágeno é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Quando consumimos muito alimentos doces, acontecem ligações cruzadas de colágeno com açúcar. Essas ligações confusas acabam desestruturando o colágeno. Aí, a pele perde a elasticidade, fica descolorida, inflexível, com rugas, estrias e celulite. Quem come muito açúcar envelhece mais rápido.

Leia também: Estrias: como tratar ou disfarçá-las

Diante de tantos problemas que podem ser desencadeados com o consumo exagerado de açúcar, devemos cortá-lo de nosso cardápio? Se não consumir, melhor, se consumir, o menos possível. É aconselhável a substituição do açúcar refinado por açúcar mascavo, que é mais rico de nutrientes, embora também seja calórico, ou por mel.

Leia também: Como Acabar com a Celulite - 10 Dicas que Funcionam de Verdade

Para aqueles que não conseguem cortar o açúcar da dieta, a dica é consumir no máximo de 35g a 40g por dia. Na prática,  isso equivale a uma colher rasa de açúcar e uma fatia de doce pequena. Por exemplo: um brigadeiro (25g) ou uma fatia de bolo simples (30g) ou uma unidade de chocolate ao leite (30g) ou 3 unidades de bala de goma.

Leia mais:





10 Problemas de Saúde por Comer Muito Açúcar






76 Maneiras do Açúcar Acabar com sua Saúde






12 comentários:

Anônimo disse...

muito bom esse site xD parabens sit e

RAFAEL VALVERDE disse...

MUITO IMPORTANTE, EMBORA A POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO SABE DISSO !

Anônimo disse...

adorei deu para fazer o meu trabalho obrigado adeus

Amanda disse...

Viu, ajudou muito esse post! Usei para um trabalho e minha nota foi otima! Bjs

Anônimo disse...

uau!!!! Eu não sabia

Anônimo disse...

celulite eh fooda

Anônimo disse...

oque eu nao entendo é como fazer para diminuir o alto açucar em meu corpo em pouco tempo?

bryetha disse...

amei me ajudou a saber varias coisas que eu nao sabia muito obrigada e bjss

Anônimo disse...

Adorei muito deu para fazer meu trabalho de história.Parabéns.bjss

Anônimo disse...

Gostei muito fiz meu trabalho de história .Parabéns.

Anônimo disse...

Espero que estes conteúdos me ajudem.
Obrigado pela informação

Anônimo disse...

adorei me ajudou bastante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...