domingo
Como Montar uma Lancheira Saudável para as Crianças
Substituir os alimentos gordurosos e cheios de açúcar por opções saudáveis e repletas de sabores é o principal desafio para os responsáveis pelos pequenos
A alimentação das crianças é uma das principais preocupações no período de volta às aulas. Além da correria para compra do material escolar e a adaptação da nova rotina, preparar uma lancheira saudável com um cardápio mais atrativo e cheio de sabor é um verdadeiro desafio. Por isso, ter uma refeição balanceada, até mesmo quando as mamães não estão por perto, estimula o consumo de alimentos que oferecem benefícios à saúde e ajuda, ainda, a manter a energia da criançada.
O primeiro aspecto que as mamães precisam levar em consideração é planejar o que a criança vai comer. Para começar, é preciso organizar um cronograma das refeições e separar os alimentos em pequenas porções - em potes, por exemplo - ou escolher alimentos que já vêm em embalagens individuais, os quais podem ser facilmente guardados na lancheira ou na mochilinha. Em seguida é preciso verificar se a combinação de alimentos inclui fruta, carboidrato e proteína. As frutas são ricas em fibras, vitaminas e minerais que ajudam no bom desenvolvimento da criança. O carboidrato e a proteína dão energia para o organismo, auxiliando na concentração e no desempenho escolar.
Para quem acha difícil enviar frutas todos os dias na lancheira, uma boa opção é incluir um Smoothie da Jasmine – mix de polpas de frutas que mantêm seus sabores e benefícios em embalagens práticas sem prejudicar as propriedades naturais. Cada smoothie supre a necessidade diária de 1 das 3 porções de frutas recomendadas para uma alimentação balanceada.
Como varias o cardápio da lancheira
Para variar o cardápio e substituir as guloseimas tradicionais, geralmente repletas de açúcar e gorduras, a Jasmine possui algumas opções que podem deixar o lanche gostoso e ainda mais nutritivo. Uma delas é trocar as bolachas recheadas por biscoitos integrais – os Cookies e as Rosquinhas Jasmine não possuem corantes, conservantes, ou outros aditivos artificiais e ainda são fonte de fibras, nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Trocar as bolachas tipo wafer por barrinhas de cereais com granola e superfrutas, também é uma boa ideia. As barras de granola da Jasmine são assadas, uma opção de consumo de granola em forma de barra crocante. E para as crianças que preferem lanches salgados, a dica é substituir salgadinhos por biscoitos integrais salgados ou mix de sementes disponíveis em diversos sabores.
Além dessas orientações, as mamães precisam ficar atentas ao cardápio das crianças, Os pequenos precisam ter uma alimentação balanceada constantemente. Não é aconselhável ter uma refeição saudável em casa e, na escola, se alimentar de produtos pouco saudáveis, como biscoitos recheados, salgadinhos, frituras e refrigerantes.
O ideal é oferecer alimentos que vão suprir as necessidades de nutrientes do organismo, durante o período que o pequeno estará estudando. Esse lanche vai ajudar a complementar as refeições que a criança normalmente tem em casa, como café da manhã, almoço e jantar. O importante é que essa lancheira tenha boas fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.
Cinco passos de uma lancheira saudável
1 – Organize um cronograma das refeições;
2 – Separe os alimentos em pequenas porções ou utilize produtos em embalagens individuais;
3 – Faça troca saudáveis – existem muitas opções de lanches saborosos e nutritivos. Lembre-se que o lanche que o seu filho come na escola complementa o cardápio que você serve em casa;
4 – Escolha alimentos que forneçam diferentes nutrientes;
5 – Utilize uma lancheira adequada ao tipo de alimento que você escolheu – se for necessário manter os alimentos sob refrigeração, utilize uma lancheira térmica.
Fonte: Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Jasmine Alimentos
Leia mais:
10 dicas para melhorar os hábitos alimentares e evitar crianças obesas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário