quinta-feira

3 Maneiras de Gerenciar a dor sem Pílulas


A maioria de nós saúda cada novo dia com entusiasmo e alegria, feliz por estar vivo e desfrutar pelo menos de uma boa saúde. Há milhões de americanos, no entanto, que passam dias em uma nebulosa dor crônica. O famoso médico francês, Dr. Albert Schweitzer, tendo observado os efeitos da dor em seus pacientes, disse: "A Dor é Para a Humanidade uma Tirana Mais Terrível do que a Própria Morte".


O National Institutes of Health (NIH) relata que a dor afeta mais americanos do que o câncer, doenças cardíacas e diabetes combinados, e é a principal causa de incapacidade no país.

Infelizmente, os médicos são muito rápidos em prescrever uma solução aparentemente fácil para a dor crônica: o uso prolongado de analgésicos opiáceos como OxyContin, Percocet e Vicodin.

O marketing agressivo feito por empresas farmacêuticas viu o número de prescrições para esses medicamentos aumentar de 76 milhões em 1991, para 219 milhões em 2011. O NIH estima que cerca de 2,1 milhões de americanos são viciados em medicamentos opiáceos.

O número de mortes acidentais relacionadas a overdoses de opioides quadruplicou desde 1999 e a Universidade Estadual do Arizona relata que, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de 40 pessoas são vítimas de overdose nesses medicamentos todos os dias.

Claramente, existem excelentes razões para nunca tomar medicamentos opiáceos em primeiro lugar, ou para sair deles o mais rápido possível. Para os pacientes de dor crônica, no entanto, pode ser que esses medicamentos são a única solução para a qual podem recorrer.

Nicole Zeig, uma ex-aluna da Universidade Estadual do Arizona (ASU), tem uma condição genética chamada síndrome de Ehlers-Danlos de tipo 3, que afeta os níveis de colágeno em seu corpo, tornando-a muito flexível e deixando-a lidar com dor crônica.

Ela descreve a primeira vez que ela tomou um medicamento opioide que pareceu tão "incrível" como "apaixonante".

Os opioides prescritos aos 16 anos para lidar com a dor excruciante de dois discos herniados na parte inferior das costas, Zeig logo se viu viciada em analgésicos. No momento em que abordou o problema e reconheceu a necessidade de sair alguns anos depois, ela estava tomando 60 OxyContin em um único fim de semana.

Sete anos depois, ela ainda vive com dor crônica, mas Zeig aprendeu a lidar com isso através de uma combinação de fisioterapia, auto-hipnose e consciência física. Ela recentemente se formou na ASU com um mestrado em Ética Aplicada e é uma nova mãe de uma menina. Ela é uma prova viva de que os pacientes com dor crônica não precisam recorrer às perigosas pílulas opioides para obter alívio.

O site ASU News descreve as técnicas da psicóloga, Mary Davis, que passou 15 anos estudando maneiras pelas quais a dor crônica pode ser gerenciada naturalmente:

O conhecimento é poder: a primeira intervenção é a educação - dando às pessoas informações sobre suas dores e de onde elas provêm. Saber como a condição está relacionada ao sono ou nutrição pode ajudar um paciente a administrar melhor sua dor.

Terapia comportamental cognitiva: Viver com dor geralmente pode parecer desesperador. ...A terapia comportamental cognitiva visa prevenir esse tipo de pensamento, ou "catastrofizar", o que Davis disse que pode fazer com que a dor se sinta ainda pior. Sua pesquisa mostra que, se os pacientes puderem se identificar quando estão presos naquela mentalidade negativa, eles podem aprender a mudar seus pensamentos e comportamentos. Isso os ajuda a gerenciar sua dor de forma mais eficaz e a se sentir menos desesperançosos.

Meditação consciente: Ao invés de responder à dor de forma reflexiva - como tomar analgésicos automaticamente - os pacientes podem aprender a tomar decisões conscientemente. ...Se os pacientes podem interromper esse comportamento automático, eles podem avaliar sua dor e fazer uma escolha diferente, como se concentrar em algo positivo que desejam experimentar naquele dia, ou decidir prestar atenção ao que lhes agradecem. Mas, mesmo que façam a mesma escolha - tomar uma pílula ou permanecer na cama, por exemplo - será deliberada e intencional, e não automática.

Para aqueles que lidam com dor crônica, não se desespere; há esperança e há opções mais seguras para recorrer do que drogas opiáceas perigosas.

Fontes:
Natural News: Three ways to manage pain without pills
ASU News: Providing chronic pain relief without the pills
NIH: America’s Addiction to Opioids: Heroin and Prescription Drug Abuse
NIH: Pain Management

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...