segunda-feira

[Estudo] Reduza o Risco de Diabetes Tipo 2 Bebendo Café Diariamente


Sua xícara de café da manhã pode estar fazendo mais do que apenas acordá-lo. Uma equipe de cientistas dinamarqueses lançou um estudo afirmando que quatro xícaras de café por dia podem reduzir seu risco de diabetes tipo 2 em até 25%. Embora este benefício seja aplicável apenas ao café não filtrado - por exemplo, expresso, café descafeinado e de cafeteiras francesas - isso acrescenta à evidência de que o café é realmente bom para a saúde.


De acordo com o site Science Daily, acreditava-se inicialmente que a cafeína era a substância que produziu esse efeito benéfico, mas estudos posteriores descobriram o contrário. Um desses estudos foi conduzido pela equipe por trás dessas descobertas: os pesquisadores descobriram que um composto do café chamado cafestol incentivava as células pancreáticas a secretar mais insulina quando expostas a açúcar no sangue ou glicose. Além disso, os pesquisadores testaram o possível impacto que o cafestol teria sobre a diabetes tipo 2 em camundongos.

Para conseguir isso, eles utilizaram camundongos que foram manipulados geneticamente para se tornarem propensos a diabetes tipo 2. Estes ratos foram divididos em três grupos: dois grupos receberam doses variáveis ​​de cafestol (1,1 mg para um grupo e 0,4 mg para outro), enquanto o último grupo serviu como grupo controle e não recebeu nenhuma dose.

Após 10 semanas, os dois grupos de camundongos com cafestol reduziram os níveis de açúcar no sangue na faixa de 28 a 30 por cento. Além disso, a sensibilidade à insulina melhorou em doses elevadas do grupo de 1,1 mg em 42 por cento.

O autor e pesquisador principal Fredrik Brustad Mellbye observou que o estudo de sua equipe "acrescenta mais conhecimento sobre os mecanismos de ação de substâncias bioativas presentes no café". Mellbye também chamou o cafestol de "um bom candidato" para a medicação futura que poderia ser usada para tratar ou prevenir a diabetes tipo 2. Ao contrário de outros medicamentos anti-diabéticos, o cafestol não foi observado para induzir a hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue.

O café protege contra a doença do fígado também

Uma publicação separada em junho deste ano sugeriu mais uma vantagem de beber quatro xícaras de café por dia. Os pesquisadores da Holanda alegaram que quatro xícaras de café ou uma xícara de chá por dia podem ajudar a prevenir cicatrizes hepáticas que, por sua vez, podem levar à cirrose hepática. Embora o mecanismo exato por trás permaneça desconhecido, os pesquisadores acreditam que pode ser devido a compostos antioxidantes que entram na corrente sanguínea e protegem o fígado.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram ajuda de voluntários que deram amostras de sangue e passaram por procedimentos de imagem hepática. Os voluntários responderam aos questionários sobre a frequência com que consumiam bebidas específicas, como chá e café. O consumo de chá foi dividido em quatro grupos (herbais, verdes, negros e nenhum), enquanto o consumo de café foi segregado em três categorias (nenhum, moderado ou três copos, e frequente ou quatro copos).

Aqueles que beberam café com frequência diminuíram o risco de rigidez hepática, um dos fatores que podem resultar em cicatrizes hepáticas. O mesmo efeito foi encontrado no consumo de chá de ervas. Além disso, os pesquisadores descobriram que o consumo de café parecia reduzir a rigidez do fígado em pacientes com diagnóstico de doença hepática gordurosa não alcoólica.

Quanto café podemos beber em um dia?

Adultos saudáveis ​​podem beber até 400 mg de cafeína ou quatro xícaras de café por dia sem problemas. Exceder além disso pode ser prejudicial para a saúde, mas, desde que você não passe deste número regularmente, então você não precisa se preocupar com os efeitos colaterais. A sobredosagem de cafeína pode resultar em sentimentos de agitação, irritabilidade, tremores, tonturas e um estômago irritado. Os indivíduos que experimentam esses sintomas são recomendados diminuir a ingestão de cafeína ou verificar com um profissional médico para ver se eles têm sensibilidade à cafeína.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


Café: consumo pode reduzir o risco de diabetes







Diabetes e Doença Cardíaca: Como a Fibra Pode Salvar sua Vida






Fontes:
Natural News: Reduce the risk of type-2 diabetes with your daily cup of coffee
Daily Mail: ANOTHER reason to drink coffee? Four cups of the hot beverage each day slashes the risk of type 2 diabetes by 25% (and even decaf lovers can reap the benefits)
- Daily Mail: Drinking 4 cups of coffee or just 1 of herbal tea each day protects against deadly liver disease
- Science Daily: Substance in coffee delays onset of diabetes in laboratory mice

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...